O que é pH no exame de urina?

Perguntado por: Leticia Kyara Coelho de Leite  |  Última atualização: 28. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (62 avaliações)

O termo “pH” refere-se ao potencial hidrogeniônico, que mede a acidez ou alcalinidade de uma solução. No caso da urina, o pH indica a quantidade de íons de hidrogênio presentes nesse líquido biológico. O pH normal da urina pode variar dentro de uma faixa considerada saudável, geralmente entre 5 e 7.

Qual é o valor normal do pH da urina?

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

O que é pH alto na urina?

Uma das principais causas de uma urina alcalina está relacionada com a alimentação. Uma dieta rica em frutas e vegetais que causem esse fator, principalmente aqueles que comem muitas frutas cítricas, podem ter alterações nesse sentido. Mas a urina alcalina pode ter razões de problemas, principalmente, nos rins.

O que é o pH alto?

O pH é uma medida do grau de acidez ou alcalinidade da água, sendo 7 o pH neutro. Valores acima de 7 (até 14) indicam o aumento do grau de alcalinidade e abaixo de 7 (até 0) o aumento do grau de acidez do meio.

O que significa pH 7 0 no exame de urina?

O pH muito ácido é causado por dietas ricas em proteínas ou quando existe uma doença nos túbulos renais. Já o pH maior do que 7,0 pode indicar uma infecção urinária pois as bactérias deixam a urina mais alcalina (básica). Densidade – A densidade deve variar entre 1005 e 1025.

O que a URINA REVELA sobre a sua SAÚDE

24 questões relacionadas encontradas

Qual o valor é considerado infecção urinária?

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Como saber se o resultado do exame de urina tem infecção?

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.

O que o pH causa?

O pH determina o grau de acidez de uma solução, classificando-a em ácida, básica ou neutra. O pH é uma escala numérica que varia de 0 a 14. O meio ácido possui excesso de íons H3O+ e pH menor do que 7. O meio básico possui excesso de íons OH- e pH maior do que 7.

Quais os sintomas do pH alto?

No caso da alcalose, em que o pH do sangue está acima do normal, podem surgir sintomas como:
  • Espasmos musculares;
  • Fraqueza;
  • Dor de cabeça;
  • Confusão mental;
  • Tontura;
  • Convulsões.

Qual o pH ideal para o ser humano?

O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45. Normalmente, o corpo mantém o pH sanguíneo próximo de 7,40. O médico avalia o equilíbrio ácido-base da pessoa, medindo o pH e os níveis de dióxido de carbono (um ácido) e bicarbonato (uma base) no sangue.

O que fazer para normalizar o pH da urina?

O que a alimentação alcalina propõe é aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes. Como consequência, a dieta alcalina aumenta o aporte de magnésio e potássio, e resulta em pH da urina mais alcalino.

Qual é o normal da urina?

Urina amarelo-clara

É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

O que fazer para baixar o pH da urina?

Fatores que podem diminuir o pH da urina

A maioria dos vegetais e frutas (especialmente cítricos) geram compostos alcalinos, reduzindo os ácidos que os rins devem filtrar. A alta ingestão de frutas e vegetais e o menor consumo de carne estão associados a uma urina mais alcalina e ao menor risco de cálculo renal.

Como ler o resultado do exame de urina?

Exame físico do sumário de urina
  1. Urina vermelha/amarelo muito escuro: presença de pigmentos como a hemoglobina, mioglobina;
  2. Alaranjada: pode indicar presença de bilirrubina;
  3. Esverdeada: pode estar associada à infecção por bactéria;
  4. Preta: pode estar associada à rabdomiólise ou porfiria aguda intermitente.

Quais alimentos deixam a urina alcalina?

Vegetais

Os vegetais frescos, como aspargos, alface, tomate, alho, couve-flor, pepino, cenoura, espinafre, brócolis e batata, são alimentos alcalinizantes pois a digestão destes contribui para diminuir os resíduos ácidos no organismo, evitando o surgimento doenças como diabetes ou aterosclerose.

O que fazer para manter o pH equilibrado?

"Alguns dos alimentos que podem ajudar a manter o pH do corpo em equilíbrio são: verduras folhosas, como espinafre, couve, alface, rúcula, agrião e outras, que são ricas em minerais alcalinos, como cálcio, magnésio e potássio; brócolis, couve-flor, repolho e outros vegetais crucíferos, pois são ricos em nutrientes ...

Qual o pH do câncer?

O pH de células de câncer é mais ácido e, dependendo da célula, pode variar de 4.5 a 5.5.

Quais as consequências no organismo quando se tem alteração do pH?

Se o pH do sangue arterial atingir valores menores que 7,4, desencadeia-se um quadro de acidose. Alguns sintomas são: falta de ar, diminuição ou supressão da respiração e desorientação, o que pode levar a pessoa ao coma. Se o pH ficar abaixo de 6,8, há risco de morte.

Qual o pH da candidíase?

E são a cândida e os lactobacilos que mantém o pH abaixo de 4,5. Ou seja, se a doença vier isolada, o pH vai estar nesse nível.

O que significa pH 6-0 no exame de urina?

Toda urina têm condições normais têm um pH que é levemente ácido, ou seja, tem um pH entre 5,5 a 7,5. Quando ele sai desses parâmetros, podemos ter uma urina mais básica (pH maior que 7,5) ou mais ácida (pH menor que 5,5).

Qual exame de urina detecta problema nos rins?

A Urina tipo 1 é um exame de fácil coleta e fornece informações valiosas sobre a saúde dos rins e do corpo também. Idealmente deve ser coletada durante a primeira urina da manhã, desprezando-se o primeiro jato, mas pode também ser coletada em outros horários.

Quais os sintomas de infecção urinária nos rins?

Nesse caso, surgem dor pélvica, aumento da vontade de urinar, dor ao urinar e urina com odor desagradável, escura ou com sangue. Quando a bactéria infecta os ureteres (pequenos canais que levam a urina dos rins até a bexiga para ser eliminada) e os rins, os sintomas incluem dor nas costas, náuseas, vômitos e febre.

Quando é que uma infecção urinária é considerada grave?

“A forma mais grave da doença ocorre quando não há o tratamento correto da cistite e as bactérias atingem os rins. Nesse estágio da infecção, pode ocorrer complicações mais graves como a pedra nos rins e a sepse, infecção generalizada que pode ser fatal.

Quando o resultado do exame de urina é preocupante?

Alterações na cor

A cor saudável da urina é o amarelo claro. Quando esse tom está mais escuro pode ser indicativo de desidratação. Por outro lado, se a cor é mais esbranquiçada, a causa pode estar relacionada a uma grave infecção urinária ou uma fístula linfática.

Qual o valor normal de leucócitos no exame de urina?

Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro. Dessa forma, podem representar apenas variação individual.

Artigo anterior
Como descongelar Chantininho pronto?
Artigo seguinte
Qual é a melhor taxa de amostragem de som?