O que é permitido na paráfrase?

Perguntado por: Ângela Daniela Almeida Assunção Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)

Para uma boa paráfrase, é preciso seguir certos princípios básicos, como: organizar as ideais conforme aparecem no texto original para não perder a sequência lógica; não deixar de colocar as informações essenciais do texto referencial, o que é imprescindível; não se deve incluir informações ou ideias próprias que não ...

O que a paráfrase permite?

Paráfrase é um recurso de interpretação textual que consiste na reformulação de um texto, trocando as palavras e expressões originais, mas mantendo a ideia central da informação.

Quais as regras da paráfrase?

Denomina-se Paráfrase ou citação indireta quando se faz uso da idéia de um autor transcrevendo-a com suas próprias palavras, mas mantendo-se a idéia original. Neste caso, não se utiliza aspas, mas deve-se também citar o sobrenome do autor, ano e número da página, caso a paráfrase seja de uma pagina específica.

Como ter certeza de que uma paráfrase não é um plágio?

3) Paráfrase não é plágio: Como falado no início do texto, parafrasear é colocar em suas palavras o raciocínio de terceiros, logo, se a maior do trecho parafraseado consistir na cópia das palavras do autor original trata-se de plágio e não de paráfrase.

Quais são os tipos de paráfrase?

Há dois tipos de paráfrase e elas se diferenciam pela forma como o texto original é recondicionado: na reprodutiva há uma síntese e reiteração; na criativa ocorre a expansão do conteúdo temático.

Intertextualidade e Paráfrase [Prof Noslen]

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de intertextualidade?

Quais são os principais tipos de intertextualidade?
  • Paráfrase. Na paráfrase, a intertextualidade incide na temática. ...
  • Paródia. Já na paródia ocorre a alteração da temática do texto base de maneira que a ideia expressada nele seja contrariada. ...
  • Referência ou alusão. ...
  • Epígrafe. ...
  • Pastiche. ...
  • Citação.

Como se faz uma paráfrase?

Para uma boa paráfrase, é preciso seguir certos princípios básicos, como: organizar as ideais conforme aparecem no texto original para não perder a sequência lógica; não deixar de colocar as informações essenciais do texto referencial, o que é imprescindível; não se deve incluir informações ou ideias próprias que não ...

Qual a diferença entre paráfrase é citação indireta?

O que é citação indireta? A citação indireta, também conhecida como paráfrase, é a utilização de uma ideia de um autor, mas sem transcrevê-la de forma literal. Ou seja: quem está escrevendo utiliza as próprias palavras para explicar a ideia que leu da fonte original.

Como identificar uma citação direta?

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Como parafrasear uma entrevista?

Uma prática muito útil é parafrasear o que você ouviu, ou seja, reafirmar, repetir uma frase de forma a parecer que concorda com o assunto. Quando o que deve ser lembrado é o nome de uma pessoa, repeti-lo ao ser apresentado é uma demonstração de atenção para com ela e irá soar respeitoso.

Como fazer um apud?

Como citar um apud [ABNT]
  1. Incluir os autores e o apud no início da citação. Sobre os valores-notícia, de acordo com Schlesinger (1993, p. ...
  2. Aplicar o apud no final da citação. Sobre os valores-notícia, segundo Schlesinger (1993, p. ...
  3. Transcrever o trecho com as suas palavras e indicar as referências.

O que significa parafrasear um texto acadêmico?

Parafrasear é uma maneira de apresentar um texto alterando certas palavras e frases de uma fonte, assegurando ao mesmo tempo que a paráfrase reflita a compreensão adequada da fonte.

Qual a relevância a necessidade da paráfrase na vida acadêmica?

Por isso mesmo, a análise de paráfrases é relevante, quando se pretende considerar o modo como se processa o ensino-aprendizagem a partir daquilo que é escrito pelos estudantes, porque o recurso à retomada do já dito é constante tanto na fala quanto na escrita, para os mais diversos fins.

O que é resenha resumo é paráfrase?

A resenha-resumo é um texto que sintetiza o objeto a ser resenhado, sem julgamento de valor, sem crítica ou apreciação do resenhador; trata-se de um texto informativo, descritivo, que apenas resume as informações básicas para conhecimento do leitor/ouvinte/assistente.

O que é citação direta exemplos?

Citação direta: esse tipo de citação ocorre quando o autor copia o texto de forma integral, exatamente igual ao texto de origem. Deve-se citar o último nome do autor, o ano em que a obra foi publicada e o número da página de onde a citação foi retirada. Essas informações devem aparecer separadas por vírgula.

Qual a fonte de citação direta?

Fonte tamanho 10; Com recuo de 4 cm da margem esquerda; O espaçamento das entrelinhas da citação deve ser simples; Entre o texto e a citação utiliza-se 1 espaço de 1,5 cm.

Como fazer citação direta exemplos?

Citação Direta

Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).

O que é citação indireta exemplo?

Citação indireta: é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras. Neste caso, indicamos o sobrenome do autor e o ano da publicação da obra (o número da página é opcional). Citação de citação: é aquela que é mencionada no nosso texto, sem que tenhamos tido acesso ao texto original.

Como utilizar citação indireta?

2) Citação indireta: ocorre quando é feita a paráfrase do texto original, ou seja, o trecho é reescrito com outras palavras, mas mantendo seu sentido. Pode-se dizer que é uma espécie de tradução dentro da própria língua. Nesse caso, deve-se citar o último nome do autor do texto e o ano de publicação da obra.

Como fazer citação indireta?

Como fazer uma citação indireta? Nas citações indiretas, sendo utilizado o sistema autor-data, deverá primeiramente haver a indicação do sobrenome do autor da obra consultada, seguido da data da publicação do documento. Nas citações indiretas é opcional a indicação das páginas consultadas.

Quais são os tipos de intertextualidade 8 tipos?

Os 8 tipos de intertextualidade
  • Alusão/Referência. Na alusão, também chamada de referência, é feita uma sugestão ou insinuação acerca de um lugar, personagem ou acontecimento, por exemplo. ...
  • Bricolagem. Bricolagem é uma técnica de intertextualidade. ...
  • Citação. ...
  • Epígrafe. ...
  • Paráfrase. ...
  • Paródia. ...
  • Pastiche. ...
  • Tradução.

O que é intertextualidade 2 exemplos?

Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.

Quais gêneros textuais podem apresentar intertextualidade?

A intertextualidade também pode ocorrer no nível formal, quando o autor repete elementos da estrutura anterior, mas altera outros aspectos, construindo, com isso, um novo texto, com ligações explícitas com a produção anterior. É muito comum nos gêneros artísticos, como poesia e música, em textos publicitários etc.

Por que é importante parafrasear textos ou parte deles ao escreveu uma produção?

Além de dominar a interpretação de texto, o exercício da paráfrase exige repertório cultural, na medida em que quem escreve precisa conhecer uma variedade de textos, para que tente encontrar neles possibilidades de intertextualização com registros textuais variados.

Como parafrasear uma citação na redação?

Por exemplo:

"Navegar é preciso, viver não é preciso", disse o poeta Fernando Pessoa. Na citação indireta, você irá parafrasear o autor. Ou seja, apropriar-se do pensamento dele e escrever com suas próprias palavras a sua visão sobre o assunto. Não é preciso colocar aspas, apenas dar o crédito ao autor.

Artigo anterior
Quanto cobra um engenheiro para acompanhar uma obra?
Artigo seguinte
O que é o método FIFO?