O que é penhora?

Perguntado por: Lourenço Cunha Barros  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (59 avaliações)

No direito processual, a penhora é ato executório pelo o qual se apreende bem do executado ou de terceiro, para empregá-los na satisfação do crédito que está sendo cobrado em juízo.

O que é a penhora?

Portanto, a penhora é uma averbação de bens para suprir alternativamente a obrigação não adimplida. Dessa forma, trata-se da apreensão e do depósito de um bem para assegurar a satisfação dessa obrigação. Com efeito, direta ou indiretamente, essa constrição visa a resolução do inadimplemento.

O que é penhora de bens?

A penhora é um instrumento judicial que tem como objetivo segurar um bem de um devedor para que o mesmo seja utilizado para pagar a dívida do sujeito que está sendo executado judicialmente pelo valor devido. ... O bem penhorado, então, será expropriado de seu dono para pagamento da dívida.

Como é feita a penhora?

Para que os bens sejam penhorados, o credor precisa entrar com ação na Justiça e, se o juiz aceitar o pedido, o devedor é acionado para que quite a dívida dentro de um prazo estabelecido. Caso ele não cumpra o pedido no período determinado, o juiz pode solicitar a ordem de penhora.

Como funciona a penhora de um imóvel?

Penhora de imóvel: como funciona? A penhora de imóvel serve para garantir o pagamento de uma dívida. Ela consiste na apreensão, por meio de uma decisão judicial, de bens que podem ser leiloados de forma a quitar uma dívida. A ação judicial, nesse caso, é proposta por aqueles que precisam ser pagos (os credores).

PENHORA JUDICIAL. O que é penhora e como funciona?

21 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora uma penhora de imóvel?

No primeiro caso, a dívida ainda precisa ser reconhecida e, portanto, até chegar à execução, pode demorar mais, chegando a até três anos. No caso de processos de execução, quando a dívida já foi reconhecida, o tempo deve ser menor, mas ainda pode demorar cerca de um ano.

O que deve ser feito após a penhora?

Após a realização da penhora, o próprio oficial de justiça já deve efetuar a avaliação dos bens, salvo se a avaliação necessitar de conhecimentos específicos em que o juiz deverá nomear avaliador. Uma vez realizada a avaliação, serão ouvidas as partes sobre o laudo elaborado.

Qual é o prazo para impugnar a penhora?

Impugnação à penhora: embargos

O executado, contudo, pode impugnar a penhora no prazo de 15 dias, nos moldes do art. 525 do Novo CPC, que, assim, dispõe: Art. 525.

Quando o juiz manda penhorar?

Quando um bem pode ser penhorado? Penhorar bens só pode ocorrer quando a pessoa é citada para pagar e ultrapassando o prazo de três dias sem a efetuação do pagamento, pode ser determinado a penhora judicial que tenha o valor equivalente ao cobrado, acrescido dos custos processuais.

O que acontece depois da penhora online?

Nas hipóteses de penhora “on-line” ou em dinheiro, o prazo para a oposição de embargos de terceiro é de cinco dias, contados da data da ciência da constrição, uma vez que não ocorrem os atos mencionados na parte final do artigo 1.048 do Código de Processo Civil (CPC).

O que acontece quando o devedor não tem bens para penhorar?

Não encontrando nenhum bem, o devedor poderá, a requerimento do credor, ser declarado insolvente. Segundo o Código de Processo Civil, a insolvência se caracteriza toda vez que as dívidas excederem a importância dos bens do devedor.

Como funciona a penhora de bens na Caixa?

Com o Penhor, você sai com seu dinheiro na hora sem a necessidade de análise cadastral ou avalista. ​ Além disso, seus bens ficam em total segurança no cofre da CAIXA e você pode renovar seu contrato quantas vezes precisar. E, depois de quitar seu contrato, você recebe seu bem de volta.

O que é penhora e qual seu principal efeito?

A penhora é ato executivo, dotado, portanto, de eficácia satisfativa, que afeta determinado bem à execução, que isola, individualiza bens do patrimônio do executado (o devedor).

Quais elementos devem conter o auto ou termo de penhora?

I - a indicação do dia, do mês, do ano e do lugar em que foi feita; II - os nomes do exequente e do executado; III - a descrição dos bens penhorados, com as suas características; IV - a nomeação do depositário dos bens.

O que pode ser penhorado por pensão alimentícia?

Os vencimentos, soldos e salários, entre outras verbas remuneratórias do trabalho, podem ser penhorados para o pagamento de prestação alimentícia. A execução desse crédito, mesmo que pretérito, por quantia certa, não transforma sua natureza nem afasta a exceção à impenhorabilidade daquelas verbas.

Qual prazo para impugnar penhora On-line?

O prazo é de cinco dias e tem início da intimação do executado. Enquanto não rejeitada a impugnação ou expirado o prazo para oferece-la não pode acontecer a conversão da apreensão em penhora e o dinheiro permanece na conta do executado.

Qual é o prazo para impugnar a contestação?

A réplica à contestação no novo CPC (Código de Processo Civil) é garantida pela lei Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015, nos artigos 350 e 351. Desde que o Código de 2015 entrou em vigor, o prazo de 15 dias úteis foi estabelecido para a apresentação da réplica, também.

Quando começa a contar o prazo para embargos à penhora?

O ARTIGO 738 , CAPUT, DO CPC , ESTABELECE O PRAZO DE 15 DIAS PARA INTERPOSIÇÃO DOS EMBARGOS, CONTADOS A PARTIR DA DATA DA JUNTADA AOS AUTOS DO MANDADO DE CITAÇÃO DA PENHORA, OU SEJA, DA PRIMEIRA PENHORA.

Qual a diferença de arresto e penhora?

Realizado antes da citação, o arresto é uma medida praticada no início dos processos, por meio da constrição de bens do patrimônio do devedor, assegurando a futura penhora. Por outro lado, a penhora de bens acontece após a citação do devedor.

Como tirar um imóvel da penhora?

De acordo com o parágrafo único do art. 848 do Código de Processo Civil “A penhora pode ser substituída por fiança bancária ou por seguro garantia judicial, em valor não inferior ao do débito constante da inicial, acrescido de trinta por cento.”

Quanto tempo demora para um imóvel ir a leilão?

Quanto tempo demora para obtenção da posse de um imóvel arrematado em leilão? Para leilão extrajudicial: o prazo tem variado de 3 a 6 meses para a obtenção da posse, caso haja ação judicial de imissão na posse com pedido de liminar para a desocupação do imóvel (prazo médio).

Como saber se o imóvel está penhorado?

através de uma certidão atualizada de registro de imóveis, poderá se saber se há penhora, no entanto como sendo unico bem não pode ser penhorado em virtude dos débitos, mas o aluguel pode garantir o cumprimento da mora, se um juiz assim o despachar.

Qual o valor da grama do ouro no penhor da Caixa?

A Caixa paga 85% do valor da peça, ou seja, 82,50 reais por cada grama de ouro.

Quanto vale a grama de ouro no penhor da Caixa?

Atualmente, a Caixa faz a avaliação da grama do ouro em média com o valor de R$ 76,00.

Artigo anterior
O que significa pdp nas redes sociais?
Artigo seguinte
O que fazer para diminuir a arritmia?