O que é pedido e causa de pedir?

Perguntado por: Irina Jéssica de Figueiredo  |  Última atualização: 12. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (26 avaliações)

CONCEITO DE PEDIDO E DE CAUSA DE PEDIR O primeiro se dá quando a parte postula em juízo sua pretensão, e o segundo está na pro- vidência que se refere à tutela de direito material. O primeiro possui conteúdo processual e, em contrapartida, o segundo possui conteúdo material.

O que significa causa de pedir?

Causa de pedir, ou causa petendi em latim, denomina o conjunto de fatos e fundamentos jurídicos expostos na demanda e instrumentalizados na petição inicial, e é um dos três elementos da ação, juntamente com o pedido e as partes.

O que é faltar pedido ou causa de pedir?

Quando lhe faltar pedido ou causa de pedir

No caso da falta de causa de pedir, há a ausência dos motivos que embasam o pedido, ou seja, os fundamentos fáticos e jurídicos que tornam possível a prestação daquela tutela.

O que é pedido para o direito?

O pedido é a conclusão da exposição dos fatos e dos fundamentos jurídicos, exprimindo aquilo que o autor pretende do Estado frente ao réu. Sua finalidade é dupla: obter a tutela jurisdicional do Estado (uma condenação, uma declaração) e fazer valer um direito subjetivo frente ao réu.

O que é pedido em direito?

Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito. Por meio dela, o indivíduo acessa o Poder Judiciário e o provoca a atuar no caso concreto, gerando uma decisão que substitui a vontade das partes.

ELEMENTOS DA AÇÃO - A CAUSA DE PEDIR | Parte 2 | Direito Processual Civil

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de pedido?

São espécies de pedido o pedido implícito, genérico, alternativo, subsidiário, cumulado e relativo.

O que é pedido certo CPC?

Pedido Certo

Nos termos do artigo 322 do CPC, o pedido deve ser certo. Pedido certo significa ser expresso. Deve indicar expressamente qual a tutela jurisdicional pretendida e qual o resultado prático almejado. No entanto, como toda boa regra no direito, há exceções.

O que é o pedido de uma ação?

Pedido. O pedido é o objeto da ação, consiste na pretensão do autor, que é levada ao Estado-Juiz e esse presta uma tutela jurisdicional sobre essa pretensão.

O que é causa de pedir o que é pedido na petição inicial?

Previsto no art. 319, inciso III do CPC/15, a causa de pedir é um importante elemento da petição inicial, já que se refere aos fatos e fundamentos jurídicos que levaram o jurisdicionado a acionar o Poder Judiciário.

O que é conclusão do pedido?

Conclusão de pedido refere-se à finalização bem-sucedida de um pedido — quando um cliente recebe e aprova o serviço que contratou de um prestador.

O que é valor da causa pedido?

O valor da causa é uma estimativa do valor econômico da disputa que está sendo posta em juízo e serve como base para o cálculo de diversas despesas processuais. Sua correta definição é fundamental para o bom andamento do processo, evitando questionamentos e impugnações que podem prolongar a duração do litígio.

O que causa jurídica?

A causa jurídica, típica, é um critério de diferenciação dos negócios jurídicos, não sendo suficiente a indagação da causa no sentido de fonte das obrigações, porque o Código alemão coloca o problema em bases rigorosas.

O que é causa de pedir no processo trabalhista?

A causa de pedir deve trazer uma breve exposição dos fatos alegados pelo autor. O seu conteúdo deve abordar as narrativas dos fatos ocorridos que, segundo o autor, violaram o seu direito enquanto empregado e geraram as consequências jurídicas pretendidas.

É possível alterar a causa de pedir?

Causa de pedir não pode ser modificada após estabilização da lide.

O que é fundamento jurídico do pedido?

Os fatos e os fundamentos jurídicos do pedido

Os fundamentos jurídicos são o direito ferido ao qual o autor quer a proteção, baseado na legislação, doutrinas, súmulas e jurisprudências. É recomendado que esse item seja divido em dois tópicos: “dos fatos” e “do direito”, para facilitar a leitura e o entendimento.

Como identificar a causa de pedir?

É o conjunto de fatos e direitos que fundamentam o pedido do autor em uma ação judicial. Por exemplo, quando um consumidor ajuíza ação para ser ressarcido pela compra de produto defeituoso, a causa de pedir envolverá o fato (compra de produto defeituoso) e o fundamento jurídico do pedido.

O que é causa de pedir próxima e remota?

A causa de pedir remota, relação jurídica, é o contrato de aluguel. A causa de pedir próxima, fundamento jurídico, pode ser mais de uma, mas imaginemos o não-pagamento, juridicamente entendido como inadimplemento a resolver o contrato.

O que é o objeto do pedido?

Bem ou providência que o autor reivindica mediante a petição inicial ou o réu reconvinte pleiteia na reconvenção; é aquilo que se pede em juízo.

Quais são os três elementos da ação?

A ação é composta por três elementos: as partes, o pedido e a causa de pedir.

Quem faz a petição?

Quem faz a petição em regra, é o advogado, pois este possui a chamada capacidade postulatória, que é um dos requisitos essenciais para dar procedência ao processo. A petição inicial, como o próprio nome diz, serve para dar início ao processo.

O que é pedido imediato novo CPC?

Já o pedido imediato é a providência que a parte espera “do Estado-jurisdição”.

O que é a inépcia da petição inicial?

A inépcia da inicial é uma hipótese de indeferimento da petição inicial pelo juiz, que não a considera apta para prosseguimento da demanda, devido à existência de algum vício insanável. Um dos documentos essenciais em um processo judicial, sem dúvidas, é a petição inicial.

Como podem ser feitos os pedidos na petição inicial?

O Artigo 320 estabelece que a petição inicial deve conter os documentos indispensáveis ao processo, tais como: documentos pessoais do autor, a procuração outorgada pela parte ao advogado, contratos, provas etc. Por fim, o Artigo 321 define a emenda à petição inicial.

O que diz o artigo 324 do CPC?

Art. 324. O pedido deve ser determinado. III - quando a determinação do objeto ou do valor da condenação depender de ato que deva ser praticado pelo réu.

Artigo anterior
Qual é a principal função do micro concreto Graute na alvenaria estrutural?
Artigo seguinte
Quando surgiu a energia elétrica no mundo?