O que é pedido de prorrogação com documento médico?

Perguntado por: Lisandro Tomé de Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

O pedido de prorrogação é um serviço destinado aos segurados que estão em auxílio-doença, e que precisam permanecer afastados de suas atividades por mais tempo do que o previsto inicialmente pela perícia médica do INSS.

Como fazer pedido de prorrogação de auxílio-doença?

Requisitos para o pedido de prorrogação do auxílio-doença

O segurado pode fazer o pedido através do portal online MEU INSS, ou aplicativo de smartphone. Do mesmo modo, também se pode solicitar através da central telefônica do INSS, nº 135 ou pelas Agências da Previdência Social.

Como funciona a prorrogação do auxílio-doença?

O auxílio-doença será prorrogado por 30 dias ou até que a perícia médica presencial retorne, e, caso não esteja apto para voltar a trabalhar, o segurado pode solicitar a continuidade do benefício até seis vezes. As perícias médicas de forma presencial estão suspensas até o dia 10 de julho, devido à pandemia.

O que é Perícia de prorrogação?

O pedido de prorrogação é um serviço destinado aos segurados que estão em auxílio-doença, e que precisam permanecer afastados de suas atividades por mais tempo do que o previsto inicialmente pela perícia médica do INSS.

Quantas vezes posso pedir prorrogação do auxílio-doença 2022?

Não existe um período máximo em que uma pessoa pode ficar de auxílio-doença. Ele pode ser até mesmo recebido indefinidamente.

Como fazer o pedido de PRORROGAÇÃO do Benefício por Incapacidade Temporária

26 questões relacionadas encontradas

Como fazer pedido de prorrogação de Auxílio-doença pela internet?

Como pedir a prorrogação do auxílio-doença
  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  2. Procure pela opção “Auxílio Doença”;
  3. Selecione a opção “Solicitar Prorrogação”;

Como fazer uma solicitação de prorrogação de prazo?

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), vem pelo presente requerer a prorrogação do prazo para (a que se refere o prazo) por mais 20 (vinte) dias, tendo em vista que (especifique as razões para o pedido de prorrogação).

Vai haver prorrogação do imposto de renda?

A Câmara dos Deputados aprovou a prorrogação, até 31 de julho de 2021, do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física referente aos rendimentos de 2020. ... A emenda limita a dezembro de 2021 o último mês de vencimento de parcelas de imposto a pagar eventualmente apurado na declaração.

Como marcar perícia de prorrogação?

Avaliação
  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique em “Agendar Perícia” e, em seguida, em "Novo Requerimento";
  3. Escolha entre “Perícia Inicial” se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver em benefício;
  4. Siga as orientações que aparecem na tela;
  5. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

Como fica a prorrogação do auxílio-doença para 2021?

Desde o dia 20 de novembro, está em vigor a nova regra que garante ao trabalhador, segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a prorrogação do pagamento do auxílio-doença por 30 dias, sem necessidade de agendamento, caso o tempo de espera para realização da nova perícia ultrapasse 30 dias.

Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?

Em geral de 1 a 6 meses para que o segurado receba benefício e depois volte ao trabalho. Mas, normalmente esse prazo não passa de 2 meses.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar no auxílio-doença?

O trabalhador precisa saber que quem vai determinar a duração do benefício é a Previdência Social. Geralmente é fixado pelo INSS 120 dias para o trabalhador se recuperar e voltar ao trabalho. Se o prazo dado pelo Instituto terminar e você ainda não estiver recuperado poderá solicitar uma prorrogação do benefício.

Quando termina o auxílio-doença?

O auxílio-doença cessa pela recuperação da capacidade para o trabalho, pela transformação em aposentadoria por invalidez ou auxílio-acidente de qualquer natureza, neste caso se resultar seqüela que implique redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. Art. 79, do Decreto 3.048/99.

Quanto tempo o benefício fica disponível para saque?

PAGAMENTO: Quem não sacar benefício em 60 dias tem que pedir desbloqueio ao INSS. Da Redação (Brasília) - Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quem recebe auxílio-doença tem que continuar contribuindo?

Por isso, hoje o auxílio-doença tem o nome de benefício por incapacidade temporária. ... Portanto, nesse período em que você está recebendo o auxílio-doença, não precisa pagar o INSS – exceto se o afastamento for em apenas uma atividade, nos casos em que se trabalha em dois ou mais empregos.

Como transformar auxílio-doença em aposentadoria?

Para que o beneficiário do auxílio-doença consiga converter o provento em aposentadoria por invalidez é necessário cumprir os seguintes critérios:
  1. Período de 12 meses de carência, salvo os casos de dispensa (art. 26, II e art. 151 da lei 8.213/91);
  2. Qualidade de segurado;
  3. Incapacidade permanente para o trabalho.

Como saber se o auxílio-doença foi transformado em aposentadoria?

A conversão ou transformação do Auxílio-Doença em Aposentadoria por Invalidez só é realizada se em perícia médica o perito do INSS constatar que a incapacidade do segurado que era temporário tornou-se permanente, sendo assim, devido o benefício de Aposentadoria por Invalidez.

Quando o perito sugere aposentadoria por invalidez?

Após a perícia médica, será determinado pelo médico perito se você está elegível para ter direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Em geral, o segurado só consegue se aposentar se o seu caso não tiver recuperação.

Quanto tempo demora para receber após passar por uma perícia médica?

Normalmente, após você enviar os documentos necessários, o INSS deve resolver o acerto pós-perícia no prazo de 5 dias. Ou seja, 5 dias após o envio dos documentos, o INSS deve liberar o seu benefício se você tiver sido aprovado na perícia.

Foi prorrogado a declaração de Imposto de Renda 2021?

O Projeto de Lei 639/21 prorroga até 31 de julho de 2021 o prazo final para o envio à Receita Federal da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2021, referente ao ano-calendário de 2020.

Foi prorrogado Imposto de Renda 2021?

Prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda permanece sendo 31 de maio. Projeto de Lei nº 639, de 2021 foi vetado, mantendo o prazo de entrega da declaração e pagamento da primeira cota do imposto até o dia 31 de maio de 2021.

Vai ter prorrogação do Imposto de Renda 2021?

A prorrogação do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 até 31 de julho foi aprovada pela Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (31).

Como vai ser a perícia do INSS em 2022?

Segundo o instituto, as perícias que já estavam previstas para os próximos dias foram suspensas e serão reagendadas para o segundo semestre de 2022. O INSS reforçou que todos os segurados que recebem o auxílio doença e foram afetados pela medida, serão devidamente notificados pelo órgão.

Como fica a perícia em 2022?

25 mil perícias do INSS serão afetadas por paralisação, diz entidade - 28/01/2022 - Mercado - Folha. Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você.

Como fica o auxílio-doença 2022?

Novidades do Auxílio por Incapacidade Temporária em 2022

A nova denominação do benefício de auxílio doença para auxílio por incapacidade temporária deixou evidente que a partir de agora o benefício é concedido quando for constatado uma incapacidade temporária e não uma doença.

Artigo anterior
Como consultar pagamento RPV INSS?
Artigo seguinte
Quais são os requisitos para a validade da alteração contratual?