Por que ocorre o tráfico de animais?

Perguntado por: Laura Salomé de Barros  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)

Os destinos desses animais são zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentos, ou mortos, como a onça-pintada e jacarés, para terem suas peles ou outras partes do corpo retiradas e vendidas.

Por que acontece o tráfico de animais?

De modo geral, as causas do tráfico de animais são frequentemente atribuídas às características socioeconômicas do país e de suas regiões, especialmente em nações com alta biodiversidade e desigualdade social.

Como começou o tráfico de animais?

Historicamente, este processo começou com a chegada do primeiros portugueses ao Brasil em 1500, quando nos primeiros 30 anos de colonização, os navios carregavam uma média de 3 mil peles de onças e 600 papagaios para a Europa. Os números do tráfico impressionam.

Porque o tráfico de animais contribui para extinção?

O comércio ilegal ocasiona desequilíbrios ecológicos e sofrimento aos animais. O comércio ilegal ocasiona desequilíbrios ecológicos e sofrimento aos animais. "Cada espécie tem uma função ecológica. ...

Para que serve o tráfico de animais?

O tráfico de animais é uma prática ilegal que consiste em retirar os animais de seu habitat natural e vendê-los clandestinamente a laboratórios de pesquisas, pet shops e até para colecionadores.

Caminhos da Reportagem | Tráfico de animais, um rastro de violência

34 questões relacionadas encontradas

O que é feito com as araras traficadas?

De cada 10 araras traficadas 9 morrem antes de chegar ao seu destino final. Em outras palavras apenas 1% das araras mato-grossenses arrancadas de seus ninhos chegam ao destino final. Elas saem dopadas ou anestesiadas e escondidas nas malas, sacolas e nas barbas das alfândegas.

Qual a sua opinião sobre o tráfico de animais?

“Com o tráfico perdemos biodiversidade e perdemos potencial de pesquisa e de conhecimento sobre o nosso próprio ecossistema. Cada animal que se perde é desconhecimento científico imediato. Fora todos os riscos do contato direto com os animais, como riscos de doenças e acidentes”, diz.

Quais as causas e consequências da extinção e tráfico dos animais?

Prática criminosa

“Desejar um animal silvestre dentro de casa, além da possibilidade de disseminação de doenças, do desequilíbrio ambiental, extinção, ainda acaba alimentando essa crueldade que é o tráfico animal, aprisionando, assim, aqueles que nasceram para serem livres.

Porque o Brasil é um dos principais alvos do tráfico de animais?

Um dos fatores que explica o Brasil ser uma das principais rotas do tráfico é a grande biodiversidade, o que o torna um alvo direto das quadrilhas e organizações criminosas.

Por que não podemos capturar e manter animais presos?

Na maioria dos casos, ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal, conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização.

Quem trafica animais?

No Brasil, o controle e a fiscalização de animais silvestres é feita pelo IBAMA e pela Polícia Militar Ambiental.

Qual é o animal mais traficado no Brasil?

No epicentro deste mercado mundial está a Amazônia e, consequentemente, o Brasil. As estimativas apontam que anualmente cerca de 38 milhões de animais são afetadas pela caça e comércio ilegal no país. Uma análise aponta que os animais mais traficados na região são as tartarugas e os peixes ornamentais.

O que podemos fazer para evitar o tráfico de animais?

O que eu posso fazer para evitar o tráfico de animais silvestres?
  1. Não compre objetos e bijuterias com penas de animais.
  2. Conheça a Lei de Crimes Ambientais.
  3. Não compre animais silvestres.
  4. Denuncie tráfico de animais silvestre à Linha Verde do Ibama – 0800618080.
  5. Passe essa dica adiante.

O que é feito com os animais traficados?

Os animais traficados são retirados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e geralmente, são encaminhados para o Sul e Sudeste. Os principais alvos dos traficantes de animais são áreas de preservação e conservação, pois devido a grande quantidade de animais sob proteção tal área se torna alvo.

Porque as pessoas compram animais silvestres?

Adote um animal doméstico

É fácil entender por que as pessoas compram animais silvestres: elas amam animais. Eles trazem alegria para nossas vidas e, por isso, nós os queremos por perto. Muitos donos de animais silvestres não conhecem o sofrimento diário que esses animais enfrentam.

Qual objetivo da biopirataria?

Ela tem como objetivo “a conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável de seus componentes e a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos, mediante, inclusive, o acesso adequado aos recursos genéticos e a transferência adequada de tecnologias pertinentes ...

O que é tráfico de animais no Brasil?

O tráfico de animais consiste no ato de retirar animais de seus habitats naturais e comercializá-los. ... Os principais destinos das espécies são os laboratórios e colecionadores.

Quais são as consequências da extinção dos animais?

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...

Qual é a causa da extinção dos animais?

A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.

O que você acha sobre o comércio de peles de animais silvestres?

Estima-se que entre 20 mil e 30 mil elefantes são abatidos por ano ilegalmente. Desde 2007, o comércio ilegal de marfim mais do que duplicou. O tráfico de vida selvagem ameaça a biodiversidade do planeta e coloca em perigo de extinção espécies como os elefantes, os rinocerontes e os tigres.

Quem vende a arara e quem compra?

No Brasil existem três tipos de criadores de aves: amadores, comerciais e científicos. Todos precisam ser cadastrados junto ao Ibama, mas só os comerciais podem vender pássaros. Já os científicos são os únicos autorizados a ter e tentar a reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção, como a ararinha-azul.

Quem vende animais traficados?

Os animais são traficados para pet shops, colecionadores particulares (priorizam espécies raras e ameaçadas de extinção!) e para fins científicos (cobras, sapos, aranhas...).

Quem compra arara?

O Ibama confirma que a comercialização da arara-azul pode ser realizada, desde que as documentações do animal e da loja estejam em ordem e seja comprovada sua origem legal. Antes de comprar o pet, cheque com a unidade do Ibama local (estadual ou municipal) se a loja possui registro e está dentro da lei.

Quais os animais mais contrabandeados no Brasil?

As aves são o principal alvo do tráfico de animais silvestres no Brasil e correspondem a 80% das espécies contrabandeadas no “mercado negro”, que movimenta em torno R$ 3 bilhões, atrás apenas do tráfico de armas e de drogas, revelou o delegado da Polícia Federal especialista em combates a crimes ambientais, Franco ...

Qual animal é mais traficado?

Acredita-se que os pangolins sejam o mamífero mais traficado do mundo, principalmente devido às suas escamas. Não se sabe o número exato de pangolins mortos na Ásia e na África a cada ano.

Artigo anterior
Como duplicar tela datashow?
Artigo seguinte
Qual a média de consumo de um motor 1.0 fiasa?