O que é parvovirose suína?

Perguntado por: Rodrigo Tomás de Lourenço  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (26 avaliações)

A parvovirose suína é uma virose de alta prevalência e distribuição universal. Os sinais da infecção são constatados, principalmente, em fêmeas não imunes no início de sua vida re- produtiva, caracterizados por morte embrionária, mumificação, natimortos, abortos e leitegadas pequenas.

Quais os sintomas da parvovirose em suínos?

Os animais jovens, apresentam sintomas como febre, icterícia, anorexia e hemoglobinúria já para as fêmeas reprodutoras, os problemas são mais preocupantes pois acarreta distúrbios reprodutivos como abortos, partos distócitos, mumificação de fetos, baixo número de leitões e quando muito, alta taxa de mortalidade ( ...

Quais os sintomas da leptospirose em suínos?

Sintomas
  • Falta de apetite;
  • Febre;
  • Apatia;
  • Abortos no terceiro trimestre;
  • Aumento de leitões mumificados;
  • Aumento de leitões fracos e inviáveis;
  • Aumento de leitões prematuros;
  • Aumento de leitões natimortos;

O que é colibacilose em suínos?

A colibacilose é uma doença que ocorre geralmente em suínos jovens, sua transmissão ocorre pela ingestão de bactérias de origem materna e ambiental, os sintomas são de diarréia aquosa e amarelada seu curso é rápido, geralmente a desidratação e morte ocorrem em 4 a 24 horas. A mortalidade é alta.

Onde surgiu a peste suína?

O vírus se disseminou pela África Subsaariana e, em 1960, foi introduzido em Portugal por meio de produtos derivados de carne suína contaminada. Até 1990 permaneceu endêmica em Portugal e na Espanha, mas se alastrou para a Itália, a França, a Bélgica, Malta e a Holanda, além de alcançar o Caribe e a América do Sul.

Parvovirose em Suínos

35 questões relacionadas encontradas

Quando surgiu a peste suína?

Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal dos suínos,e foi reconhecida pela primeira vez no século XIX e sua etiologia viral foi estabelecida no início do século XX. A doença pode ser aguda, crônica e inaparente.

Tem peste suína africana no Brasil?

O Brasil se mantém fora dessa lista de países endêmicos e os pesquisadores frisam que essa condição se deve ao avanço da biosseguridade da suinocultura brasileira, tanto nas granjas, como nas medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a importação de animais ou seus produtos e ...

O que causa a colibacilose?

Os fatores ambientais são determinantes para predisposição dessa enfermidade, como: qualidade do ar (altas concentrações de amônia, ineficiência na renovação de ar, utilização de lenhas de baixa qualidade), pouco tempo de aquecimento, umidade da cama, altas densidades, desinfecção malfeita.

Como tratar a colibacilose?

Os antimicrobianos mais indicados no tratamento dessa enfermidade são aqueles a base de enrofloxacina, norfloxacina, gentamicina, florfenicol e a associação de sulfametoxazol e trimetoprim.

Qual o agente causador da colibacilose?

A colibacilose, ou infecção por E. coli, é uma das principais doenças na suinocultura. É uma doença bacteriana típica causada por Escherichia coli (E. coli) patogênica.

O que é leptospirose suína?

A leptospirose suína é uma importante causa de prejuízos em rebanhos de reprodução, e ocorre em de todas as partes do mundo. A leptospirose suína pode se apresentar basicamente nas formas aguda e crônica. Na forma aguda, pode ocorrer febre, mastite focal e leptospirúria em animais adultos.

Quais são os fatores de risco associados à ocorrência de leptospirose em matrizes suínas?

As vias de eliminação implicadas com a disseminação da leptospirose suína incluem urina, sêmen, produtos do abortamento e secreções vaginais (Ellis et al., 1985, 1986).

O que é a doença de Aujeszky?

É uma doença causada por um vírus da família Herpesviridae, subfamília Alphaherpesvirinae, e pode acometer os suínos (Sus scrofa) domésticos, silvestres e asselvajados, além de uma grande variedade de mamíferos: bovinos, ovinos, caprinos, equinos, cães, gatos, coelhos e mamíferos silvestres, todos considerados ...

Quais as situações no setor produtivo que sugere a suspeita de parvovirose suína?

Além disto, deve-se suspeitar de parvovirose quando ocorrer uma interrupção no ganho de peso das porcas no último mês da gestação, bem como a ocorrência de falsa gestação,gestação prolongada ou fêmeas que estão vazias na época do parto.

Para que serve o Suiven?

Na profilaxia da Pasteurelose suína, paratifo dos leitões, erisipela suína, rinite atrófica, leptospiroses e diarréias causadas por Escherichia coli.

O que é a circovirose suína?

A circovirose suína é causada pelo circovírus suíno tipo 2 (PCV2). Clinicamente, aparece como uma doença de refugagem em suínos de transição e engorda. O vírus é onipresente em todo o mundo. O vírus é muito pequeno e muito resistente ao meio ambiente.

Como prevenir a colibacilose?

A bactéria causadora da colibacilose é encontrada no intestino da ave e é eliminada nas fezes dos animais, assim uma boa higiene na manipulação dos ovos que serão usados para incubação, higiene da granja, bom manejo e saneamento de galpões, comida e água são formas de prevenção da doença.

O que é pasteurelose?

É uma grave doença respiratória causada por uma bactéria chamada Pasteurella que acomete animais de todas as idades, tem como uma das principais características serem coco gram negativo, alem de ser capsulado e não esporulado, e também ser imóvel.

Como tratar coriza infecciosa?

O tratamento baseia-se no uso de sulfas e suas combinações (via água de bebida ou ração), estreptomicina (intramuscular), quinolonas e tetraciclinas, e confere bons resultados, com os sinais clínicos desaparecendo por volta de 5 a 7 dias.

Quais sinais clínicos e lesões mais comuns na colibacilose nas diferentes manifestações clínicas da doença?

A Colibacilose é uma doença que ocorre:
  • em todas as espécies animais e homem. causada por Escherichia coli.
  • pode se manifestar clinicamente de diferentes. formas:
  • quadros entéricos (principalmente em. animais jovens)
  • diarréia aquosa (mais freqüente) disenteria (menos freqüente)

Qual a bactéria da erisipela?

A erisipela ocorre porque uma bactéria (Estreptococo) penetra na pele; a porta de entrada quase sempre é uma micose entre os dedos (as famosas “frieiras”), mas qualquer ferimento pode desencadear o mal.

O que é micoplasmose?

A micoplasmose felina é um tipo de anemia causada por um parasita, transmitido pela picada de pulga. Por esse motivo, a doença também é conhecida como doença da pulga do gato ou, ainda, anemia infecciosa felina.

Como é transmitida a peste suína africana?

A principal via de transmissão é pelo contato direto entre suínos infectados e suscetíveis (domésticos ou asselvajados) ou através da ingestão de produtos de origem suína contaminados com o vírus (esta tem sido frequentemente a via pela qual o vírus se disseminou por longas distâncias).

Como prevenir a peste suína africana?

A principal maneira de controlar a peste suína africana hoje é por meio da implantação de um sistema robusto de biosseguridade, além da adoção de métodos de diagnósticos para identificação rápida de surtos, permitindo medidas de biocontenção mais eficientes e reduzindo a circulação viral.

Qual a diferença entre PSC e PSA?

A PSC é causada por um vírus da família Flaviviridae, gênero Pestivirus, de genoma RNA. Já a PSA é causada por um vírus DNA, família Asfarviridae, gênero Asfivirus. As duas doenças são semelhantes clinicamente, sendo necessário realizar diagnóstico laboratorial diferencial.

Artigo anterior
O que significa 3 estrelas na Bíblia?
Artigo seguinte
Como justificar para não ser jurado?