O que é Paronímia e exemplos?

Perguntado por: Alice Liliana Batista Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (58 avaliações)

A paronímia é a relação de estruturas semelhantes (na grafia e/ou no som) e significados diferentes e não relacionados entre si. A sinonímia é a relação de significado semelhante entre duas palavras, ou seja, a sinonímia é a característica de palavras sinônimas. Um parônimo de laço é maço.

O que é relação de paronímia?

A paronímia acontece quando palavras, com significados diferentes, estabelecem entre si uma relação de semelhança na pronúncia e na escrita. Não são iguais, são parecidas! Essas palavras são chamadas de “parônimas”.

Qual a diferença entre polissemia e paronímia?

Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

O que são palavras homônimas?

Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação. Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.

Quais são as palavras homófonas?

Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que são aquelas que apresentam a mesma fonética, mas com escritas e significados diferentes, e palavras homógrafas, que são aquelas escritas de forma igual, mas com significados e pronúncias diferentes.

SEMÂNTICA - sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, hipônimos e hiperônimos.

30 questões relacionadas encontradas

São exemplos de palavras homônimas Homógrafas?

Palavras homógrafas
  • acerto (correção) e acerto (verbo acertar);
  • acordo (combinação) e acordo (verbo acordar);
  • apoio (suporte) e apoio (verbo apoiar);
  • boto (golfinho) e boto (verbo botar);
  • choro (pranto) e choro (verbo chorar);
  • colher (talher) e colher (apanhar);
  • começo (princípio) e começo (verbo começar);

Porque uma palavra Homofona?

Palavras homófonas são palavras pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, apresentando significados diferentes. Assim, apresentam grafia e significação diferentes, mas possuem a mesma fonética. As palavras homófonas são também chamadas de palavras homônimas homófonas ou de homófonos.

Qual a diferença de homônimos e parônimos?

Assim, os homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia (às vezes, a mesma escrita) e significados distintos. Já as palavras parônimas são muito parecidas na pronúncia e na escrita, entretanto, possuem significados diferentes.

O que são hormônios e parônimos?

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.

O que é Sinônimos e Antônimos?

Os sinônimos e antônimos são dois assuntos importantes abordados na língua portuguesa, eles expressam a relação com os significados. Os sinônimos correspondem aos termos que apresentam significados similares. Já os antônimos representam palavras com sentidos contrários.

O que é polissemia e dê exemplos?

Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. A palavra “língua”, por exemplo, pode significar um órgão ou um idioma, de acordo com o contexto em que é empregada.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Que uma palavra Homofona tem igual a outra palavra?

Chamamos de homônimas as palavras que apresentam a mesma fonética, mas semântica diferenciada.

O que uma Pslavra Homofona tem igual a outra?

Significado de Homônima

Homônima é quando uma palavra é igual a outra mas o significado dessas duas palavras iguais é totalmente diferente. O que significa homônima então é “mesma escrita e pronuncia com sentido diferente”.

Em qual das alternativas temos exemplos de palavras homófonas?

Em qual das alternativas temos exemplo de palavras homônimas homófonas?
  • Acento e assento.
  • Olho (substantivo) e olho (verbo).
  • Eminente e iminente.
  • Despercebido e desapercebido.
  • E. Amor e ódio.

O que são palavras homônimas homógrafas?

Homônimos Homógrafos

Os homógrafos são palavras que possuem a mesma escrita, mas que apresentam pronúncia e significados diferentes.

São homógrafas?

A palavra “homógrafa” tem origem grega (homographos) e significa “igual escrito”, isto é, são aquelas palavras que possuem a mesma grafia/escrita, mas têm significados e pronúncias diferentes.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Como usar o porquê junto?

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Quais as palavras polissemia?

A polissemia ocorre na maior parte dos vocábulos. Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:
  • estetoscópio (instrumento médico);
  • eneágono (polígono com nove ângulos);
  • vulcanologista (especialista em vulcanologia).

O que são palavras polissemia?

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

Quais os tipos de polissemia?

Desse modo, uma palavra polissêmica nada mais é que aquela que possui significados múltiplos, embora seja escrita e pronunciada da mesma forma.
  • 10 exemplos de palavras polissêmicas. ...
  • 1 – Banco. ...
  • 2 – Letra. ...
  • 3 – Vela. ...
  • 4 – Gato. ...
  • 5 – Cabeça. ...
  • 6 – Dama. ...
  • 7 – Cabo.

O que é sinônimo exemplo?

Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário; morrer e falecer; após e depois. Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho.

O que é sinônimos das palavras?

Vocábulos: 1 vocábulos, termos, locuções, expressões, frases, sentenças, orações, verbos. Falas: 2 falas, discursos, linguagens, falares, conversas, vozes, linguajares, alocuções, arengas, mensagens, dicções, elocuções.

Artigo anterior
Quais são os fatores determinantes da estrutura organizacional?
Artigo seguinte
Qual o papel de um figurante?