O que é parcelamento do solo rural?

Perguntado por: Mónica Oliveira Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (72 avaliações)

O parcelamento de solo rural nada mais é do que a divisão de uma gleba em unidades juridicamente independentes. No caso, o parcelamento de solo se divide em: Desmembramento e; Loteamento.

O que é o parcelamento do solo?

Parcelamento do solo urbano é a divisão da terra em unidades juridicamente independentes, com vistas à edificação, podendo ser realizado na forma de loteamento, desmembramento e fracionamento, sempre mediante aprovação municipal.

Como regularizar parcelamento de solo rural?

Antes de iniciar qualquer procedimento que tenha por finalidade o licenciamento ou a regularização ambiental do parcelamento de solo, seja em área urbana ou rural, a primeira medida a ser tomada é a consulta ao plano diretor e a lei de uso e ocupação do solo, definidos pelo município.

Qual a fração mínima de parcelamento de imóvel rural?

A fração mínima para o parcelamento de um imóvel rural é igual ao módulo fiscal do município. Ou seja, para saber a FMP, você precisa saber o tamanho do módulo fiscal do município. Para saber o tamanho do módulo fiscal do município é só acessar o site da embrapa, neste link e pesquisar pelo município de interesse.

Como pode ser feito o parcelamento do solo?

O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento, observadas as disposições desta Lei e as das legislações estaduais e municipais pertinentes.

Parcelamento do Imóvel Rural

20 questões relacionadas encontradas

Como fazer o parcelamento de um terreno?

O parcelamento do solo urbano pode ser feito de duas formas de acordo com a Lei nº 6.766 de 1979: loteamento ou desmembramento. Existem algumas diferenças entre essas duas formas. Mas o que elas têm em comum é que que devem estar de acordo com as legislações estaduais e municipais pertinentes.

Quando é permitido o parcelamento do solo?

p. 326). Para fins de urbanização o parcelamento do solo não é permitido em terrenos alagadiços, terrenos aterrados com material nocivo à saúde pública, em declividades iguais ou superiores a 30% e em locais onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis.

Qual a área mínima para escritura rural?

Independente da região do país em que se situe, não existe chácara legal e regular com menos de 20.000 m² (vinte mil metros quadrados) de área, ou seja, 2,0 ha (dois hectares). E esse mínimo, a depender da região, pode aumentar para 3, 4 ou até 5 ha conforme a legislação específica[1].

Qual é a fração mínima de parcelamento?

Fração Mínima de Parcelamento (FMP) é a área mínima fixada para cada município, que a Lei permite desmembrar, para constituição de um novo imóvel rural, desde que o imóvel original permaneça com área igual ou superior à área mínima fixada (artigo 8º da Lei Federal nº 5.868/72).

Qual a fração mínima de parcelamento permitida pelo Estatuto da Terra?

A fração mínima de parcelamento é a menor dimensão que um imóvel rural poderá ter, salvo situações especialíssimas previstas em lei. Vejamos inicialmente o artigo 65 do Estatuto da Terra: Estatuto da Terra (ET) - Lei nº 4.504, de 30 de Novembro de 1964. Art.

Como regularizar um loteamento rural?

Dispõe o artigo 38, da lei 6.766/79 que, verificado que o loteamento é irregular, ou quanto à execução das obras, ou quanto ao registro, podem, o compromissário comprador, o Ministério Público ou a prefeitura municipal, notificar o loteador para suprir a falta.

Qual a lei que regula o parcelamento do solo rural?

A Lei nº 13.465/17 trouxe uma série de inovações ao Direito Imobiliário, estabelecendo a possibilidade de regularização posterior de parcelamentos irregulares ou clandestinos do solo rural, desde que utilizados para fins urbanos.

O que pode ser feito para aumentar a regularização do parcelamento e ocupação do solo?

O que pode ser feito para aumentar a regularização do parcelamento e ocupação do solo? c) Regularização fundiária, a fim de delimitar os lotes e dar propriedade a quem ali ocupa.

Para que serve a Lei de parcelamento do solo?

O parcelamento do solo urbano tem como objetivo desenvolver as diferentes atividades urbanas, com a concentração equilibrada dessas atividades e de pessoas no Município, estimulando e orientando o desenvolvimento urbano, mediante o controle do uso e aproveitamento do solo.

Como ocorre o parcelamento do solo urbano?

Art. 2º - O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento, observadas as disposições desta Lei e as das legislações estaduais e municipais pertinentes.

Qual a importância do parcelamento do solo?

Inserido no contexto e na problemática do fenômeno da urbanização, o parcelamento do solo é hoje um dos itens de maior relevância, tanto sob o aspecto técnico quanto no jurídico, no que se refere ao ordenamento da cidade, principalmente na organização espacial de novas áreas urbanas.

O que significa fração mínima de parcelamento do imóvel rural explique a razão?

O módulo rural determina a Fração Mínima de Parcelamento (FMP), que corresponde à área mínima que pode ser fracionada no Registro de Imóveis, para constituição de um novo imóvel rural.

Qual a finalidade do instituto fração mínima de parcelamento do imóvel rural?

A Lei nº 5.868/72, em seu art. 8º, trouxe a fração mínima de parcelamento do imóvel rural, permitindo o parcelamento do imóvel rural abaixo do módulo rural, deixando de lado o princípio da função social da propriedade e indo contra os princípios constitucionais em seus artigos 5º, XXIII, 184 e 186 e ao art.

Qual a área mínima para escritura urbana?

Os lotes de parcelamentos urbanos deverão ter, no mínimo, 125 metros quadrados e, onde houver curso de água, as construções deverão ficar a, no mínimo, 15 metros das margens.

Qual o tamanho mínimo de um imóvel rural?

Entretanto, quando se trata de propriedade rural, esses tamanhos estão determinados por lei, por meio do módulo fiscal. Este dispositivo determina que uma propriedade pequena tem de 1 a 4 hectares, uma média tem de 4 a 15, e a grande propriedade tem mais de 15 hectares.

Quantos metros quadrados e um módulo rural?

A dimensão de um módulo fiscal varia de acordo com o município onde está localizada a propriedade. O valor do módulo fiscal no Brasil varia de 5 a 110 hectares.

Qual o tamanho de uma gleba rural?

De acordo com isto, então, o tamanho de uma gleba seria uma água igual ou inferior: 100 hectares – se o município estiver localizado na Amazônia (ocidental) ou no Pantanal (Mato Grosso / Mato Grosso do Sul) 50 hectares – se o município estiver localizado na região das secas, ou na Amazônia (oriental)

Não será permitido o parcelamento do solo nas seguintes hipóteses?

Há proibição de parcelamento do solo urbano em áreas de vegetação de mata atlântica, em áreas de proteção ambiental, áreas de manancial, terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, bem como em terrenos que tenham sido aterrados com material nocivo à saúde pública, em terreno com declividade igual ou superior a 30% ( ...

É permitido o parcelamento dos solos em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas?

não será permitido em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas. não será permitido em áreas de preservação ecológica ou naquelas onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis, até a sua correção.

O que significa Lei de Parcelamento?

Na regulação das questões da cidade, uma lei de fundamental importância é a Lei de Parcelamento do Solo, ou seja, aquela lei que define como se podem realizar as divisões das propriedades urbanas.

Artigo anterior
Pode tomar insulina à noite?
Artigo seguinte
O que fazer quando o idoso se engasga com água?