O que é papila duodenal maior?

Perguntado por: José Igor de Gonçalves  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.3/5 (5 avaliações)

Abaulamento na parede do duodeno onde se situa o orifício de abertura comum aos ductos pancreático principal (de Wirsung) e colédoco no duodeno. É envolvida pelo esfíncter de Oddi.

O que é tumor de papila duodenal?

Os tumores localizados na papila duodenal maior (ou ampola de Vater) são um grupo de neoplasias pouco comuns no trato gastrointestinal, no entanto, um estudo mostra um aumento da incidência anual nos últimos 30 anos nos Estados Unidos, situando-se atualmente em torno de 3.000 casos/ano [i].

O que é a papila de Vater?

A ampola de Vater (AV), também denominada papila duodenal maior, é uma estrutura mamilar situada na parede póstero-medial da segunda porção do duodeno, a qual dificilmente é acometida por neoplasias malignas.

O que desemboca na papila duodenal menor?

Na papila menor desemboca o ducto pancreático acessório.

Qual parte do duodeno podemos encontrar as papila menor e maior?

Com 7–10 cm, nesta parte está a papila duodenal maior, onde entram tanto o ducto colédoco quanto o pancreático. Na região descendente, também se encontra a papila duodenal menor, que forma a entrada do ducto pancreático acessório.

duodeno - papila duodenal maior e menor

42 questões relacionadas encontradas

Onde fica a papila maior do duodeno?

Abaulamento na parede do duodeno onde se situa o orifício de abertura comum aos ductos pancreático principal (de Wirsung) e colédoco no duodeno. É envolvida pelo esfíncter de Oddi.

Qual o nome da região do intestino delgado que a papila duodenal maior se encontra e os nomes dos ductos desembocam através dessa papila?

O colédoco termina na segunda parte do duodeno, numa dilatação da parede duodenal conhecida como ampola de Vater ou papila maior, onde também termina o ducto que drena as secreções do pâncreas.

Quais ductos se abrem nesta papila e qual produto passa por ela?

O ducto colédoco, após se inserir no pâncreas e depois no duodeno forma a ampola hepato-pancreática. O ducto colédoco e o pancreático NÃO se unem, abrem-se separadamente na papila maior do duodeno.

Qual é a parte do estômago que desemboca no duodeno?

O duodeno é a porção superior do intestino delgado e inicia-se com o piloro, um esfíncter localizado na parte inferior do estômago. Possui aproximadamente 25 cm, o que equivale, aproximadamente, à largura de 12 dedos (daí o nome duodeno). No piloro, desembocam os ductos que levam a bile e o suco pancreático.

Quais as substâncias liberadas no duodeno a partir da papila duodenal maior?

O duodeno tem função associada à mistura do quimo (alimento que passa por digestão no estômago) com a bile (produzida no fígado) e com o suco pancreático (secreção exócrina do pâncreas).

O que é a papila?

Papilas são as pequenas saliências na língua que contêm botões gustativos. Há quatro tipos de papilas na língua: filiformes, fungiformes, foliáceas e circunvaladas. Essas papilas, com exceção das filiformes, nos permitem distinguir sabores doces, salgados, amargos, azedos e umami.

O que que o que é ducto pancreático?

O duto pancreático (ou duto de Wirsung) é um duto ligando o pâncreas ao duto biliar comum para fornecer sucos pancreáticos que auxiliam a digestão fornecida pelo "pâncreas exócrino".

Qual tecido do duodeno?

LÂMINA K11 – CORTE LONGITUDINAL DO DUODENO | HE

A submucosa é composta por tecido conjuntivo. Além disso, apresenta duas camadas de músculo liso na é composta por tecido conjuntivo. Além disso, apresenta duas camadas de músculo liso na túnica muscular: uma circular e outra longitudinal.

O que é o que é neoplasia?

Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos.

O que é lesão Periampular?

A descrição nos laudos de exame falando em "lesão infiltrativa" geralmente se referem a casos de suspeita de câncer. A região periampular consiste na localização da segunda porção duodenal próximo à ampola de Vater, região de confluência dos ductos pancreático e biliar, que desaguam seus fluidos neste local.

Como é feita a cirurgia de Whipple?

Duodenopancreatectomia (Cirurgia de Whipple).

Nesse procedimento é retirada a cabeça do pâncreas e, às vezes o corpo. Também são removidos intestino delgado, parte do canal biliar, linfonodos próximos ao pâncreas e às vezes parte do estômago.

Quais secreções são lançadas no duodeno e por quais órgãos?

No duodeno, são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas.
...
Na digestão química, há a ação dessas secreções:
  • Bile – secreção do fígado armazena na vesícula biliar. ...
  • Suco pancreático – É produzido pelo pâncreas. ...
  • Suco entérico – é produzido pela mucosa intestinal.

Quais são as enzimas que atuam no duodeno?

O pâncreas secreta enzimas digestivas no duodeno e hormônios na corrente sanguínea. As enzimas digestivas (como amilase, lipase e tripsina) são liberadas pelas células dos ácinos e fluem para o duto pancreático.

Quais são as divisões do estômago?

O estômago é formado por cinco partes:
  • Cárdia. A primeira parte do estômago (próxima do esôfago).
  • Fundo. Parte superior do estômago, junto à cárdia.
  • Corpo. Parte principal do estômago, entre as partes superior e inferior.
  • Antro. ...
  • Piloro.

Em qual parte do pâncreas se encontra a Âmpola Hepatopancreática?

A ampola hepatopancreática, também chamada de ampola de Vater, é formada pela união do ducto pancreático com o ducto colédoco (biliar comum). A ampola está especificamente localizada na papila maior do duodeno.

Onde desembocam os ductos do pâncreas?

Ductos pancreáticos

Ele junta-se ao ducto biliar na cabeça do pâncreas para formar o ducto hepatopancreático, também conhecido como ampola de Vater. Este ducto desemboca na parte descendente do duodeno através da papila duodenal maior.

Onde ficam os ductos biliares?

Especificamente, é o segmento terminal do sistema biliar que se estende desde a união do ducto hepático comum e do ducto cístico até a papila duodenal principal. Do fígado, a rede de ductos de vários tamanhos se estende até o pâncreas, através do qual passa a caminho do intestino delgado.

Que estrutura fixa as alças do intestino delgado a parede posterior do abdome?

O jejuno-íleo apresenta numerosas alças intestinais e está fixado a parede posterior do abdome por uma extensa prega de peritônio, o mesentério, que da ampla mobilidade as alças intestinais, permitindo as mesmas acomodarem-se em suas mudanças de forma e posição.

Qual o trajeto da bile até o intestino delgado?

O duto biliar comum desemboca no intestino delgado pelo esfíncter de Oddi (um músculo em formato de anel), situado alguns centímetros abaixo do estômago. Cerca de metade da bile secretada entre as refeições é conduzida diretamente ao intestino delgado pelo duto biliar comum.

Qual o nome do ducto que desemboca o intestino delgado?

Notas: O ducto cístico é um canal ligado à vesícula biliar que permite a saída da bile para dentro do ducto biliar comum. Este desemboca no intestino delgado (na sua parte superior), alguns centímetros abaixo do estômago.

Artigo anterior
O que é suais?
Artigo seguinte
Quais as doencas reconhecidas por lei como incapacitantes?