O que é oxicorte e plasma?

Perguntado por: Lorena Luísa de Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

Oxicorte x Plasma
É um dos processos de corte que se fundamenta na erosão do material por meio da ação do calor (erosão térmica). Neste processo, a erosão térmica, surge de uma reação do oxigênio com o metal a alta temperatura promovendo o corte.

O que é o oxicorte?

O oxicorte é o processo de separação de metais utilizando-se calor e uma violenta reação de oxidação com oxigênio puro. A construção básica do processo consiste em aplicar uma chama de aquecimento ao metal até o mesmo atingir seu ponto de ignição.

Qual a diferença entre corte com oxicorte e plasma?

O corte a oxicorte esquenta o metal à temperatura de ignição com uma chama de gás combustível e oxigênio. ... O corte a plasma utiliza um gás de alta temperatura, eletricamente condutor para cortar qualquer material que possa conduzir eletricidade.

Quais as vantagens do oxicorte?

De todos estes métodos, há uma particular preferência pelo oxicorte devido a ser o processo mais barato de implementar, com equipamentos mais simples, com a maior facilidade de treinamento do operador e, particularmente na faixa de espessuras maiores que 30 mm, ser o processo que propicia o menor custo por metro ...

Qual a maior vantagem do plasma com relação ao oxicorte?

A velocidade de corte de um equipamento de corte a plasma é consideravelmente maior que a do oxicorte, chegando a ser até duas vezes mais rápido em metais com espessura de até 1” (25,4 mm). Por conta disso, é possível produzir muito mais em um tempo menor.

Comparação entre o plasma Hypertherm e o oxicorte

27 questões relacionadas encontradas

Qual a maior limitação do corte térmico por plasma?

Limites da espessura do material: aço Construção de 20 (25) mm; aço de alta liga de 15 mm; De alumínio de 10 mm. Para materiais de média espessura, nenhuma superfície corte liso direto.

Qual a precisão do corte a plasma?

A tecnologia de corte a plasma pode cortar metais e chapas de aço em espessuras que variam de 1mm a 80 mm de espessura em velocidades de até 20 metros por minuto. Entre laser e corte a plasma, os plasmas são mais eficientes no corte de metais e chapas de aço que variam de 11 mm a 25 mm de espessura e acima.

Porque maçarico não cortar inox?

Por se tratar de uma reacção química de oxidação, o oxi-corte não corta aço inox por ser um aço com características anti-oxidação.

Como acontece o corte por oxicorte?

O oxicorte é uma técnica muito utilizada para o corte de objetos metálicos. Esse método consiste na ruptura do material através da erosão térmica, em que o objeto metálico, após ser aquecido, é submetido a um jato de oxigênio, causando sua oxidação.

Por que o acetileno é o gás mais usado no processo de oxicorte?

1 – Gás Acetileno (C2H2) para oxicorte

Porque possui uma elevada temperatura de chama (3.100 °C), em função deste hidrocarboneto possuir o maior percentual em peso de carbono que os outros combustíveis.

Para quais os metais O oxicorte a gás não é indicado?

Ele não é indicado para metais não ferrosos, como aço inoxidável e alumínio. “O oxicorte leva vantagem em peças com mais de duas polegadas e mais espessas, e em materiais que não exigem muita precisão no corte final”, informa Maddi “Ele é aplicado apenas no aço carbono.

Quando acrescentamos energia a um gás as propriedades térmicas e elétricas desse gás são alteradas a esse processo Dá-se o nome de?

Se continuar a adição de energia ao vapor, algumas de suas propriedades são alteradas, como a temperatura e características elétricas. Esse processo é chamado ionização ionização ionização, e quando isso acontece os gases tornam-se plasma.

Como funciona um maçarico?

O maçarico funciona criando uma chama potente e direcionada através de seu bico, que permite cortar, fundir ou aquecer os materiais, a fim de ter uma forma que, quando resfriada, seja resistente e permaneça dentro da moldagem. Pode ser usada também em materiais derivados do plástico.

Quais equipamentos utilizamos para um sistema oxicorte?

Equipamentos utilizados no Oxicorte

O equipamento mais utilizado no processo manual de oxicorte é o maçarico de corte. Ele é composto pelo corpo com as válvulas de regulagem dos gases e pela alavanca que abre a injeção do oxigênio de corte.

Qual gás usa no oxicorte?

São muitos os gases combustíveis que podem ser utilizados no momento da ignição e na manutenção da chama de aquecimento no sistema de corte a oxicorte. Entre os mais usados podemos citar: acetileno, propano, propileno, hidrogênio, GLP e até mesmo a mistura destes.

O que é corte oxiacetileno?

Oxicorte – sistema de corte oxiacetileno mecanizada

O processo de oxicorte é o processo de corte mais amplamente aplicado na industria térmica, uma vez que pode cortar espessuras de 0,5 mm a 250 mm. O equipamento é de baixo custo e pode ser usado manualmente ou mecanizada.

Como funciona o processo de corte a plasma?

O processo de corte plasma é caracterizado por utilizar um bico com um orifício para constringir o gás ionizado em alta temperatura até que possa ser utilizado para cortar seções de metais condutores, como aço carbono, aço inoxidável e alumínio.

Qual a diferença entre soldagem e Corte oxiacetileno?

O que é Oxiacetileno:

do metal por uma chama gerada pela reação entre o oxigênio e o acetileno. soldador com uma mão, enquanto que, com a outra, ele manipula o maçarico. A proteção do metal fundido é proporcionada pelos gases resultantes da queima primária em uma chama corretamente ajustada.

Qual a diferença de um maçarico de corte e um maçarico de solda?

No corte a quente, há dois processos principais: oxicombustível, com maçarico, e o corte a plasma. O maçarico aquece e tem chama, no entanto, ao contrário do que pode parecer, não é a chama em si que faz o corte, mas ela dispara uma reação química que aquece o material e o funde, realizando a separação.

O que o operador de maçarico nunca deve fazer em caso de retrocesso de chama?

Feche primeiro o oxigênio e depois o gás combustível; Esfrie o maçarico com água, se for necessário; Verifique as sedes e o bico (desgaste, trincas, riscos, etc.); Não utilize mais o maçarico antes de uma inspeção minuciosa de seu funcionamento.

Quais os aspectos que influem no corte oxicombustível?

Variáveis oxicorte Vários são os aspectos que influem no corte oxicombustível, segue-se uma descrição dos principais fatores e sua influência: Pré aquecimento do metal de base Ao se fazer o pré aquecimento do metal de base, a potência da chama de aquecimento pode ser diminuída, assim como o diâmetro do bico, havendo ...

Qual a diferença entre plasma e laser?

O corte a plasma é uma técnica de corte de chapas metálicas ou outros materiais. ... Já a tecnologia a laser consegue cortar alguns materiais que o plasma não consegue, como acrílicos e madeira. O corte a laser também é usado em casos de corte de metal e chapas de aço que (de 0,5 mm a 10 mm de espessura).

Qual é a temperatura do plasma?

As temperaturas do plasma num raio podem atingir ~28 000 kelvin e as densidades de elétrons podem exceder 1024 m3.

Quais as desvantagens do corte a laser?

Desvantagens: Pode-se destacar: o alto custo inicial do sistema; a pequena variedade de potências disponíveis que limitam o corte a espessuras relativamente baixas e a materiais que apresentem baixa reflexão da luz; a formação de depósitos de fuligem na superfície no corte de materiais não-metálicos como madeira e ...

Quais são os processos de corte?

O processo de corte consiste em um jato plasma de alta velocidade acionado sobre à peça de trabalho que funde o metal que está sendo cortado. O gás utilizado expulsa o material fundido da região da peça. O Plasma de alta definição produz melhores cortes devido a alta tecnologia dos bicos e acessorios para corte.

Artigo anterior
Como é a rigidez na nuca?
Artigo seguinte
O que è um nerd?