O que é oxicloreto de cobre?
Perguntado por: Sérgio Sousa de Carneiro | Última atualização: 12. Juni 2025Pontuação: 5/5 (43 avaliações)
O fungicida oxicloreto de cobre é recomendado para o controle de antracnose, requeima, ferrugem, míldio e outras doenças de diversas culturas, tais como o algodão, a batata, o café, a cana, os citrus, o feijão e o tomate (ANDREI, 1993).
Para que serve o oxicloreto de cobre?
“A ferramenta tem ação protetiva, agindo em diferentes locais dos patógenos (multissítio). Além de sua ação protetora, é essencial para o manejo de resistência das doenças, quando combinado com os produtos de sítio específico (Estrobilurinas & Triazóis)”, explica.
Quais fungicidas a base de cobre?
Existem no mercado diversos fungicidas à base de cobre, como o hidróxido de cobre, oxicloreto de cobre e óxido cuproso. O uso deste componente como um protetor contra fungos e bactérias tem duas principais divisões: o de contato e o sistêmico.
Como usar cobre nas plantas?
Pulverização foliar: Utilize um pulverizador para aplicar a solução de sulfato de cobre diretamente nas folhas das plantas, cobrindo toda a superfície. Rega do solo: Despeje a solução de sulfato de cobre diretamente no solo ao redor das plantas, evitando o contato com as folhas.
Qual a ação fungicida do oxicloreto de cobre?
O fungicida oxicloreto de cobre é recomendado para o controle de antracnose, requeima, ferrugem, míldio e outras doenças de diversas culturas, tais como o algodão, a batata, o café, a cana, os citrus, o feijão e o tomate (ANDREI, 1993).
Fungicidas Multissítios x Nutrição Foliar a base de Cobre (EP.01)
Pode misturar cobre com foliar?
O efeito residual dessas duas formas de apli- cação (lanço e sulco) é de quatro a cinco cultivos. Por essa razão, a aplicação de cobre no solo é a forma mais indicada de suprimento desse nutriente para a soja. O cobre pode ser suprido via foliar? Sim.
Como usar oxicloreto de cobre?
Aplicação terrestre - O produto deve ser diluído e aplicado via foliar com auxílio de pulverizador costal (manual ou motorizado) ou tratorizado. Observar para que ocorra uma boa cobertura das plantas tratada empregando-se volume de calda 100 a 200L/há. Velocidade de vento: acima de 2km/h até o máximo de 10 km/h.
Pode usar sulfato de cobre puro nas plantas?
O sulfato de cobre é um composto químico utilizado na jardinagem e cultivo de plantas. Com grande pureza e eficácia, esse produto é amplamente utilizado para combater fungos e doenças que podem afetar as plantas.
Qual adubo tem cobre?
O FORTH Cobre é um fertilizante que possui em sua composição o cobre, cálcio e enxofre. O Cobre favorece o metabolismo das plantas, sendo importante na resistência, pois auxilia na produção de lignina, na respiração e fotossíntese das plantas.
Qual a dosagem de cobre?
A concentração sérica normal de cobre em adultos é de 200 a 400 mg/L. O excesso de cobre é eliminado principalmente através de excreção biliar e uma pequena fração é excretada pela urina, aproximadamente 0,05 a 0,07 mg por dia.
Qual a dosagem do cobre?
Valor de referência. - Sexo feminino: 80 a 155 µg/dL. - Sexo masculino: 70 a 140 µg/dL.
Qual é a função do Recop?
RECOP é um fungicida bactericida cúprico de contato, para uso preventivo, que se destaca por sua rápida umectabilidade e boa suspensibilidade. Pode ser aplicado via foliar no aparecimento dos primeiros sintomas das doenças que ocorrem nas culturas indicadas no quadro abaixo.
Quando aplicar o sulfato de cobre?
O SULFATO DE COBRE AGRIMAR é um fungicida fitossanitário cúprico com ação de contato. Época de aplicação: Iniciar os tratamentos durante ou após a floração. Frequência de aplicação: Na videira, as aplicações devem ser feitas com intervalo de 10 a 15 dias.
Qual a importância do cobre para as plantas?
Principais funções do Cobre:
influencia na fixação do Nitrogênio pelas leguminosas. é essencial no balanço de nutrientes que regulam a transpiração da planta. auxilia na resistência a doenças. impacta na fotossíntese e na transpiração da planta.
Quando usar o sulfato de cobre?
O sulfato de cobre é utilizado para eliminar e prevenir as algas na piscina. Quem tem piscina, já sabe: toda vez que chove, e você descuida um pouco da limpeza da água, elas aparecem. A água fica esverdeada e elas podem até se acumular em colônias nos cantos e nas juntas dos canos de filtragem e hidromassagem.
O que pode substituir o sulfato de cobre?
O ideal é usar a cal virgem. Caso necessite substituir, use 300 g de cal hidratada.
Quantas gramas de sulfato de cobre para 20 litros de água?
Para preparar a calda bordalesa separe 200 gramas de sulfato de cobre, mais 200 gramas de cal virgem, 20 litros de água e dois recipientes de madeira ou de plástico, Num dos recipientes, coloque dez 10 litros de água.
O que o sulfato de cobre combate?
Como controlar lesmas e caracóis.
Como usar sulfato de cobre como fungicida?
Recomendações de Uso: O produto deve ser diluído, conforme indicação do rótulo e pulverizado sobre toda a planta. Após a aplicação pode acontecer de ficarem pequenas manchas azuladas nas folhas, porém essas manchas são a garantia de proteção residual contra os fungos.
Como usar sulfato de cobre no solo?
A aplicação do nutriente via solo, nas linhas de plantio ou nas áreas perto das raízes, é mais eficiente. Mas tome cuidado, pois as doses não podem ser muito elevadas. A dosagem dependerá da concentração de COBRE no produto aplicado. De modo geral, para sulfato de COBRE, a dose é de 3 kg/ha a 5 kg/ha de COBRE.
Para que serve o cobre atar?
COBRE ATAR BR é um fungicida bactericida cúprico de contato, para uso preventivo, podendo ser aplicado no aparecimento dos primeiros sintomas das doenças que ocorrem nas culturas.
Qual a dosagem do sulfato de cobre para plantas?
Dosagem: Nos Bonsais utilizar uma colher de café bem cheia para um litro de água para prevenção e duas colheres para fase aguda da doença. Flores 2 colheres de café em 1 litro de água. Hortaliças dissolver 50g em 1 litro de água | Árvores Frutíferas dissolver 500g em 100 litros de água. Apresentação: Embalagem com 30g.
Como aplicar sulfato de cobre nas frutíferas?
Para Frutíferas: Dissolver 500 gramas do produto em 100 litros de água. Pulverizar a cada 30 dias.
Como diluir sulfato de cobre para plantas?
A solução deve ser feita na proporção de 500 gramas de sulfato de cobre para 100 litros de água. Depois da florescência, pode-se sem perigo ir até 300 ou mesmo 350 gramas.
O que aconteceu com a Rússia na Primeira Guerra Mundial?
O que são objetivos e hierarquia de objetivos?