O que é objeto indireto e exemplos?

Perguntado por: Martim Bernardo Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (6 avaliações)

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

O que é objeto indireto exemplo?

“Pedro gosta de quê?” Pedro gosta de chocolate. Assim, o complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos é chamado de objeto indireto.

Como saber se é objeto indireto?

Objeto indireto

Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.

O que é objeto direto e indireto exemplos?

Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

O que é objeto direto de exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

?Aprenda o que é objeto indireto [Prof. Alda]

32 questões relacionadas encontradas

Como identificar o objeto direto e indireto na frase?

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.

Como distinguir um objeto direto e objeto indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa.

Onde é objeto direto ou indireto?

O objeto pode ser constituído por pronome oblíquo: - os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto. Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto.

O que pode ser objeto direto?

Semanticamente falando, o objeto direto é o resultado de uma ação verbal, o ser ao qual se dirige a ação verbal ou o conteúdo da ação verbal. O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.

O que é algo indireto?

Significado de Indireto

Que não usa de franqueza: crítica indireta. Que se faz por intermédio de outrem: pedido indireto. Que se faz com interrupção de tempo ou lugar: comunicações indiretas. Gramática Diz-se do complemento verbal (objeto indireto) que é introduzido por uma preposição obrigatória.

Quais são os objetos indiretos?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

Como diferenciar objeto direto e indireto de complemento nominal?

Objeto direto e Indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. O objeto direto é um complemento verbal que não é acompanhado por preposição.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

O que é substantivo objetivo indireto?

O objeto indireto pode ser formado por substantivo, ou pronome substantivo, ou numeral, ou ainda, uma oração substantiva objetiva indireta. Em qualquer um desses casos, o traço mais importante e característico do objeto indireto é a presença da preposição. O objeto indireto pode ser representado por um pronome.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

O que é objeto direto objeto indireto complemento nominal?

O complemento nominal é o termo da oração que é ligado ao sujeito, predicativo, objeto direto, o objeto indireto, o agente da passiva, o adjunto adverbial, o aposto ou ao vocativo. O complemento nominal liga-se ao substantivo, adjetivo ou advérbio por intermédio de uma preposição.

Como saber se a frase é complemento nominal?

Complemento nominal ou adjunto adnominal?
  1. Se estiver ligado a um adjetivo ou advérbio, sendo sempre precedido de uma preposição, é complemento nominal.
  2. Se estiver ligado a um substantivo concreto, podendo ser ou não precedido de uma preposição, é adjunto adnominal.

Como identificar complemento verbal e nominal?

O complemento nominal pode ser substantivos, advérbios ou adjetivos. Já o complemento verbal pode ser um substantivo, um pronome ou palavras substantivadas. Outra diferença é a presença de preposição no complemento nominal.

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Tem é um verbo transitivo direto?

Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.

Estava verbo transitivo direto?

Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse complemento, apresentam um sentido incompleto. Os verbos transitivos diretos não necessitam de preposição para estabelecer regência verbal com o objeto direto.

O que é preposição é um exemplo?

Preposição é toda palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas uma relação de sentido e de dependência. Veja os seguintes exemplos para ficar mais claro o que são preposições: Exemplo: Casa de Luís (relação de posse). Chegou com ela (relação de companhia).

Artigo anterior
Qual a vantagem do notebook SSD?
Artigo seguinte
Quais os riscos de investir em criptomoedas?