O que é o verso branco?

Perguntado por: Diogo Hugo Torres Garcia Esteves  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

Versos brancos são versos que possuem métrica, mas não utilizam rimas. Desde o século XVIII temos como exemplo o poema "O Uraguai" de Basílio da Gama e no século seguinte os românticos também o empregaram como Álvares de Azevedo e Fagundes Varela.

O que é um verso branco?

[ Literatura ] Verso branco ou verso que não segue as regras ou medidas tradicionais. [ Literatura ] O mesmo que verso branco. [ Literatura ] O que peca contra as regras usuais de métrica ou de ritmo.

O que são versos brancos e soltos?

Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). ... Observe que o verso é o nome dado a uma linha da poesia, sendo o conjunto deles, denominado de estrofe.

O que é um verso solto?

O m. q. verso solto. Verso não rimado que não obedece a nenhum esquema rimático fixo ou rígido.

O que é um verso livre?

Os versos livres também recebe o nome de versos irregulares. Esse tipo de verso não tem uma métrica pré-estabelecida, ou seja, não há normas. As poesias que contêm versos livres não deixam de apresentar a principal característica poética: a musicalidade.

Poemas

23 questões relacionadas encontradas

Como identificar um verso livre?

Versos Livres e Versos Brancos

Embora possam apresentar rimas, os versos livres geralmente não apresentam nem rima e nem métrica. Por outro lado, os versos brancos, também chamados de versos soltos, podem ou não apresentar métrica, no entanto, não possuem esquemas de rimas.

Como fazer um verso livre?

No fazer poético, os versos livres, também chamados de versos irregulares, não utilizam os esquemas métricos, e podem dispensar, ou não, o uso das rimas, ou qualquer outro padrão formal, preocupando-se tão somente com ritmo, unidade semântica, musicalidade natural da fala e leitura.

O que é um verso regular?

O que é um verso: ... Os versos tradicionais (regulares) podem variar entre 1 a 12 ou mais sílabas métricas, obtendo a classificação seguinte: Monossílabo: uma sílaba poética. Dissílabo: duas sílabas poéticas.

O que é um verso Isometrico?

Quando os versos têm o mesmo número de sílabas poéticas, ou seja, são regulares, eles recebem o nome de isométricos. Camões compôs todo “Os Lusíadas” em decassílabos, sendo assim, considerada o melhor exemplo de versos isométricos.

O que é um verso alexandrino?

São versos que possuem quatro pés métricos anapésticos, ou seja, com acento tônico na 3ª, 6ª, 9ª e 12ª sílabas. Alguns autores da Literatura Brasileira a valer-se da utilização de Alexandrinos em conjunto com Dodecassílabos (Alexandrinos modernos descesurados).

Como saber se a rima é rica ou pobre?

São consideradas ricas as rimas entre palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes.
...
As rimas pobres ocorrem entre palavras de mesma classe gramatical: substantivo com substantivo, verbo com verbo etc.
  • coração, razão;
  • beleza, tristeza;
  • amando, cantando;
  • bondoso, carinhoso;
  • amar, pular, cantar.

São estrofes e versos?

O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

Como são classificadas as rimas?

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

O que é uma rima cruzada?

Rimas alternadas (ou cruzadas): Combinam-se alternadamente, seguindo o esquema ABAB. ... Rimas encadeadas: Quando as palavras que rimam se situam no fim de um verso e no início ou meio do outro.

O que é um poema decassílabo?

Que tem versos de dez sílabas (ex.: poema decassílabo). 3. Palavra ou verso com dez sílabas.

O que são sílabas poéticas exemplos?

Denominam-se sílabas métricas ou sílabas poéticas cada uma das sílabas que constituem os versos de um poema. ... A contagem das sílabas poéticas é um processo que auxilia na criação do ritmo e melodia desejados pelo poeta e faz-se auditivamente, subordinando-se a alguns preceitos.

O que é Enjambement exemplos?

O Encadeamento ou Enjambement é o nome que se dá à necessidade de não fazer pausa em um verso, continuando a sua leitura com o verso seguinte de forma a completar, assim, o seu sentido. Tive da luz que teu olhar continha.”

Como saber se um verso e decassílabo?

Chama-se decassílabo o verso com dez sílabas poéticas (sílabas métricas).

O que é estrofes regulares?

- Simples: são as estrofes compostas por versos regulares. Exemplo: Quadras e Dístico com versos hexassílabos. ... - Livres: são as estrofes que abrigam versos de proporções distintas, ou seja, aquelas que não seguem normas pré-fixadas. Exemplo: Quintilhas e Dístico com versos livres e rimas brancas.

O que significa estrofe regular é irregular?

Se a estrofe é formada por mais de dez versos ela é chamada de “estrofe irregular” ou “estrofe bárbara”. Da mesma maneira, os versos que possuem mais de doze sílabas poéticas são os “versos bárbaros”. Estribilho ou Refrão designam a repetição da mesma estrofe num poema.

O que é o verso de uma folha?

De forma prática, em um material, seja folder, revista ou livro, devemos contar as páginas como cada lado de cada folha. ... A frente é a página ímpar e o verso a página par. Cada folha do material possui duas páginas, mesmo que estas não tenham sido impressas.

Qual é a estrutura de um poema com versos livres?

Também conhecidos como versos irregulares, os versos livres são aqueles que não apresentam um padrão definido de métrica, não obedecendo, portanto, à formas fixas, apresentando-se de forma oposta aos versos regulares.

Como se conta estrofe?

Estrofe e Tipos de Estrofes
  1. Monóstico: estrofe de 1 verso.
  2. Dístico: estrofe de 2 versos.
  3. Terceto: estrofe de 3 versos.
  4. Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos.
  5. Quintilha: estrofe de 5 versos.
  6. Sextilha: estrofe de 6 versos.
  7. Septilha: estrofe de sete versos.
  8. Oitava: estrofe de 8 versos.

Quanto ao valor as rimas podem ser classificadas em?

No segundo caso (valor), existem três tipos:

Rima pobre: com palavras pertencentes à mesma classe gramatical, ex.: gato/rato). Rima rica: com palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes, ex.: manhã/vã. Rima rara ou preciosa: com terminações incomuns, ex.: mandala/dá-la.

O que é rima interna e externa?

Rima externa: ocorre no fim do verso, ex.: “E em louvor hei de espalhar meu canto / E rir meu riso e derramar meu pranto” (Vinícius de Moraes); Rima interna: que ocorre no interior do verso, ex.: “A bela bola do Raul / Bola amarela” (Cecília Meireles).

Artigo anterior
O que são rimas graves?
Artigo seguinte
O que é bom para aliviar a dor de ouvido?