O que é o utilitarismo e quais são as principais características dessa teoria?

Perguntado por: Melissa Coelho Pires  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)

Características do Utilitarismo
O modelo filosófico utilitarista caracteriza-se por abranger o moral e o ético da ação útil como a mais correta. ... Por meio disso, ela visa investigar ações, assim como os resultados, que proporcionem prazer a seres sencientes (aqueles com capacidade de “sentir sensações e sentimentos”).

Quais são as principais características do utilitarismo?

O utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada. “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.

O que é a teoria do utilitarismo?

Utilitarismo é uma teoria filosófica que busca entender os fundamentos da ética e da moral a partir das consequências das ações. Neste caso, o utilitarismo consiste na ideia de que uma ação só pode ser considerada moralmente correta se as suas consequências promoverem o bem-estar coletivo.

O que é utilitarismo exemplos?

Na forma clássica do utilitarismo, pressupõe-se que cada ação individual deve ser avaliada em relação ao princípio da utilidade. Por exemplo, quando prestamos falso testemunho, para saber se isso será errado, teríamos que avaliar as consequências desse ato particular (falso testemunho).

O que é o utilitarismo Quais sãos os principais pontos que essa doutrina defende?

O utilitarismo é uma doutrina que avalia a moral e, sobretudo, as consequências dos atos humanos. ... Criado no século XVIII, defende que a única condição moral deve ser a busca da felicidade para o maior número de pessoas e que as ações são definidas como certas ou erradas a depender dos seus efeitos.

UTILITARISMO | Resumo de Filosofia para o Enem

41 questões relacionadas encontradas

Quais os pontos negativos do utilitarismo?

Uma consequência contraintuitiva do utilitarismo negativo (UN) é que ele parece acarretar a destruição do mundo, em vez de permitir que suas tristezas continuem. Se a destruição pudesse ser realizada sem dor, então um utilitarista negativo é logicamente obrigado a aceitar essa consequência.

O que significa dizer que o utilitarismo é uma ética normativa?

O utilitarismo é um tipo de ética normativa com origem nas obras dos filósofos e economistas ingleses do século XVIII e XIX, Jeremy Bentham e John Stuart Mill, segundo a qual uma ação é moralmente correta se tende a promover a felicidade e condenável, se tende a produzir a infelicidade, considerada não apenas a ...

O que significa uma educação utilitarista?

A teoria utilitarista é o centro de seu pensamento e fundamenta sua concepção de educação, vista como um elemento importante de transformação da sociedade, responsável pela formação moral do indivíduo, do bom cidadão que deveria estar a serviço do Estado.

Quais foram os dois principais utilitaristas?

Utilitarismo é uma corrente filosófica que foi criada no século XVIII pelos filósofos britânicos Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873). Esse modelo é caracterizado por ser um sistema filosófico moral e ético onde uma ação útil é denominada como a mais correta, e daí surge seu nome.

Como funciona o princípio de utilidade?

Este consiste em proporcionar o máximo prazer e o menor desprazer ao maior número possível de pessoas. Nestes termos, por princípio da utilidade, entende-se “aquele princípio que aprova ou desaprova qualquer ação, segundo a tendência que tem a aumentar ou a diminuir a felicidade da pessoa cujo interesse está em jogo”.

Que quer dizer a teoria deontológica?

Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

O que é a moral segundo Kant?

(KANT, 2004, p. 21). A moralidade é a relação das ações com autonomia da vontade, o que se exige para a autonomia é a liberdade – que não é agir sem nenhuma regra, mas ser capaz de seguir uma regra livremente imposta pela própria razão -.

Qual a crítica dos utilitaristas a Kant?

Considerando que a soma das satisfações de uma maioria deve ser acatada como bem estar geral, tal argumento pode ser cruel com o indivíduo isolado, bestializado, estereotipado e rotulado. Dessa maneira, KANT repudia o utilitarismo pelo simples fato de que tal filosofia deixa direitos fundamentais vulneráveis.

Qual a principal ideia da ética das consequências?

O consequencialismo é uma doutrina do âmbito da filosofia moral e da ética que afirma que o valor moral de um ato é determinado exclusivamente por suas consequências. ... Seu principal representante na filosofia moral e na ética é, certamente, o utilitarismo, de modo a tornar-se um paradigma do consequencialismo.

Quais são as duas principais críticas que se fazem a teoria utilitarista de Jeremy Bentham?

O ponto de partida do utilitarismo de Bentham encontra-se na sua crítica à teoria do Direito Natural e no questionamento da própria utilidade dos conceitos e das normas jurídicas, a fim de observar a aplicação prática para o homem.

Qual das alternativas abaixo define melhor o princípio básico do utilitarismo?

Qual das alternativas abaixo define melhor o princípio básico do utilitarismo? Uma ação moralmente correta é aquela que está de acordo com a regra “não faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem para ti”. ... Uma ação moralmente correta é aquela está de acordo com o imperativo categórico.

Qual a diferença entre utilitarismo qualitativo e quantitativo?

Jeremy Bentham

Para Bentham, é mais válido a quantidade de prazer, o que denominou como hedonismo quantitativo. ... Por meio disso, o utilitarismo, para Mill, tinha relação mais qualitativa, enquanto que, para Bentham, era uma relação de prazer quantitativo.

Qual a diferença do utilitarismo entre Jeremy Bentham e John suart Mill?

Noutras palavras, o utilitarismo de Bentham era quantitativo. Com isso, Mill se preocupava com a busca da felicidade no longo prazo, e trata dos prazeres numa escala: haveria prazeres superiores, que deveriam ser buscados. Assim, buscar a felicidade seria tomar decisões com base em cálculos utilitaristas.

Quais os princípios básicos da teoria da utilidade proposta por Jeremy Bentham?

Bentham sugeriu uma forma de quantificar a utilidade em 7 critérios: Intensidade, Duração, Certeza, Proximidade, Fecundidade, Pureza, Extensão.

O que é ética normativa exemplos?

Ética normativa , aquele ramo da filosofia moral , ou ética , preocupado com os critérios do que é moralmente certo e errado. Inclui a formulação de regras morais que têm implicações diretas sobre como devem ser as ações, instituições e modos de vida humanos.

Qual a diferença entre ética normativa e descritiva?

A ética normativa não indaga por aquilo que é, mas por aquilo que "deve ser". A ética normativa é a ética do dever, pois desenvolve critérios para o juízo moral. ... Quando se fala de ética descritiva, entende-se a apreensão empírica e descritiva da moral existente, ou seja, descrevem-se atitudes e convicções morais.

Que é a ética?

Marcar, assinalar com tique: Ticar ingressos, passagens. Etimologia (origem da palavra ticar).

Porque o utilitarismo é frequentemente criticado pelos defensores dos direitos humanos?

Aquele que acredita em Direitos Humanos universais não pode ser um utilitarista. Pois, parece inconcebível e irreconciliável com a concepção, mentalidade, de Direitos Humanos universais tratar seres humanos como instrumentos para a felicidade geral, para a felicidade coletiva, ou seja, do maior número de pessoas.

Como o utilitarismo pode provocar problemas em nossa sociedade política?

Se as ações fossem sempre tomadas com base no utilitarismo, isso poderia nos levar à conclusão de que os fins justificam os meios, ou seja, para se alcançar uma finalidade boa para a maioria, seria justificável tomar qualquer medida, ainda que essa medida pudesse prejudicar uma minoria.

Qual é o papel da punição para o utilitarismo?

A teoria da punição proposta pelo utilitarismo é simples e mais capaz de atingir seus objetivos. Porém, considerava Bentham que a punição é um mal em si, pois acarreta em sofrimento e dor. Só se utiliza a punição, então, no intuito de punir um mal maior.

Artigo anterior
Quais as hipóteses de cabimento de agravo de instrumento?
Artigo seguinte
Qual o índice glicêmico da quinoa?