O que é o tumor benigno do tecido cartilaginoso?

Perguntado por: Frederico Coelho  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (40 avaliações)

Tumor cartilaginoso ou tumores condromatosos são neoplasias raras formadoras de cartilagem. Podem ser benignos como o encondroma ou um câncer agressivo como o condrossarcoma. A maioria são benignos e aparecem em pés ou mãos com pico de incidência entre os 20 e 30 anos.

O que significa um tumor benigno?

Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. O lipoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.

São exemplos de tumores benignos?

Nas neoplasias benignas, os tumores mais frequentes são:
  • lesões de pele;
  • pólipos intestinais;
  • fibromas de mama;
  • órgãos ginecológicos;
  • miomas;
  • próstata;
  • pólipos.

Como é classificado o tumor benigno?

Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos.

Como é chamado um tumor maligno que se desenvolve no tecido cartilaginoso?

Condrossarcoma. É um câncer que se desenvolve nas células que formam a cartilagem. É o segundo tipo mais frequente de tumor ósseo primário. Esse tumor é raro em pessoas com idade inferior a 20 anos.

Tecido Cartilaginoso - Histologia - Aula | Biologia com Samuel Cunha

22 questões relacionadas encontradas

Qual é a característica do tumor benigno condroma?

Condroma é uma neoplasia benigna que se origina da cartilagem. As células tumorais parecem condrócitos normais e produzem matriz cartilaginosa(cartilagem) alargando e debilitando o osso afetado, aumentando assim o risco de fraturas.

Que tipo de tumor é o condroma?

O condroma é tumor benigno mais comum acometendo a cartilagem cricóide da laringe (75%), manifestando-se comumente no gênero masculino, com disfonia, dispnéia progressiva e disfagia em alguns casos.

Qual o significado de condroma?

Significado de Condroma

substantivo masculino Tumor benigno de células cartilaginosas.

Como se chama um tumor maligno derivados de tecido epitelial?

Os tumores malignos originados dos epitélios de revestimento externo e interno são denominados carcinomas. Quando o epitélio de origem for glandular, passam a ser chamados adenocarcinomas.

Quais são os nomes dos tumores malignos?

A definição de tumor maligno não está associada à sua característica morfológica e sim à biologia da célula. Há quem denomine as neoplasias de mama, próstata, cólon e até os linfomas como tumores sólidos malignos, e as leucemias, mieloma múltiplo e mielodisplasia como tumores líquidos malignos.

Quais os tipos de neoplasia maligna?

Como exemplo de neoplasias malignas, podemos citar: o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de pele, câncer colorretal e câncer de colo do útero. O termo tumor inicialmente era usado para nomear qualquer aumento de volume localizado, porém, hoje, é comum observamos o uso do termo tumor como sinônimo de neoplasia.

Como diferenciar um tumor benigno de um maligno?

Tumores benignos crescem devagar e de forma limitada; já os tumores malignos, em geral, crescem rápido e tendem a ser invasivos. Apesar dos tumores algumas vezes serem cancerígenos, tumor e câncer não são sinônimos. Tumor se refere a um crescimento celular anormal em qualquer parte do corpo.

Como é descrita a nomenclatura dos tumores benignos e malignos Cite exemplos?

Quando benignos, recebem o nome dos tecidos que os compõem, mais o sufixo "oma": fibroadenoma, angiomiolipoma, etc. O mesmo é feito para os tumores malignos, com os nomes dos tecidos que correspondem à variante maligna: carcinossarcoma, carcinoma adenoescamoso, etc.

Como entender o resultado de uma biópsia?

Como entender o resultado do exame de biópsia da mama? O resultado do exame deve ser interpretado pelo médico que solicitou e pode indicar ausência de células cancerígenas (nódulo benigno) ou presença de células cancerígenas ou tumorais (nódulo maligno).

Quais são os Nodulos benignos?

Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.

São características de lesões benignas?

A neoplasia benigna, também chamada de tumor benigno, caracteriza-se por apresentar células bem semelhantes às do tecido original, ou seja, apresentam diferenciação; crescem de forma lenta; são bem vascularizadas; comprimem os tecidos vizinhos, no entanto, não os infiltram.

Quais são os tipos de neoplasias?

Tipos de neoplasia

As neoplasias podem ser classificadas em benignas e malignas. As neoplasias benignas, também chamadas de tumores benignos, apresentam limites nítidos, possuem crescimento lento, não invadem tecidos adjacentes e não são capazes de provocar metástases.

O que causa o tumor benigno?

Tumores benignos são lesões causadas pelo crescimento anormal de nossas células. Porém, diferentemente dos tumores malignos, eles não possuem capacidade de se espalhar pelo nosso organismo. Tem como característica o crescimento local e lento.

Como um tumor benigno pode se tornar maligno?

Tumor benigno pode evoluir para maligno? Existem alguns tipos que podem sim passar de benigno para maligno – daí a importância de realizar acompanhamento médico periodicamente. Isso acontece porque, inicialmente, eles não apresentam mutações genéticas que são responsáveis pela disseminação da doença no corpo.

Quais são as causas dos tumores?

Um tumor é causado por alterações celulares. Tais alterações podem ser causadas por diversos fatores: genéticos, dieta, estresse, trauma, obesidade, exposição excessiva ao sol, exposição a toxinas ambientais, como poluição, radiação, fumo ou ingestão abusiva de bebidas alcoólicas.

Qual o nome dos tumores advindos do tecido epitelial?

O adenocarcinoma é um câncer que se forma nas glândulas epiteliais secretoras. A doença pode se desenvolver em muitos lugares diferentes, mas é mais prevalente nos tipos de câncer de pulmão, próstata, pâncreas, esôfago e colorretal. O adenocarcinoma também pode se desenvolver em outras partes do corpo.

O que significa tumor epitelial?

Na oncologia o carcinoma pode ser descrito como um “tumor maligno epitelial ou glandular, que tende a invadir tecidos circundantes, originando metástases”. A metástase é a fase avançada do câncer, na qual outros órgãos e tecidos podem ser afetados pelas células cancerígenas.

O que são tumores epiteliais?

Os tumores epiteliais são denominados carcinomas e de 85% a 90% desses tumores são carcinomas epiteliais do ovário. As células dos tumores epiteliais têm várias características que são utilizadas para classificá-los em diferentes tipos.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Qual a característica morfológica do tumor condroma?

O condroma pode ser entendido como um tumor do tipo benigno que se forma no tecido cartilaginoso e se caracteriza por ter um crescimento e produção da matriz cartilaginosa. Isso faz com que sua morfologia seja essencialmente encapsulada e, por isso, a alternativa correta é a letra B.

Artigo anterior
Qual o valor da multa por não carimbar a reservista?
Artigo seguinte
Quantas horas por dia trabalha um auxiliar de classe?