Qual é a função do limbo?

Perguntado por: Jéssica Júlia de Morais  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (42 avaliações)

Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.

O que é o limbo de uma folha?

Limbo: também chamado de lâmina, é a porção expandida da folha e geralmente apresenta forma achatada. Pecíolo: liga a folha ao caule e, em estrutura, assemelha-se muito a ele. Quando a folha não apresenta pecíolo, é chamada de séssil.

Qual a classificação do limbo?

Quanto aos tipos de limbo:

Tem mais depois da publicidade ;) Simples: limbo não dividido; Composta: o limbo é dividido em folíolos.

Quais são as faces de um limbo?

Lâmina ou limbo: porção verde, achatada, com duas faces: a adaxial ou superior e a abaxial ou inferior. Quando as duas faces são da mesma cor a folha é dita concolor, quando são de cores diferentes, é dita discolor. ... A folha que não tem pecíolo é dita séssil.

Qual é a função do caule?

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes.

O que é um Limbo?

31 questões relacionadas encontradas

Qual a função do caule da árvore?

Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.

Qual a função do caule e da raiz na planta?

A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. ... O caule é também o meio pelo qual a seiva bruta chega até as folhas.

Quais as partes do limbo de uma folha composta?

As Partes das Folhas

Limbo - é a parte mais conhecida da folha, que é considerada a folha propriamente dita. Pecíolo - é a parte estreita que fica localizada entre o limbo e o caule. Estípula - é uma pequena parte que protege o pecíolo. Bainha - é a parte inferior da folha.

Quais as três partes principais da folha?

Morfologia Externa
  • Limbo: É a folha em si. Região laminar da folha onde estão presentes as nervuras, estômatos, etc. ...
  • Pecíolo: O cabo que liga a folha ao caule, dando suporte e sustentação;
  • Bainha: Encontrada geralmente nas monocotiledôneas. ...
  • Estípulas: Projeções do pecíolo presente apenas em alguns vegetais.

Onde fica o limbo da folha?

Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.

Qual a classificação da folha quanto subdivisão do limbo e forma da margem?

O limbo pode ser e inteiro na folha simples, ou quando a lâmina foliar é dividida em várias unidades, a folha é composta. A forma da folha é dada pela forma geral do limbo e apresenta grande variedade.

Como as folhas podem ser classificadas?

Quanto aos tipos de limbo, elas podem ser classificadas em folhas simples, cujo limbo não é dividido, e folhas compostas, cujo limbo é dividido em folíolos. ... As folhas compostas se subdividem em imparipenadas, paripenadas e digitadas.

Qual a classificação das Flores?

Classificação das Flores

As flores podem ser classificadas quanto a sua estrutura, analisando a disposição delas no vegetal e a presença ou ausência de Verticilos. Podem também ser classificadas quanto a sua simetria, ou seja, disposição das pétalas de forma a estabelecer eixos simétricos de corte.

Como é a margem do limbo?

A margem, que é a parte externa das folhas, folíolos ou foliólulos, apresenta formas bastante distintas entre as espécies. Reconhecemos neste trabalho as seguintes variações: Inteira: de lâmina lisa, ondulada ou crespa, sem recorte ou reentrância.

O que é ápice do limbo?

Ápice: ponto mais alto ou extremo de um órgão vegetal; porção terminal da folha, raiz, caule, etc. Ápice da folha acuminado: quando o limbo da folha estreita-se gradualmente no ápice terminando em ponta excessivamente aguda.

Como as folhas podem ser classificadas em relação ao limbo?

As folhas também podem ser classificadas como folhas simples e folhas compostas. Nas folhas simples o limbo não é dividido, enquanto nas folhas compostas o limbo é dividido em pequenos folíolos.

Quais são as principais partes que compõem a folha?

As folhas possuem três estruturas diferentes: Bainha - estrutura que liga a folha ao caule; Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e. Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.

Quais as principais características das folhas?

Uma folha completa apresenta: limbo (lâmina), pecíolo ou bainha, e um par de apêndices foliares chamados estípulas na base do pecíolo. ... As estípulas são estruturas laminares, geralmente em número de dois, presentes na base das folhas, e variam muito em forma e tamanho, podendo ser livres ou não.

Quais as partes das folhas e suas funções?

Limbo – é a parte mais evidente da estrutura, o que denominamos folha propriamente falando; Pecíolo – parte estreita que fica localizada entre o limbo e o caule. Estípula – é uma pequena parte que protege o pecíolo. Bainha – é a parte inferior da folha sendo responsável por proteger a estípula.

Como a folha é chamada quando o limbo é dividido em duas ou mais unidades menores sem contato entre si?

Quanto à forma, os principais tipos de lâmina são: simples (limbo indiviso) e composta (limbo dividido em folíolos). O pecíolo das folhas é a parte que une a lâmina à base. Faz, assim, a conexão entre limbo e caule. ... Há casos, porém, em que se conecta ao meio da lâmina foliar.

Quais são as partes que constituem o caule?

As principais estruturas do caule são: gemas, zona de alongamento, nós e entrenós (Figura 1). As gemas são responsáveis por originar novos ramos, folhas e flores. Estão localizadas no ápice ou nas laterais dos ramos. A zona de alongamento é a região que ocorre o alongamento dos entrenós.

Quais são as partes de uma raiz?

A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e divide-se em quatro partes: região meristemática, lisa (alongamento), pilífera (maturação) e suberosa (ramificação). A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e é responsável pela fixação ao substrato, absorção, condução e armazenamento de nutrientes.

Qual é a função da raiz?

A raiz é uma estrutura presente em vegetais do grupo das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Está localizada na base do vegetal e tem como função principal promover a absorção de água e nutrientes presentes no meio externo, geralmente no solo.

Quais são as funções das partes da planta?

As plantas são também abrigo para uma série de seres vivos, como é o caso de alguns animais. Além disso, estão relacionadas com outras funções importantes, como liberação de oxigênio para a atmosfera, captação de gás carbônico, além de evitarem a erosão e ajudarem a regular a umidade relativa do ar.

Quais são as duas principais funções da raiz?

As raízes são as primeiras estruturas a emergirem da semente durante a germinação. Suas principais funções são fixação das plantas no substrato e absorção de água e sais minerais. Entretanto, outras funções como condução e armazenamento também podem estar associadas com as raízes.

Artigo anterior
Porque o leite é uma mistura homogênea?
Artigo seguinte
Como fazer oa pequeno?