O que é o trabalho excedente?

Perguntado por: William Tiago de Ferreira  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (69 avaliações)

O mais-trabalho é um conceito da economia marxiana que designa ou trabalho excedente, medido por sua duração, que ultrapassa o trabalho necessário para a produção dos bens requeridos para manter a existência do trabalhador. Este trabalho adicional é a base do enriquecimento dos capitalistas em forma de mais-valia.

O que é trabalho necessário e excedente?

Tempo de trabalho necessário é compreendido como aquele em que o trabalhador produz o equivalente ao seu próprio valor. Já tempo excedente é aquele que extrapola o tempo necessário de trabalho. Tempo disponível de trabalho, por sua vez, engloba tanto o tempo necessário e o tempo excedente de trabalho.

O que é o excedente para Marx?

A teoria da mais valia. Marx percebe que há uma disparidade entre o valor produzido pelo trabalhador e a remuneração que ele recebe. ... Os outros 12 dias de trabalho, cujo valor é apropriado pelo capitalista, é denominado trabalho excedente.

Qual é o conceito de trabalho para Marx?

Conforme o pensamento de Marx, o trabalho sempre se concretizará como condição eterna do gênero humano de satisfazer suas necessidades básicas através da transformação da natureza. ... O trabalho, nesse sentido, não é uma forma de realização humana, mas sim uma forma do indivíduo sobreviver na sociedade.

Qual é o conceito de Karl Marx?

Karl Marx entendia que a única riqueza que um trabalhador poderia possuir e multiplicar era sua prole (filhos). No processo das primeiras Revoluções Industriais, os trabalhadores buscavam ter muitos filhos para que eles se tornassem os novos “braços trabalhadores” para o mercado de trabalho.

Convoque os Excedentes! - Você sabe o que é um Excedente? Conheça-nos!

24 questões relacionadas encontradas

Quais os conceitos e teorias de Karl Marx?

Teoria de Karl Marx

Porém, o filósofo ficou mais conhecido por sua teoria de análise e crítica social, que reconhecia uma divisão de classes sociais e a exploração de uma classe privilegiada e detentora dos meios de produção sobre uma classe dominada.

Qual é a origem do excedente?

A origem do excedente

Quando o ser humano iniciou a atividade agrícola no período neolítico já produzia mais do que consumia. Esta diferença é precisamente o excedente. Desta maneira, o grão que sobrava era recolhido para ser servido como elemento de comércio entre as populações.

Para que o trabalho é necessário?

O trabalho é necessário, o trabalho fornece o sustento. Através dele, ganhamos dignidade, responsabilidade e crescimento pessoal.

Por que o trabalho é necessário?

Tem quem veja o trabalho apenas como uma forma de garantir o próprio sustento. Porém, mais do que fornecer o sustento, o trabalho tem uma grande importância na vida de um indivíduo. ... Trabalho tem a ver com ser útil e contribuir com uma causa maior. É daí que vem a motivação e a satisfação pessoal.

O que é o trabalho socialmente necessário?

2 “Tempo de trabalho socialmente necessário é aquele requerido para produzir um valor de uso qualquer, nas condições dadas de produção socialmente normais, e com o grau social médio de habilidade e de intensidade do trabalho.” (Marx, 1985a, p.

Qual sentido do trabalho para você?

O trabalho transforma as pessoas, desenvolve habilidades, ensina sobre nossas forças e limitações, auxilia a nos relacionarmos melhor com outras pessoas e, principalmente, altera a visão que temos do mundo e de nós mesmos.

Qual significado o trabalho tem na sua vida?

Lembre-se que o trabalho é o contexto mais apropriado para evoluirmos e crescermos como seres humanos, pois através do trabalho é possível desenvolver habilidades, contribuir com o progresso de outros, aprimorar relacionamentos e conhecer as próprias limitações.

Porque é que as pessoas trabalham?

Sim, a renda é resposta mais comum para os motivos pelos quais as pessoas trabalham. Ela está na hierarquia das necessidades e por si prioriza as diversas áreas da vida que compõem e dão sentido ao existir.

Como se classifica o trabalho?

Diferenças entre relação de emprego e relação de trabalho. Trabalho Formal ou Assalariado. Profissionais liberais. Trabalho Autônomo e Freelancer.

O que era o excedente da produção?

Determina-se, ainda, o Excedente de Produção,que é a diferença entre o valor que o produtor receberá pela venda de certa quantidade de mercadorias a preço de equilíbrio, e o valor que ele estaria disposto a receber para ofertar essa quantidade de bens.

O que são excedentes em concurso público?

Os candidatos aprovados como excedentes, fora do número de vagas previstas inicialmente no edital do concurso, não possuem direito à nomeação, mas apenas expectativa de direito em serem chamados a ocupar um cargo efetivo à proporção que novas vagas forem sendo disponibilizadas.

Quais são os principais conceitos de Max Weber?

Sociologia
  • Ação Social para Max Weber. Talvez o conceito mais importante da teoria weberiana seja o de “ação social”, que, segundo o autor, deveria ser o principal objeto de estudo da Sociologia. ...
  • Tipos de ações sociais. ...
  • Racionalização do mundo social. ...
  • Tipos de racionalidade. ...
  • Tipos ideais.

Quais são as principais ideias de Marx?

Karl Marx e as suas ideias mais importantes
  • Teoria e prática são inseparáveis. ...
  • Existe um eterno conflito entre as classes sociais. ...
  • A união dos trabalhadores é fundamental. ...
  • A sociedade capitalista gera problemas. ...
  • Os trabalhadores são capazes de mudar a sociedade.

Quais são os principais conceitos da sociologia de Max Weber?

A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.

Quais são os tipos de trabalho?

Confira quais são elas:
  • Estágio Profissional.
  • Trabalho Eventual.
  • Trabalho Autônomo.
  • Trabalho Temporário.
  • Diarista.
  • Trabalho Avulso.
  • Trabalho Voluntário.

Qual a importância do trabalho para o ser humano segundo Karl Marx?

O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano.

Como o trabalho transforma a sociedade?

O trabalho tem ajudado o homem a ampliar suas habilidades e melhorar o bem estar de uma sociedade. O trabalho está na base da atividade econômica e social de uma sociedade. Na sociedade capitalista atual, por exemplo, é com o trabalho que se criam as mercadorias que constituem a riqueza de uma sociedade.

Qual a possibilidade do trabalho transformar uma sociedade?

No capitalismo o trabalho se transforma em valor de troca onde o homem vende sua força de trabalho para realizar a reprodução social – consumir e produzir. ... Mesmo que todas as condições existissem para que não houvesse necessidade do homem trabalhar, este precisa de ocupações, ainda que lhe sejam penosas.

Como o trabalho e a sociedade se relacionam?

As relações de trabalho estão ligadas às nossas relações sociais e à nossa realidade material. ... A ideia não é que o ser humano exista em função do trabalho, mas é por meio dele que produz os meios para manter-se vivo. Dito isso, o impacto do trabalho e do seu contexto exercem grande influência na construção do sujeito.

O que é o trabalho humano transforma?

O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas.

Artigo anterior
Quais são os princípios do Direito de Família?
Artigo seguinte
Quem faz quimioterapia tem que ficar internado?