O que é o teste de trendelenburg?

Perguntado por: Doriana Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

O teste de Trendelenburg leva o nome de seu criador, o médico alemão Friedrich Trendelenburg. Foi descrito em 1897 como ferramenta útil para avaliar a função da musculatura abdutora do quadril em pacientes portadores de luxação congênita desta articulação (HARDCASTLE; NADE, 1985).

Qual objetivo do teste de Trendelenburg?

Teste de Trendelenburg: em 1895, Freidrich Trendelenburg descreveu um sinal clínico empregado para determinar a integridade da função dos músculos abdutores do quadril.

Quando o teste de Trendelenburg é positivo?

O sinal de Trendelenburg é positivo se, quando o quadril de um paciente que está de pé sustentado por somente uma perna, cai para o lado da perna levantada. A fraqueza é presente no lado da perna em contato com o chão.

Como é feito o teste de Thomas?

A execução do teste de Thomas consiste em posicionar o participante em decúbito dorsal na marquesa, o qual executa flexão da anca contralateral ao membro inferior em teste (no mínimo a 90º de flexão) e eleva o joelho contralateral ao membro em teste até ao peito, com o objetivo de diminuir a curvatura lombar e ...

Para que serve o teste de Phelps?

Este movimento possibilitará ao examinador perceber qualquer alteração em relação ao quadril como rangido ou solavancos. Sinais e sintomas: o paciente poderá sentir rangidos dolorosos, bem como uma sensação de apreensão e temor. Posição do paciente: decúbito ventral com o joelho em flexão máxima.

Trendelenburg

32 questões relacionadas encontradas

O que avaliar durante a inspeção do quadril?

A palpação é realizada buscando-se identificar possíveis pontos dolorosos, tumorações, deformidades ósseas e o tônus e o trofismo da musculatura. São importantes pontos de referência:a espinha ilíaca ântero-superior, a crista ilíaca, a espinha ilíaca póstero-superior, o trocânter maior e a tuberosidade isquiática.

Como saber se tenho os adutores encurtados?

Para realizar o teste é necessário deitar-se na posição decúbito dorsal (barriga para cima) e “abraçar” um dos joelhos, tentando manter a outra perna completamente esticada no chão. Caso a perna que não foi abraçada não fique completamente no chão, significa que existe uma deformidade e encurtamento muscular.

Como é feito o teste de Finkelstein?

O teste de Finkelstein é usado para diagnosticar a síndrome de De Quervain em pessoas que tem dor no punho. Para realizar o teste, o médico e/ou fisioterapeuta examinador segura o polegar e é realizado um desvio ulnar da mão.

Como é feito o teste de Mcmurray?

O teste é realizado com o paciente em decúbito dorsal relaxado. O joelho a ser testado deve ser totalmente flexionado. O examinador segura a sola do pé com uma das mãos e palpa a face medial ou lateral da articulação tibio-fibular. Este teste é usado para determinar danos ao menisco lateral ou medial.

Como é feito o teste de Romberg?

Nele, o paciente é orientado a ficar em pé, com os braços juntos ao corpo. A princípio, os olhos devem ficar abertos, mas precisam ser fechados alguns segundos depois. Isso é feito para observar a diferença entre a oscilação com e sem o auxílio da visão.

Quando o teste de Ely é positivo?

O teste é positivo quando ocorre a queda da pelve para o lado não apoiado, o que significa insuficiência do glúteo médio do lado oposto.

Como avaliar piriforme?

Teste do piriforme: paciente em decúbito lateral, sobre o lado não acometido, bem próximo da ponta da maca, com quadril e joelho flexionados. O avaliador força a perna cruzada para baixo. O teste é positivo caso o mesmo sinta dor na região do piriforme.

Como avaliar glúteo máximo?

Para a avaliação da força do glúteo máximo foi utilizado um dinamômetro manual . O indivíduo foi solicitado a deitar em decúbito ventral sobre o mesmo aparato utilizado no teste força dos isquiossurais, com a pelve posicionada no seu ápice (FIG. 5).

O que é o sinal de Trendelenburg Qual a principal consequência na cintura pélvica?

O sinal de Trendelenburg é dito positivo se, quando o quadril de um paciente que está de pé sustentado por somente uma perna, cai para o lado da perna levantada. A fraqueza é presente no lado da perna em contato com o chão. O corpo não é capaz de manter o centro de gravidade no lado da perna que está no chão.

Para que serve o teste de Gerber?

281.73- Teste de Gerber. Teste para o tendão longo do bíceps. Avalia a lesão da cabeça longa do bíceps. A manobra é realizada pela flexão ativa do cotovelo contra resistência, a partir da posição estendida e supinada (Figura 281.75).

Para que serve o teste de Gaenslen?

O teste de Gaenslen, também conhecido como manobra de Gaenslen, é um exame físico executado por médicos, fisioterapeutas e enfermeiros, usado para detectar ou afastar anormalidades musculoesqueléticas e inflamação primária-crônica das vértebras lombares e articulação sacroilíaca, como uma sacroileíte, instabilidade da ...

O que avalia o teste de McMurray?

O teste de McMurray é um teste usado no exame físico para avaliar pacientes com suspeita de lesões no menisco do joelho.

Como é feito o teste de Lachman?

Teste de Lachman: a valia a instabilidade anterior do joelho onde o paciente posiciona-se em DD, com membro a ser examinado ao lado do examinador, joelho em flexão de aproximadamente 30 o. Com uma das mãos o examinador estabiliza o fêmur do paciente, e com a outra mão traciona a região proximal da tíbia anteriormente.

Como testar o menisco?

Para avaliar uma possível lesão meniscal medial é feita uma rotação súbita da tíbia externamente segurando‐se o pé. Um teste positivo produz dor ao longo da linha articular medial.

Como é realizado o teste de Speed?

Para realizar o Teste de Speed, o examinador coloca o braço do paciente em flexão do ombro, rotação externa, extensão total do cotovelo e supinação do antebraço; a resistência manual é então aplicada pelo examinador em uma direção descendente.

Qual objetivo do teste de abdução do polegar?

Descrição do teste: teste utilizado para diagnosticar a tenossinovite estenosante De Quervain, que abrange o primeiro compartimento dorsal (tendões do abdutor longo e do extensor curto do polegar).

Como é feito o teste de Tinel?

Testes irritativos para o nervo mediano

Teste ou sinal de Tinel, que consiste na percussão leve sobre o punho, na localização do nervo mediano. Assim, o resultado positivo é quando essa percussão transmite uma sensação de parestesia na região de distribuição do nervo mediano.

Como saber se a pessoa tem encurtamento?

Tudo dói. Dores no ombro e no pescoço podem ser resultado do encurtamento dos músculos trapézio e eretores da coluna. “As pessoas têm costume de elevar os ombros e colocar a cabeça para frente, mesmo sem perceber, quando estão em frente ao computador”, comenta a fisioterapeuta. Outra região afetada é o quadril.

O que causa o encurtamento muscular?

Mecânica do encurtamento muscular

Quando não há estímulo para o alongamento dos músculos, as fibras se amontoam e perdem a elasticidade. A pele, assim, também adere à posição inativa do músculo, o que limita a extensão dos movimentos. O corpo se adapta a essa baixa demanda muscular, levando ao encurtamento.

O que causa encurtamento dos músculos?

“O encurtamento pode ocorrer por motivo genético, em sedentários que ficam muito tempo na mesma posição, em atletas que praticam exercícios de sobrecarga, entre outros motivos.

Artigo anterior
Como fazer um diagrama de blocos no Word?
Artigo seguinte
Como funciona compensação de ausência?