O que é o termo mindfulness?

Perguntado por: Doriana Brito de Garcia  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

O termo atenção plena (mindfulness, em inglês) designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente — ou seja, todo tipo de pensamentos, ...

O que significa o termo mindfulness?

Mindfulness, palavra que pode ser traduzida como “atenção plena”, é a prática de se concentrar completamente no presente. Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar à uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.

Para que serve o mindfulness?

Entre outras coisas, a prática diminui a ansiedade, as chances de depressão e melhora a concentração. Embora mindfulness – ou a meditação baseada em atenção plena – esteja em alta atualmente, a prática existe há milhares de anos.

Quais são as técnicas mindfulness?

Separamos algumas técnicas simples que podem te ajudar na prática:
  • Concentre-se na respiração. ...
  • Ande. ...
  • Sinta o seu corpo. ...
  • Repita várias vezes uma coisa positiva sobre você ...
  • Interrompa o ciclo do estresse.

Quem criou o termo mindfulness?

Em meados dos anos 70, Jon Kabat-Zinn, então professor emérito da Universidade de Massachusetts, resolveu tirar o conceito da atenção plena de dentro do budismo e trazê-lo para dentro das universidades.

O que é mindfulness (de verdade) e atenção plena? | Oi! Seiiti Arata 160

41 questões relacionadas encontradas

Quando o mindfulness foi criado?

Para sermos mais específicos, o primeiro programa de Mindfulness foi desenvolvido no hospital da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts em 1979 pelo professor emérito de medicina Jon Kabat-Zinn.

Quem trouxe o mindfulness para o Brasil?

Mente Aberta Mindfulness Brasil é uma organização fundada pelo médico especialista Marcelo Demarzo, pioneiro na difusão de Mindfulness no país, tanto no âmbito da ciência, pesquisa e certificação, através do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde Mente Aberta, quanto em atividades direcionadas ao público ...

Como trabalhar o mindfulness?

  1. 5 Passos para aplicar Mindfulness na vida profissional.
  2. Defina seu objetivo. Diariamente, antes de começar a trabalhar, decida o objetivo principal que você quer alcançar naquele dia. ...
  3. Não seja multitarefa. Não se iluda! ...
  4. Faça pausas. ...
  5. Reclame menos, Aceite mais. ...
  6. Insista, persista e não desista.

Quais são os tipos de meditação?

5 tipos diferentes de meditação para você testar e diminuir a...
  • Mindfulness. O termo significa atenção plena. ...
  • Meditação Transcendental. Nela, você ensina a sua mente a mergulhar no campo transcendental. ...
  • Raja Yoga. ...
  • Meditação Vipassana. ...
  • Meditação Zazen.

Quais são as boas práticas de mindfulness que podem ser aplicadas no dia a dia para descansar a mente?

13 Práticas de mindfulness
  • Permita-se “sentir” suas emoções. ...
  • Cultive a prática de gratidão pela manhã ...
  • Pratique a “caminhada meditativa”, de mindfulness, onde quer que vá ...
  • Experimente a refeição contemplativa. ...
  • Elimine suas distrações. ...
  • Alimente sua mente e alma com conteúdos saudáveis. ...
  • Conecte-se com a natureza.

Porque praticar atenção plena?

Mais de 400 estudos científicos demonstram a eficácia incomparável da atenção plena na redução dos níveis de estresse, melhora do humor e da concentração, cultivo do pensamento criativo e desenvolvimento da empatia.

Qual a importância da respiração no mindfulness?

Nas práticas de atenção plena (mindfulness), a respiração é fundamental por 2 aspectos: ser de fácil acesso (disponibilidade) e estar sempre no presente (evita que a mente se perca em pensamentos ou devaneios).

Quais os benefícios da atenção plena ou mindfulness para o corpo e a mente?

A prática de mindfulness ajuda a ter uma boa noite de sono. A atenção plena, como já foi dito, diminui os sintomas de estresse e ansiedade e proporciona grande relaxamento. Com a mente e o corpo livre de tensões, é possível ter uma noite tranquila, importante para repor as energias para o dia seguinte.

Como se faz mindfulness?

Mindfulness: como começar a praticar
  1. Tome seu lugar. ...
  2. Observe suas pernas. ...
  3. Corrija - mas não endureça - a postura. ...
  4. Estenda os braços à frente do corpo. ...
  5. Abaixe um pouco o queixo e deixe o olhar cair suavemente para baixo. ...
  6. Relaxe. ...
  7. Sinta a respiração. ...
  8. Sua atenção vagará para outros lugares.

Qual a tradução básica resumida é mais comum do conceito de mindfulness?

Traduzido em português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”, o mindfulness se popularizou nas grandes empresas entre os funcionários que buscam um alívio para o estresse do dia a dia, além de ajudar a melhorar as suas capacidades mentais e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

São características do mindfulness?

A técnica consiste em estar consciente no presente de forma intencional e livre de julgamentos. Também pode ser entendida como um estado de consciência, em que temos controle sobre nossa atenção e nossas ações.

Como escolher o tipo de meditação?

Medite sozinho ou em grupo, com técnica autoguiada ou com professor, ou uma linha mais espiritual ou laica. O importante é descobrir o caminho para o relaxamento e a autoconsciência. "A experiência pode não ser positiva no primeiro momento, mas é importante persistir. Não podemos ser radicais.

O que é meditação exemplos?

A meditação é um exercício de concentração que visa equilibrar emoções e trazer uma nova forma de lidar com estresse físico e psicológico. Porém, com o ritmo acelerado do dia a dia, o foco na respiração ou em um único pensamento pode ser muito desafiador.

Quais são os princípios da meditação?

Os princípios básicos da meditação são o relaxamento e a respiração. A meditação é uma abordagem para o treinamento da mente, semelhante à maneira que a aptidão é uma abordagem para a formação do corpo.

Quem pode aplicar mindfulness?

O ponto fundamental é a certificação e qualificação do professor. Um instrutor qualificado é aquele que passou por uma formação e certificação profissional específica para atuar com mindfulness, fornecida por um centro formador reconhecido (institutos ou universidades).

O que é Mindfulness no trabalho?

O mindfulness é a meditação do século XXI. Uma técnica de relaxamento ideal para aumentar o bem-estar no trabalho. Reduz o estresse e a ansiedade, aumenta a concentração e gera efeitos que têm impactos positivos nas organizações e na produtividade.

Como praticar a atenção?

O que é essa técnica e como ela surgiu?
  1. não julgue pensamentos ou sentimentos durante a prática;
  2. tenha paciência;
  3. mantenha uma mente de iniciante;
  4. confie no processo, em você e em sua intuição;
  5. não tente se tornar uma pessoa diferente;
  6. tenha e trabalhe a aceitação; e.
  7. aprenda a se desapegar.

Quem descobriu a atenção plena?

A prática existe a milhares de anos, mas atualmente é atribuído a Jon Kabat-Zinn a grande atenção que atualmente é dada ao mindfulness no mundo ocidental. Ele repaginou as práticas de meditação do budismo, tirando a conotação espiritual que elas tinham originalmente, e adaptando para um público secular.

Como surgiu o Mindful Eating?

Essa prática chegou ao ocidente primeiramente por um médico americano chamado Jon Kabat-Zinn. O Mindfulness nasceu nessa parte do mundo a partir do momento que Jon criou um programa de redução de estresse na Universidade de nos Estados Unidos.

O que é mindfulness Jon Kabat-Zinn?

O conceito de mindfulness, de acordo com os ensinamentos orientais, é uma perspectiva que consiste em (i) prestar atenção, (ii) intencionalmente, (iii) no momento atual, (iv) sem julgar e (v) na vivência enquanto esta desabrocha (Kabat-Zinn, 1990).

Artigo anterior
Por que o comércio pode ser bom para todos?
Artigo seguinte
Quais os sintomas de aprendizagem?