O que é o sujeito em uma frase?

Perguntado por: Hélder António de Santos  |  Última atualização: 3. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (21 avaliações)

O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre alguma ação. Todos os elementos da frase se referem ao sujeito, sendo ele um dos elementos principais de uma frase. Tem também a função de determinar o verbo. ... Os sujeitos podem ser classificados em determinado (simples, composto e oculto) inexistente ou indeterminado.

Como identificar o sujeito de uma frase?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

Como se classifica o sujeito?

Classificação do sujeito
  1. Sujeito determinado - é o sujeito que pode ser identificado na oração. ...
  2. Sujeito indeterminado - é o sujeito que não é identificado na oração. ...
  3. Sujeito inexistente - ocorre em orações que são construídas com verbos impessoais e que, portanto, não admitem agentes de ação.

Quais são os 5 tipos de sujeito?

  • Sujeito determinado. Os sujeitos determinados podem ser facilmente identificados em uma oração. ...
  • Sujeito simples. ...
  • Sujeito composto. ...
  • Sujeito implícito. ...
  • Sujeito indeterminado. ...
  • Verbo na 3ª pessoa do plural. ...
  • Verbo na 3ª pessoa do singular + pronome “se” ...
  • Verbo no infinitivo impessoal.

Quais tipos de sujeitos?

Tipos de sujeito
  • Sujeito simples e composto. Dependendo do núcleo, o sujeito pode ser simples ou composto. ...
  • Sujeito elíptico, oculto, subentendido ou desinencial. ...
  • Sujeito determinado e indeterminado. ...
  • Oração sem sujeito.

Como identificar Corretamente o Sujeito de Uma Oração

41 questões relacionadas encontradas

Como aparece o sujeito e o predicado nessa oração?

O sujeito é aquele que realiza ou recebe a ação, e o predicado comporta o verbo, informando a ação realizada ou recebida pelo sujeito. ... A posição do sujeito nessa oração é anterior ao predicado, por isso, é chamada de ordem direta.

O que é sujeito indeterminado exemplos?

Quando a oração apresenta um verbo na terceira pessoa do plural (eles), não é possível identificar o sujeito dessa oração, por isso o sujeito é classificado como sujeito indeterminado. Veja os exemplos: Disseram que ele vai viajar. Falaram que haverá greve na universidade.

Que pergunta devo fazer ao verbo para identificar o sujeito?

O sujeito aparece, habitualmente, antes do predicado, sendo esta a ordem direta da oração. As perguntas quem?, o quê? e quê? feitas antes do verbo, facilitam a identificação do sujeito.

Quem é o sujeito das orações como é possível identificá lo?

O sujeito das orações é quem pratica a ação, ou de quem a gente está falando, e é super simples e fácil de identificar com um macetezinho. Vou te dar um exemplo. Nessa frase: O rato roeu a roupa do rei de Roma. ... O rato, praticou a ação de roer a roupa, logo, ele é o sujeito da oração.

Como saber se o sujeito é simples ou composto?

A diferença entre sujeito simples e composto está no NÚCLEO.

Enquanto o sujeito composto apresenta mais do que um núcleo, o sujeito simples apresenta somente um.

Como é possível saber a quem o verbo se refere explique?

Os verbos flexionam de acordo com o número, a pessoa, o modo, o tempo e a voz. Em relação ao número, podemos ter o sujeito no singular ou no plural. O sujeito também pode ser de 1ª, 2ª ou 3ª pessoa, sendo a 1ª a que fala, a 2ª com quem se fala e a 3ª outra que não se enquadra nas duas categorias anteriores.

Como identificar o sujeito oculto em uma frase?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração.

Quantas formas de Indeterminar o sujeito?

Há duas maneiras de indeterminar o sujeito: - pode-se colocar o verbo na terceira pessoa do plural, sem referência a nenhum antecedente; Exemplo: Dizem péssimas coisas sobre você. - justapondo-se o pronome se – índice de indeterminação do sujeito – ao verbo na terceira pessoa do singular.

Quando o sujeito é indeterminado qual é o predicado?

Tipos de Sujeito e Predicado

Os sujeitos podem ser: Determinado - quando é identificado na oração. Indeterminado - quando não é identificado na oração. Inexistente - orações com verbos impessoais.

Em quais posições dentro da oração pode aparecer o sujeito?

Posição do sujeito na oração
  • Na ordem direta: o sujeito aparece antes do predicado.
  • Na Ordem Inversa: o sujeito aparece depois do predicado.
  • Sujeito no Meio do Predicado:

Como identificar o sujeito depois do verbo?

Exemplo: Paola e Pedro gostaram do seu interesse em vender a casa. b) Quando o sujeito vier depois do verbo, esse último ficará no plural ou com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo ao verbo. Exemplo: Dividiram a comida a mãe, os seus filhos e os amigos de seus filhos.

Qual é o sujeito da frase depois do assombro veio a desilusão?

sujeito indeterminado. Depois do assombro veio a desilusão. A desilusão (sujeito simples)

Quais são as duas maneiras de Indeterminar o sujeito?

A língua portuguesa indetermina o sujeito de duas maneiras:
  • Empregando o verbo na 3. ª pessoa singular ou plural, sendo este último caso o mais comum, sem referência a pessoas determinadas: ...
  • Empregando o pronome se junto ao verbo, de modo que a oração passe a equivaler a outra que tem por sujeito alguém, a gente:

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Os verbos transitivos diretos e indiretos (também chamados de bitransitivos) são aqueles que vêm com dois complementos, sem e com preposição. Os seus complementos são: objeto direto e indireto. Exemplo: Danilo ofereceu flores brancas à noiva. oferece: verbo transitivo direto e indireto.

Precisa-se qual o sujeito?

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

Quais são os tipos de sujeitos e exemplos?

Tipos de sujeito
  • Pedro é um bom garoto.
  • Sujeito: Pedro. Predicado: é um bom garoto.
  • Sujeito simples.
  • Pedro é um bom garoto.
  • Sujeito composto.
  • Eu e meus amigos fomos ao cinema.
  • Sujeito oculto.
  • Acordei feliz.

O que é predicado exemplos?

O predicado, formado por um ou mais verbos, é aquilo que se declara sobre a ação do sujeito, concordando em número e pessoa com ele. Para compreender melhor, observe o exemplo: Lúcia correu no final da semana passada. ... Predicado: após identificar o sujeito da ação, todo o restante é o predicado.

Qual a diferença entre o sujeito oculto é indeterminado?

O sujeito indeterminado não pode ser identificado, por isso ele pode ser confundido com o sujeito oculto. O sujeito oculto, também conhecido como desinencial ou elíptico, apesar de não estar explícito pode ser identificado. Isso acontece quando o contexto ou a forma verbal permitem perceber quem é o sujeito.

Como saber o que é um verbo?

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.
...
Flexão verbal
  1. ª (quem fala: eu e nós);
  2. ª (com quem se fala: tu e vós);
  3. ª (de quem se fala: ele e eles).

O que são verbos de exemplo?

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.

Artigo anterior
Quanto é um semestre na faculdade?
Artigo seguinte
O que e recalque?