O que é o sujeito da oração?

Perguntado por: Anna Anjos Carvalho  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (25 avaliações)

O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre alguma ação. Todos os elementos da frase se referem ao sujeito, sendo ele um dos elementos principais de uma frase. Tem também a função de determinar o verbo. ... Os sujeitos podem ser classificados em determinado (simples, composto e oculto) inexistente ou indeterminado.

Como saber quem é o sujeito da oração?

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

O que é o sujeito da oração exemplos?

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”

O que pode ser sujeito?

O Sujeito é um dos termos essenciais de uma frase. Pode ser classificado em simples, composto, indeterminado, desinencial ou oculto, oracional e inexistente. Sua identificação pode ser feita pela análise sintática. ... A partir da sua identificação também torna-se possível saber qual termo é o núcleo do sujeito.

Quais são os 5 tipos de sujeito?

  • Sujeito determinado. Os sujeitos determinados podem ser facilmente identificados em uma oração. ...
  • Sujeito simples. ...
  • Sujeito composto. ...
  • Sujeito implícito. ...
  • Sujeito indeterminado. ...
  • Verbo na 3ª pessoa do plural. ...
  • Verbo na 3ª pessoa do singular + pronome “se” ...
  • Verbo no infinitivo impessoal.

Sujeito ♫ Paródia Valesca Popozuda ♫ [Prof Noslen]

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de sujeito e exemplos?

Tipos de sujeito
  • Pedro é um bom garoto.
  • Sujeito: Pedro. Predicado: é um bom garoto.
  • Sujeito simples.
  • Pedro é um bom garoto.
  • Sujeito composto.
  • Eu e meus amigos fomos ao cinema.
  • Sujeito oculto.
  • Acordei feliz.

Quais são os sujeitos simples?

Sujeito simples é quando a oração possui apenas um núcleo do sujeito ou Sintagma Nominal (SN). Núcleo do sujeito: É a palavra base (principal) do sujeito e pode ser um substantivo ou um pronome. Em volta do núcleo pode haver outras palavras secundárias relacionadas a ele (artigo, adjetivos, numeral, etc.).

Quando o que vai ser pronome relativo?

Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões). Aquele é o livro com que trabalho. ... O pronome relativo quanto, quantos e quantas são pronomes relativos quando seguem os pronomes indefinidos tudo, todos ou todas.

Que pode ser pronome?

O pronome relativo "que" refere-se à palavra "sistema" e introduz uma oração subordinada. ... Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".).

Quais são os predicativos?

Predicativo é o termo que confere ao sujeito ou ao objeto uma qualidade, uma característica. Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO. O predicativo exprime um estado ou qualidade atribuídos ao sujeito ou ao objeto. ...

O que é voz passiva exemplos?

Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. O bolo foi comprado pelos funcionários. A casa da mãe foi reformada pelo filho.

Qual o tipo de sujeito na frase?

As frases podem apresentar sujeito indeterminado, sujeito inexistente ou sujeito determinado. Esse último subdivide-se, ainda, em três tipos: sujeito simples, sujeito composto e sujeito oculto.

Como saber se é um sujeito oculto?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

Que pergunta devo fazer ao verbo para identificar o sujeito?

O sujeito aparece, habitualmente, antes do predicado, sendo esta a ordem direta da oração. As perguntas quem?, o quê? e quê? feitas antes do verbo, facilitam a identificação do sujeito.

Como é possível saber a quem o verbo se refere explique?

Os verbos flexionam de acordo com o número, a pessoa, o modo, o tempo e a voz. Em relação ao número, podemos ter o sujeito no singular ou no plural. O sujeito também pode ser de 1ª, 2ª ou 3ª pessoa, sendo a 1ª a que fala, a 2ª com quem se fala e a 3ª outra que não se enquadra nas duas categorias anteriores.

O que são os pronomes?

Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). ... Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada. Pronome adjetivo é aquele que acompanha ou modifica um substantivo.

O que é pronome exemplos em frases?

Os pronomes são palavras usadas para substituir algum termo que já tinha sido utilizado anteriormente na fala. ... Por exemplo, quando você diz: “eu estou muito triste, preciso de um abraço” só usa o pronome “eu”para substituir seu nome, percebe? Essa é só uma das situações em que o pronome aparece.

Que pronome e que conjunção?

Gramática. A palavra “que” pode atuar ora como pronome relativo ora como conjunção integrante, bastando para isso uma análise mais apurada. ... Muitas são as vezes que confundimos o emprego de determinadas palavras, principalmente quando o assunto faz referência à análise sintática.

Que em pronome relativo?

O pronome relativo "que" é chamado relativo universal, pois seu emprego é extremamente amplo. Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural. ... Substituindo o pronome pelo antecedente, temos: Eis os artistas.

Quais são os principais pronomes relativos?

Os pronomes invariáveis são que, quem e onde. Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas).

Como empregar o pronome cujo?

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
  1. O vocábulo CUJO sempre é usado para denotar uma relação posse. ...
  2. O pronome CUJO sempre concorda com o termo posterior. ...
  3. O pronome CUJO nunca é seguido de artigo. ...
  4. O pronome CUJO pode ser antecedido por preposição.

Estou é sujeito simples?

Sujeito simples – é quando na frase existe uma ação sendo praticada por um núcleo no singular ou plural. ... Porque nem sempre o sujeito simples é uma pessoa, pode ser, por exemplo, um grupo (turma, bando, orquestra), um numeral (dois, cinco), um pronome (ele, ela, nós), uma palavra substantivada (o amor, o falar).

Precisa-se sujeito oculto?

Verbos flexionados com a partícula "se" e preposição ficam invariáveis no singular, mesmo com predicado plural! Necessita-se ou necessitam-se? ... A regra geral é simples: a partícula “se” atenua o sentido do verbo e pode ou não esconder o sujeito oculto ou indeterminado.

Qual a diferença entre o sujeito oculto é indeterminado?

O sujeito indeterminado não pode ser identificado, por isso ele pode ser confundido com o sujeito oculto. O sujeito oculto, também conhecido como desinencial ou elíptico, apesar de não estar explícito pode ser identificado. Isso acontece quando o contexto ou a forma verbal permitem perceber quem é o sujeito.

Artigo anterior
Quais as funções Horarias do movimento uniformemente variado?
Artigo seguinte
O que foi a guerra santa?