O que é o solo criado?

Perguntado por: Gil Gonçalo Freitas Martins Batista  |  Última atualização: 16. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (54 avaliações)

No direito urbanístico, solo criado é um conceito que compreende a separação do direito de propriedade do direito de construção. Em termos gerais, é classificado como “o espaço edificado que não esteja em contato direto com o solo natural, seja acima do nível do solo, seja abaixo”.

Como o solo e criado?

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

Qual é a diferença entre o solo criado e a transferência do Direito de construir?

Porém, é importante diferenciar a outorga onerosa do direito de construir do conceito de solo criado. Enquanto o termo solo criado implica o apenas a ideia de aumento do solo edificável, a Outorga Onerosa do Direito de Construir implica o ônus pela aquisição do direito de construir.

O que é índice construtivo?

Índices construtivos – Os índices construtivos são números que definem as regras de aproveitamento de um terreno: o quanto pode ser construído, o limite de área, a reserva verde/permeável que deve ser respeitada, a relação da construção com a cidade e o vizinho.

Como funciona a Outorga Onerosa do Direito de Construir?

Ela foi criada em função de que, na cidade de São Paulo, a construção de edifícios é gratuita somente até o limite que é definido pelo Coeficiente Básico de cada zona da cidade. Por meio da Outorga Onerosa, torna-se possível construir acima desse limite, chegando-se até o Coeficiente Máximo de cada zona.

DESCOMPLICA SMAMUS - Solo Criado

23 questões relacionadas encontradas

O que é outorga de terreno?

A Outorga Onerosa do Direito de Construir nada mais é que uma concessão emitida pelo poder público para que o proprietário do imóvel construa acima do coeficiente básico estabelecido mediante o pagamento de uma contrapartida financeira.

Quem deve pagar Outorga Onerosa?

O empreendimento da incorporação imobiliária somente deverá pagar a taxa da outorga onerosa se pretender construir acima do limite definido pelo Coeficiente Básico, respeitando-se o Coeficiente Máximo, para cada zona da cidade de São Paulo.

Como saber o potencial construtivo de um terreno?

É também conhecido como o “potencial construtivo” do terreno. O cálculo é feito multiplicando-se a área do terreno pelo CA permitido pela legislação, resultando na área computável máxima permitida para a edificação. O CA varia conforme a zona em que o terreno está inserido.

O que é a transferência do direito de construir?

A Transferência do Direito de Construir (TDC) dá ao proprietário de um imóvel a possibilidade de utilizar seu potencial construtivo em outro lote, vendê-lo a outro proprietário ou doá-lo ao poder público. Ou seja, é um ativo financeiro valioso para o mercado imobiliário e para a administração pública.

O que é potencial construtivo de um terreno?

Observa-se, em síntese, que o potencial construtivo de um terreno é a quantidade de metros quadrados edificáveis. Em princípio, o potencial construtivo é indicado pela multiplicação do coeficiente de aproveitamento pela área do terreno6.

O que é TDC prefeitura?

A Transferência do Direito de Construir (TDC) é instrumento da política urbana previsto pelo Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01) e regulamentado no município de São Paulo por meio do Plano Diretor Estratégico (Lei Municipal nº 16.050/14).

O que acontece se Construir no terreno de outra pessoa?

Parágrafo único: Se a construção ou a plantação exceder consideravelmente o valor do terreno, aquele que, de boa-fé, plantou ou edificou, adquirirá a propriedade do solo, mediante pagamento da indenização fixada judicialmente, se não houver acordo.

Quando ocorre a transferência da propriedade?

A propriedade só passa definitivamente para o nome do novo proprietário após a escritura ser registrada no Registro Geral de Imóveis (RGI). De acordo com os termos do parágrafo 1º do artigo 1245 do Código Civil, a transferência de imóvel só acontece após o registro da escritura do imóvel.

Quais são os tipos de solo?

Classificação dos solos Classificação dos solos
  • Argissolos. Solos com acúmulo de argila em subsuperfície. ...
  • Cambissolos. Solos moderadamente desenvolvidos. ...
  • Chernossolos. Solos com cor escura na superfície e alta saturação por bases. ...
  • Espodossolos. ...
  • Gleissolos. ...
  • Latossolos. ...
  • Luvissolos. ...
  • Neossolos.

Quais são os três principais tipos de solo?

Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).

Como é chamado o solo?

O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, e em geral, é chamado também de "terra" ou "chão".

Como é feita a transferência de um terreno?

Como fazer a transferência de um imóvel? A transferência de um imóvel é feita por meio de uma escritura pública, em que é atestado o desejo de ambas as partes de vender ou doar o bem. Mas a transferência só tem validade legal quando a escritura é devidamente registrada em um Cartório de Registro de Imóveis.

O que é o direito de construir?

Direito de construir: o que é? Onde está disciplinado? O fundamento do direito de construir está no direito de propriedade. Desde que se reconhece ao proprietário o poder legal de usar, gozar e dispôr dos seus bens (código civil - art.

Pode construir em uma Zepam?

O laudo pericial comprova que os parâmetros construtivos da ZEPAM são, de fato, mais restritivos. Todavia, são válidos para terrenos nus, ou seja, não edificados.

Qual o máximo que pode construir em um terreno?

Ele varia entre 1 (a maioria na cidade) e 2,5 vezes a área do terreno. Ou seja, se o coeficiente é 1, pode-se levantar uma edificação com a mesma metragem do imóvel em questão. Se o coeficiente for 2, é permitido que se construa o dobro da área do terreno. O Coeficiente Máximo varia entre 2 e 4.

O que não é considerado área construída?

Alguns elementos e espaços não são considerados como parte da área construída de uma propriedade. Isso inclui áreas ao ar livre, como pátios, varandas, terraços e jardins. Além disso, corredores externos, garagens e áreas descobertas dedicadas ao estacionamento não são contabilizados na área construída.

O que pode construir na zona ZC?

ZER Zona Exclusivamente - Não Residencial é permitido comércio nem a construção de edifícios, somente residências. residencial, mas onde cabem alguns usos não residenciais que não causam incômodo, como casas de repouso e asilos.

Quem não precisa de outorga?

Ficam dispensados de outorga, nos casos de situações caracterizadas como de segurança pública e defesa civil, de caráter emergencial descrita na Portaria DAEE nº 1.633, de 30/05/2017, os serviços de recomposição de travessias, de barramentos e de trechos de canalização, bem como os serviços de desassoreamento e de ...

Quem libera a outorga?

Órgãos Competentes para Emissão da Outorga

São de domínio da União as águas dos rios e lagos que banham mais de um estado, fazem limite entre estados ou entre o território do Brasil e o de um país vizinho.

Quem libera a outorga na construção civil?

O nome oficial é Outorga Onerosa do Direito de Construir. Por meio desse instrumento, a prefeitura dá ao proprietário a permissão para construir acima do tamanho básico e até o limite de área construída.

Artigo anterior
O que significa inbound marketing?
Artigo seguinte
O que é o bitcoin?