O que é o sistema Flex Start?

Perguntado por: Lourenço Lopes  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

Basicamente, a tecnologia Flex Start permite a partida do motor em baixas temperaturas mesmo se abastecido com etanol em proporções acima de 85%. O conceito do sistema consiste em aquecer o etanol na própria galeria de combustível, antes de se ser injetado.

O que seria o sistema é flex?

Esse sistema basicamente elimina o atual reservatório de gasolina para a partida a frio do motor e o substitui por um sistema que pré-aquece o combustível no tubo distribuidor dos injetores antes da sua injeção na câmara de combustão do motor.

Como funciona o motor flex?

Os carros flex são aqueles que podem utilizar tanto gasolina como etanol em seus motores. É diferente de veículos monocombustíveis, que só podem utilizar um tipo de combustível em seu funcionamento. Atualmente, os carros flex correspondem a cerca de 80% da frota brasileira.

O que substitui o tanque de partida a frio?

Nos veículos mais modernos, o tanquinho de partida a frio está aposentado, dando lugar a bicos injetores. Essa tecnologia, no entanto, esquenta o etanol por meio de velas aquecedoras dentro da galeria de combustível antes que ele seja injetado. A Delphi Technologies atua nesse mercado desde 2012.

Quais carros têm partida a frio?

Os carros flex precisam da partida a frio porque, caso estejam abastecidos com etanol, o álcool sozinho no tanque não será capaz de gerar os primeiros vapores necessários para iniciar a combustão no motor.

ENTENDA COMO FUNCIONA O SISTEMA FLEX E FLEXSTART ✍???‍?

24 questões relacionadas encontradas

Precisa abastecer partida a frio?

A gasolina tem ponto de fulgor a -42,8ºC e o etanol a 16,6ºC. Assim, o álcool precisa de uma temperatura relativamente alta para gerar combustão. Então, é aí que entra o sistema de partida a frio. ... Portanto, é crucial mantê-lo cheio e não abastecer somente com álcool.

Pode deixar o reservatório de partida a frio vazio?

Sempre alguém diz que só usa gasolina no carro e pergunta se pode deixar o tanque de partida a frio vazio por causa disso. A resposta é não.

O que acontece se acabar a gasolina do reservatório?

Se o carro só roda com gasolina, não é necessário abastecer o tanquinho. É melhor deixá-lo seco, porque, se o combustível permanece por muito tempo dentro do reservatório, acaba ficando velho, vira um piche, e pode causar danos ao sistema.

Qual gasolina usar no reservatório de partida a frio?

A gasolina aditivada também acaba sendo melhor para o abastecimento do tanquinho de partida a frio – que é abastecido com gasolina, esta utilizada para ajudar o carro abastecido com etanol a dar partida em dias com temperaturas mais baixas.

Quanto tempo dura a gasolina no reservatório de partida a frio?

Especialistas recomendam que o prazo nunca ultrapasse 90 dias. Com o tempo, a gasolina pode perder seu poder de queima e não ajudar o carro a ligar em dias frios.

Pode misturar gasolina e álcool no motor flex?

Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.

Qual o melhor combustível para o motor flex?

A gasolina é o combustível ideal para os carros flex para momentos de passeio, dentro da cidade, graças à sua octanagem. Ela traz mais autonomia, já que o seu consumo é menor que o do etanol. Suas propriedades químicas permitem essa redução do consumo. Além disso, ela lubrifica melhor o sistema, por ser oleosa.

Pode misturar álcool e gasolina na moto flex?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro: veículos flex podem funcionar com os dois combustíveis de modo separado ou com a mistura de ambos em qualquer proporção. Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário.

Qual a vantagem de ter um carro flex?

Uma das principais vantagens do carro flex é ter a liberdade de escolher qual combustível colocar no automóvel. Isso permite que você opte por aquele que está mais viável no momento em termos de preço. No Brasil, conhecido pela instabilidade no valor da gasolina, esse é um benefício e tanto.

Qual motor dura mais álcool ou gasolina?

Antonio Alexandre Ferreira Correia: com gasolina, o motor aquece mais rápido e o consumo do combustível, em km/l, é menor (quando comparado ao etanol). Além disso, o veículo fica mais lento, ou seja, perde em aceleração e retomada de velocidade.

O que acontece se eu apenas abastecer com gasolina aditivada?

Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. Além das gasolina aditivadas Shell V-Power e Ipiranga DTClean há também a Petrobrás Grid. Qualquer das três pode ser usada, indistintamente.

O que é a gasolina premium?

Geralmente, ela tem a mesma octanagem da comum, mas pode haver alguma diferença, dependendo da distribuidora. Acima das gasolinas aditivadas estão os combustíveis conhecidos genericamente como "premium". Sua principal característica é a maior octanagem. Ela é indicada para motores mais avançados tecnicamente.

Quando se deve usar gasolina aditivada?

Ela é indicada para carros antigos e, especialmente, para aqueles que possuem carburador no lugar da injeção eletrônica. Para esses veículos, uma grande vantagem em receber a gasolina aditivada está nos anticorrosivos que ela possui.

Como saber se o reservatório de partida a frio está funcionando?

Nos carros com tanque auxiliar é normal escutar um barulho mais alto de bomba de combustível nos dias frios. É sinal de que o sistema de partida a frio está funcionando. 5. Para o popular “tanquinho”, é recomendável o uso de gasolina aditivada, uma vez que o combustível fica muito tempo sem uso e pode estragar.

Como funciona o sistema de partida a frio do Corsa?

Como funciona o sistema de partida frio

Esse sistema consiste em injetar um pouco de gasolina, que possui uma temperatura ambiente de 20° a 30°, o que facilita o aquecimento do motor nas primeiras combustões.

É bom misturar etanol com gasolina?

Ou seja, na prática, misturar gasolina e etanol na proporção 50/50 é ideal para aqueles que buscam um equilíbrio entre desempenho e eficiência. É claro que com essa mistura você não vai extrair o máximo de potência e torque do motor do seu carro, tampouco atingir números astronômicos de consumo.

O que acontece se misturar álcool com gasolina na moto?

A motocicleta Flex pode rodar só no álcool ou na gasolina ou utilizar a mistura de ambos os combustíveis, não há ocorrência de nenhum problema quando se abastece somente com um dos combustíveis.

Pode misturar álcool com gasolina moto?

É possível e, inclusive, recomendado por algumas montadoras, como Honda e Yamaha, misturar gasolina e álcool no tanque da moto. Isso ocorre porque, em geral, as motocicletas, diferentemente dos carros, não contam com um tanque de sistema de partida a frio ou auxiliar de partida equivalente.

Artigo anterior
Como faço para reativar meu cartão das Casas Bahia?
Artigo seguinte
Qual droga deixa a pessoa nervosa?