O que é o sistema extensivo?

Perguntado por: Ângelo Raúl Neves  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.

Qual a diferença do sistema extensivo e intensivo?

Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias. ... Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade.

O que é um sistema intensivo?

A agricultura intensiva é o método mais comum de cultivo do solo e a principal fonte de alimentos em todo o mundo. Baseia-se na obtenção de altos rendimentos e apresenta uma exploração agressiva da terra com o uso sobrante de insumos.

O que é sistema extensivo de produção animal?

No sistema extensivo os animais são criados soltos em grandes espaços de pastagem, sem alimentação suplementar, com isso leva mais tempo para o gado ficar no ponto de abate.

O que é cultivo extensivo?

A agricultura extensiva é praticada em grandes extensões territoriais, nas quais se utiliza técnicas rudimentares e tradicionais para o manuseio da terra, o incremento de aparatos tecnológicos é baixo, e as vezes inexiste, não há uso de insumos para preparações e correções de solo, por exemplo.

Agropecuária Intensiva x Extensiva | Ricardo Marcílio

42 questões relacionadas encontradas

O que é agricultura extensiva exemplo?

Agricultura extensiva é um tipo de agricultura caracterizada pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. ... Um exemplo é a agricultura familiar ou de subsistência, também produtos mais naturais , mais ecológica e de ocupação descontínua do solo ao longo do ano, em oposição ao sistema intensivo.

Qual é a característica da agricultura extensiva?

A agricultura extensiva caracteriza-se pela mão de obra qualificada, pela utilização de técnicas rudimentares que não viabilizam o aumento da produtividade e pela realização em minifúndios (propriedade agrícola de pequena extensão).

O que é um sistema de produção animal?

Os sistemas extensivos de produção animal se baseiam na criação de espécies de animais de interesse econômico, capazes de aproveitar com eficiência os recursos naturais, especialmente as pastagens. Em geral, estas espécies são adaptadas aos fatores ecológicos do meio em que se desenvolvem (Martín Bellido et al., 2001).

Quais são os sistemas de produção animal?

Podemos diferenciar três tipos de sistema de produção bovina, sendo eles extensivo, semi-intensivo e intensivo.
  1. Sistema extensivo. ...
  2. Sistema semi-intensivo. ...
  3. Sistema intensivo.

Quais as vantagens do sistema extensivo?

Vantagens da pecuária extensiva:
  • Sustenta um sistema agroflorestal chamado montado, onde a biodiversidade é muito elevada e o sequestro do carbono é superior às emissões.
  • Potencia a qualidade dos produtos provenientes dos animais, como a carne e o leite.
  • Requer menos investimento.

O que significa sistema intensivo de mão de obra?

- Sistema intensivo de mão de obra: praticado em regiões subdesenvolvidas, esse sistema apresenta características similares ao sistema extensivo (pouca ou nenhuma mecanização, não há seleção de sementes, métodos tradicionais de cultivo e de pastoreio, etc.). ... Exige pouca mão de obra e muito aparato tecnológico.

O que significa a pecuária intensiva?

O que é a pecuária intensiva? Este é um dos tipos de pecuária conhecido como sistema de confinamento e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área.

Quais são os sistemas agrícolas?

Sistemas agrícolas são classificações utilizadas para a produção agrícola e pecuária. Há dois sistemas, o intensivo e o extensivo. Para definir se o sistema agrícola é intensivo ou extensivo são considerados os pontos da produção em qualquer tamanho de propriedade.

Quais são os tipos de sistema de produção?

3 tipos de sistemas de produção
  • Produção contínua.
  • Produção intermitente.
  • Produção para grandes projetos.

Quais são os principais sistemas de criação dos animais doméstico?

Os sistemas de produção dos animais domésticos devem alicerçar-se em três pilares fundamentais: a auto-sustenção, o bem-estar dos animais e a eficiência bio-económica. O cumprimento pleno destas vertentes pressupõe uma relação biunívoca estável e adequada entre as características dos animais e as do meio envolvente.

Como é a produção dos animais?

Na produção animal tecnificada o objetivo principal é desenvolver métodos e ferramentas que auxiliem o organismo animal a manter esse equilíbrio fisiológico em situações de alto desempenho produtivo. ... Em resumo, não há uma receita única para fazer que um animal demonstre seu potencial máximo de produção.

Qual a importância da produção animal?

No Semiárido brasileiro, assim como em outras regiões em desenvolvimento, a produção animal se destaca pela sua importância na segurança alimentar, geração de emprego e renda, força de tração, transporte, e produção de adubo e fibra (Lima, 2006).

O que são sistemas alternativos de criação animal?

Os sistemas alternativos — ou cage-free — trazem mudanças quanto às dimensões dos galpões, bem como às proporções dos comedouros, bebedouros, ninhos, camas e poleiros.

Quais são as três principais características da agricultura extensiva?

Principais características:

- Ocorre em extensas propriedades rurais. - Baixa produtividade por m² e produção irregular. - Uso do sistema de rotação dos solos. Agricultura extensiva: uso de pouca mecanização.

Quais são as características da pecuária extensiva e intensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.

Qual o principal fator de produção da agricultura extensiva?

A agricultura extensiva deve ser entendida como o sistema de produção agrícola tradicional, que utiliza técnicas rudimentares e de baixa tecnologia em sua produção, de forma que existe o uso predominante de mão de obra humana. Esse tipo de agricultura é comum em pequenas e médias propriedades.

Quais são os benefícios da agricultura extensiva?

As vantagens da agricultura extensiva consiste na preservação dos nutrientes e fertilidade do solo, além de controlar pragas e doenças; já as desvantagens estão em torno do baixo nível de produtividade.

Quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil?

Veja a seguir quais são os principais tipos de agricultura no Brasil e a explicação de cada um deles.
  • Agricultura moderna. ...
  • Agricultura intensiva. ...
  • Agricultura extensiva. ...
  • Agricultura familiar. ...
  • Agricultura patronal. ...
  • Agricultura orgânica.

Quais são os principais sistemas agrícolas mundiais?

Os principais sistemas agrícolas mundiais são representados pela agricultura itinerante, plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna.

Quais são os sistemas agrícolas tradicionais?

Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs) são sistemas de produção dinâmicos, nos quais elementos culturais, ecológicos, históricos e socioeconômicos interagem, no tempo e no espaço, configurando diferentes arranjos e técnicas produtivas que, em seu conjunto, se mostram resilientes e sustentáveis, gerando paisagens ...

Artigo anterior
Qual rei se apaixonou por Ester?
Artigo seguinte
Como fazer o cálculo de 44 horas trabalhadas?