O que é o sinal de guaxinim?

Perguntado por: Verónica Iris Teixeira de Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (65 avaliações)

O Sinal do Guaxinim ou bléfaro-hematoma consiste em equimose periorbital bilateral. É um forte indicativo de lesão de base de crânio, e surge algumas horas após o trauma e indica trauma direto. As fraturas de base de crânio geralmente não são visualizadas em radiografias comuns, como raios X.

O que é sinal de guaxinim na enfermagem?

5) Sinal de guaxinim

Trata-se de uma equimose (área roxa) em torno das órbitas, simulando a mancha preta ao redor dos olhos do animal guaxinim. A fratura de um ou mais ossos da face pode apresentar este sinal: da base do crânio, osso frontal, osso nasal, osso maxilar e osso zigomático.

O que é sinal de guaxinim e Battle?

Identifica-se também equimose na região mastoidea (Sinal de Battle) – indica fratura de base de crânio e acúmulo de sangue na membrana timpânica (hemotimpano). As fraturas da placa crivosa associam-se à equimose periorbitais (olhos de guaxinim). Esse sinal geralmente não está presente no período imediato após o trauma.

Quais são os sinais de fratura de base de crânio?

Os sintomas de uma fratura no crânio podem variar de acordo com o sítio afetado, no entanto, os mais comuns incluem:
  • Dor de cabeça no local do impacto;
  • "Galo" na cabeça ou pequeno alto;
  • Náuseas e vômitos;
  • Desmaio ou confusão;
  • Perda do equilíbrio.

Quais são os 3 tipos de TCE?

Tipos de Trauma Cranioencefálico

O TCE está dividido em três tipos: trauma craniano fechado, trauma com abaulamento no crânio e fratura exposta.

10 Sinais de Fratura de Base de Crânio e os Cuidados de Enfermagem

45 questões relacionadas encontradas

Qual a classificação do TCE exemplifique cada uma delas?

2 – Como classificar a gravidade do TCE? Através da escala de coma de Glasgow. Glasgow de 15 a 13 = TCE leve; 12 a 9 = TCE moderado; 8 ou menos = TCE grave.

O que é um TCE leve?

O trauma cranioencefálico consiste em lesão física ao tecido cerebral que, temporária ou permanentemente, incapacita a função cerebral. O diagnóstico é suspeitado clinicamente e confirmado por imagens (primariamente TC).

Quais os sinais característicos que comumente podem ser observados em vítimas com fratura de base de crânio?

Os sinais clínicos comumente usados ​​para diagnosticar fraturas da base do crânio incluem equimoses retroauricular ou mastóide, equimose periorbital (“Olhos de guaxinim”), rinorreia ou otorreia no líquido cefalorraquidiano (LCR) e hemotímpano.

Quais são os tipos de fratura de crânio?

As fraturas cranianas podem ser lineares ou cominutivas com múltiplas linhas de fratura, podem ser localizadas na calota craniana ou na base do crânio, podem ter um grau variado de afundamento ou elevação e podem ser abertas ou fechadas.

Como saber se é uma fratura?

Principais sintomas de fratura
  1. Dor intensa;
  2. Inchaço do local fraturado;
  3. Deformidade do local;
  4. Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;
  5. Presença de hematomas;
  6. Presença de ferimentos no local da fratura;
  7. Diferença de temperatura entre o local fraturado e o sem fratura;
  8. Dormência e formigamento da área;

O que causa olho de guaxinim?

Olhos de Guaxinin: a equimose periorbital, popularmente conhecida como olhos de guaxinim, é uma condição caracterizada pela presença de grandes manchas roxas ao redor dos olhos, causadas por sangramentos internos na face.

O que significa a sigla TCE na enfermagem?

Traumatismo crânio-encefálico (TCE) é entidade frequente e com alta mortali- 1. dade. A cada 15 segundos ocorre um caso de TCE e em decorrência deste, um paciente morre a cada 12 minutos; 50% das mortes decorrentes de trauma têm como etiologia o TCE; 2.

Quais são os tipos de traumas?

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Qual a diferença entre equimose e hematoma?

Em termos médicos podem ser equimoses - mais frequentes, que o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos superficiais da pele. Já o hematoma é uma coleção de sangue, onde há o extravasamento do sangue de vaso mais calibroso e há aquele relevo na pele, como um galo na cabeça e absorção mais demorada que a equimose.

Qual a diferença de contusão e concussão?

Diferente da contusão, as concussões causam uma disfunção cerebral temporária, sem apresentar fratura do crânio ou feridas na cabeça. Elas podem ocorrer mesmo após um traumatismo crânio-encefálico menor, dependendo da intensidade com que o cérebro foi mobilizado no interior da caixa craniana.

O que acontece quando uma pessoa quebra o crânio?

Se uma fratura rompe a pele, bactérias podem entrar no crânio através dessa fratura, causando infecções e graves danos cerebrais. Por vezes, fragmentos do osso do crânio fraturado exercem pressão para dentro e danificam o cérebro. Estes tipos de fraturas são chamadas fraturas com afundamento.

Quanto tempo demora para cicatrizar uma fratura no crânio?

Recuperação de um Traumatismo Crânio Encefálico

Quase todos os traumatizados cranianos passam por um processo de recuperação de grau variável, dependendo da gravidade e número de lesões. A recuperação é mais rápida nas primeiras semanas e mais lenta posteriormente, podendo estender-se até dois anos, após o traumatismo.

O que é uma lesão no crânio?

O traumatismo craniano é uma lesão que atinge somente o crânio, normalmente ocasionada por um forte impacto. Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico.

Qual a parte mais frágil da cabeça?

Neurocrânio
  • Nasal: principal componente do dorso do nariz. ...
  • Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.
  • Concha nasal inferior: se localiza ao longo da parede da cavidade nasal, mantendo-se lateralmente. ...
  • Referências:

Quais critérios para se avaliar uma vítima suspeita de TCE?

Os critérios para indicação de TC no traumatismo de crânio leve de baixo risco são: ECG menor de 15, vômitos, amnésia, uso de álcool ou drogas ilícitas, idosos com mais de 60 anos, crianças pequenas e pacientes com coagulopatias, ou em uso sabido de anticoagulantes.

Qual o primeiro sinal que indica que a vítima sofreu um traumatismo Crânio-encefálico?

Os sintomas do traumatismo craniano dependem da força da pancada e da gravidade do acidente, no entanto, os mais comuns são sangramento na cabeça, ouvido ou rosto, desmaio, perda de memória, alterações na visão e olhos arroxeados.

O que deve ser observado na assistência de enfermagem em casos de TCE?

O atendimento inicial em vítimas de TCE, feita pelo enfermeiro consiste em realizar avaliação primária, de acordo com o protocolo o enfermeiro deve garantir permeabilidade das vias aéreas, estabilização da coluna cervical, oferecer oxigênio para uma ventilação adequada, monitorar circulação e avaliar precocemente a ...

Qual o tratamento do TCE?

O tratamento inicial do TCE moderado a grave é a estabilização cardiopulmonar, para prevenção da hipóxia e hipotensão. A combinação de hipóxia e hipotensão resultou em uma taxa de mortalidade 2,5x maior. Lembrando que a hiperóxia (Pa O2 > 300mmHg) em pacientes intubados com TCE também pode ser deletéria.

O que fazer com paciente com TCE?

O manejo do paciente com TCE envolve a prevenção ou tratamento da Hipertensão intracraniana (HIC), com as seguintes medidas:
  1. Elevação do tórax no leito a 30 a 45º
  2. Manter a Pressão de Perfusão Cerebral (PPC) > 70mmHg (PPC= PAM -PIC)
  3. Osmoterapia com manitol. ...
  4. Solução hiperosmolar. ...
  5. Sedação (midazolam, propofol ou opióides)

Quais as complicações do TCE?

1 – Quais são as principais complicações pós TCE? Convulsões, hidrocefalia, TVP, ossificações heterotópicas, espasticidade muscular, complicações gastrointestinais e do TGI, além de insônia, ansiedade, depressão, declínio cognitivo e cefaleia.

Artigo anterior
Qual o tempo para troca do carvão ativado de aquário?
Artigo seguinte
Por que alguns riscos são Diversificáveis?