O que é fio nylon?

Perguntado por: Mónica Soraia Machado Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (10 avaliações)

A sutura de Nylon é uma sutura cirúrgica não absorvível de origem sintética, obtido por extrusão de poliamida, resultando em um monofilamento de superfície lisa e uniforme e preparada através de processos químicos sintéticos resultando em fios incolores ou de coloração preta, providos ou não de agulhas cirúrgicas de ...

Para que serve o fio de Nylon?

Um dos mais utilizados é o fio cirúrgico de nylon — uma das suas principais características é a elasticidade e a resistência à água. Atua na cicatrização de ferimentos leves, evitando que o machucado fique exposto a infecções.

Quais as vantagens e desvantagens do fios de Nylon?

Abaixa incidência de infecção; Sem capilaridade e inerte; Baixo custo; Alta resistência.
...
  • Alta capilaridade;
  • Produz ulceração gastrintestinal;
  • No trato urinário pode dar origem a litíases;
  • Deve ser evitada em mucosa de vísceras ocas e feridas contaminadas;
  • Elevada reação tecidual.

Qual fio de sutura escolher?

A escolha do fio baseia-se no local do ferimento, extensão e área de exposição. Os fios apresentam uma numeração que está de acordo com o seu diâmetro. De uma maneira geral, podem ser realizadas em até 6h para mãos e pés, e em até 24h, em ferimentos de face e escalpe.

Para que serve Nylon com agulha?

Indicação: Pode ser utilizado em diversos procedimentos hospitalares, como: - Fechamento de incisões da pele; - Procedimentos de plásticas em geral; - Cirurgias Cardiovasculares; - Cirurgias Odontológicas; - Anastomoses Vasculares, Tenorrafias, Miorrafias e Neurorrafias.

DESMISTIFICANDO FIOS DE NYLON | DR ED WILSON ROSSOE | CIRURGIA DERMATOLÓGICA

39 questões relacionadas encontradas

Onde pode ser utilizado a sutura de nylon?

Fio de sutura cirúrgica Nylon
  • Indicação. Fechamento de incisões da pele; Procedimentos de plásticas em geral; Cirurgias Cardiovasculares; Cirurgias Odontológicas; Anastomoses Vasculares, Tenorrafias, Miorrafias e Neurorrafias.
  • Absorção. Não absorvível.
  • Apresentação. ...
  • Validade.

Quando os pontos não caem?

Os pontos caem sozinho? Existem fio absorvíveis que podem " cair sozinhos" , mas na grande maioria das vezes é utilizado fio não absorvível que deve ser retirado no pós-operatório. Um exemplo de fio não absorvível utilizado e o nylon.

O que é fio Monocryl?

Monocryl®- constituído por um copolímero de poliglicaprona 25 (ácido glicólico + ácido caprolactónico), é um fio com boa segurança (força tênsil previsível 21 a 28 dias), alta resistência, pouca memória, causador de pouco traumatismo tecidular e a sua absorção é feita por hidrólise.

Qual a diferença entre fio cirúrgico traumático e fio cirúrgico Atraumático?

As agulhas traumáticas precisam ter o fio montado em seu fundo, deixando-o mais volumoso e causando lesão ao tecido quando passada. A agulha atraumática, por sua vez, já vem com o fio acoplado em seu corpo, chamado de corpo-único, o que a faz deixar menos lesão tecidual quando empregada.

Quando usar fio catgut?

As suturas com categute simples e cromado são indicadas para uso em: cirurgias gerais, Ginecologia/Obstetrícia; Aparelho digestivo, Urologia e outras especialidades cirúrgicas. Frequentemente utilizam-se em tecidos de rápida cicatrização e que não requerem suporte artificial permanente.

Em que tipo de cirurgia o fio metálico pode ser indicado?

O produto está indicado para a redução, alinhamento, estabilização e fixação de fragmentos ósseos em procedimentos de osteosíntese dos membros inferiores e superiores.

Quanto tempo um fio absorvível é absorvido pelo organismo?

Fio multifilamentar trançado, sintético, absorvível por hidrólise, na qual é liberado o monômero ácido glicólico solúvel. Foi demonstrado experimentalmente que o ácido poliglicólico perde totalmente sua resistência após 28 dias nos tecidos e é 100% absorvido decorridos 60 dias.

Quando usar fio vicryl?

A Sutura VICRYL Revestida é indicada para uso em aproximação e/ou ligação de tecidos moles em geral, incluindo uso em procedimentos oftálmicos, mas não é indicada para uso em tecidos cardiovasculares e neurológicos.

Quais são os tipos de fios?

Bitolas
  • Fios: bitola máxima de 10 mm².
  • Cabos flexíveis: bitolas de até 25 mm².
  • Cabos rígidos: geralmente vão até 35 mm².
  • Cabos PP: bitola máxima de 10 mm².
  • Cabos paralelos: a bitola varia de 2×0,5 a 2×4,0 mm².

Qual a origem da linha de nylon?

O nylon (em português do Brasil, náilon) é um nome genérico para a família das poliamidas, sintetizado pelo químico americano Wallace Hume Carothers em 1935. Foi a primeira fibra têxtil sintética produzida.

Quantos fios de sutura vem na caixa?

Fio de Sutura Agulhado de Nylon (LABOR) – Caixa com 24 Unidades.

O que é fios absorvíveis?

Suturas absorvíveis: são aquelas que decorrido algum tempo após a implantação, por ação mecânica, são absorvidas. Podem ser de origem animal ou sintéticas.

O que são fios cirúrgicos Absorviveis?

Os fios de sutura absorvíveis podem ser de origem animal (categute) ou sintéticos (ácido poliglicólico e polyglactin) e são utilizados nas suturas em que o fio não deve permanecer por longos períodos, como nas vísceras por exemplo, pois sua absorção varia de 1 a 3 meses.

Qual a diferença dos fios de sutura absorvíveis e não absorvíveis?

Eles são divididos basicamente em dois grupos: os absorvíveis e os não absorvíveis. A diferença entre os dois é básica: os absorvíveis perdem gradualmente sua resistência à tração até serem fagocitados ou hidrolisados. Já os não absorvíveis se mantêm no tecido onde foram implantados.

Como saber se os pontos internos de uma cirurgia abriram?

Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.

Qual o fio de sutura mais grosso?

E os fios grossos, de 1 a 3, são mais usados quando se precisa de grande força tênsil em cirurgias abdominal ou torácica sobre regiões de grande tensão, músculos, etc. Os fios absorvíveis são utilizados para suturas invasivas, enquanto os não absorvíveis são utilizados para suturas externas.

Como o corpo expulsa pontos de cirurgia?

Os pontos são retirados em sua totalidade ou de forma alternada dependendo da condição da ferida ou do machucado; O fio é cortado abaixo do nó da sutura e a outra extremidade é puxada lentamente para ser totalmente retirado da pele.

Quanto tempo para cair pontos de cirurgia?

Em média, os pontos absorvíveis começam a "cair" após 15 dias da realização do procedimento, podendo ser antes ou depois. Pontos não absorvíveis, devem ser retirados em 7 a 10 dias. É importante fazer o acompanhamento com o cirurgião que realizou a cirurgia para maiores detalhes.

Como saber se os pontos estão cicatrizando bem?

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Quantos dias demora para cair o ponto do parto normal?

Olá. Normalmente os pontos externos da episiorrafia caem naturalmente em 07 a 10 dias após o parto, quando já ocorre uma cicatrização.

Artigo anterior
Qual a quantidade ideal de GH por dia?
Artigo seguinte
O que é hermenêutica e para que serve?