O que é o registro 0900 na EFD?

Perguntado por: Andreia Machado Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (70 avaliações)

Conforme consta no guia prático, o registro 0900 é de escrituração obrigatória sempre que o arquivo original da EFD-Contribuições for transmitido após o prazo regular de entrega (após o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao período de apuração a que se refere a escrituração).

O que colocar no bloco 0900 da Efd-contribuições?

Registro 0900 da EFD-Contribuições - Composição das Receitas do Período – Receita Bruta e Demais Receitas.

O que deve ser preenchido no registro 0900?

O registro 0900 deverá ser preenchido obrigatoriamente pelo contribuinte que não transmitir dentro do prazo (10º dia útil do 2º mês subsequente) a EFD-Contribuições. Este registro será gerado e validado a partir da versão 4.0 do PGE da EFD-Contribuições para os períodos de apuração igual ou posterior a 01/01/2014.

Como é calculada a multa da EFD?

Multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

Como gerar a multa do SPED Contribuições?

Preenchimento do DARF para recolhimento da multa

O código de DARF para recolhimento da multa é o 2203, segundo o Ato Declaratório Executivo CODAC n° 38/2011. Período de apuração: no formato dd/mm/aaaa, correspondente 1° dia útil após o término do prazo fixado para a entrega da escrituração.

REGISTRO 0900 SPED CONTRIBUIÇÕES - COMO PREENCHER [ATUALIZADO] 2021 | Contábil Play

29 questões relacionadas encontradas

Como parcelar multa Efd-contribuições?

Para parcelar a multa, o contribuinte deve seguir os seguintes passos:
  1. Acessar o e-CAC com sua conta gov.br ou código de acesso;
  2. Selecionar a seção Pagamentos e Parcelamentos.
  3. Clicar em Parcelamento – Solicitar e acompanhar.

Qual é o registro 900 Efd-contribuições?

SPED Brasil Forum | Registro 0900 da EFD Contribuições - Receitas não classificadas como receita bruta. No novo Guia Prático da EFD Contribuições 1.32, foi instituído o registro “0900-Composição das Receitas do Período – Receita Bruta e Demais Receitas”, válido a partir de jan/2020.

Quais são os blocos do SPED Contribuições?

Abaixo estão listados os blocos da EFD-Contribuições em sua ordem de registro:
  • Bloco 0 — Abertura, Identificação e Referências.
  • Bloco A — Documentos Fiscais - Serviços (ISS)
  • Bloco C — Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)
  • Bloco D — Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS)
  • Bloco F — Demais Documentos e Operações.

Como fazer Efd-contribuições manualmente?

Na hora de elaborar a EFD-Contribuições, as empresas devem informar todas as receitas financeiras como custos, despesas, aquisições, encargos, receitas operacionais e não operacionais e, também, aquisições geradoras de créditos do regime não cumulativo e os ajustes como estornos e devoluções.

O que é o registro 0500 no SPED Contribuições?

Este registro tem o objetivo de identificar as contas contábeis utilizadas pelo contribuinte em sua Escrituração Contábil, relacionadas às operações representativas de receitas, tributadas ou não, e dos créditos apurados.

O que é o registro C500?

REGISTRO C500 - NOTA FISCAL: Este registro deve ser apresentado, nas operações de saída, pelos contribuintes do segmento de energia elétrica e não obrigadas ao Convênio ICMS 115/03, pelos contribuintes do segmento de fornecimento de gás e, nas operações de entrada, por todos os contribuintes adquirentes.

Quando preencher o Registro 0900 SPED Contribuições?

Conforme consta no guia prático, o registro 0900 é de escrituração obrigatória sempre que o arquivo original da EFD-Contribuições for transmitido após o prazo regular de entrega (após o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao período de apuração a que se refere a escrituração).

O que é registro A170?

No Registro A170 serão informados os itens constantes nas Notas Fiscais de Serviços ou documento internacional equivalente (no caso de importações), especificando o tratamento tributável (CST) aplicável a cada item.

Quantos e quais são os blocos de EFD devem ser preenchidos?

São eles: Bloco 0: Abertura, Identificação e Referências; Bloco B: Escrituração e Apuração do ISS. Bloco C: Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)

Em qual bloco da Efd-contribuições você deve escriturar uma nota de mercadoria?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Estas notas fiscais de serviços contratados, com direito a crédito, devem ser escrituradas nos registros A100 (dados gerais da nota fiscal) e A170 (itens da nota fiscal).

Pode parcelar multa de EFD?

O pedido de parcelamento pode ser processado diretamente por Solicitação de Abertura de Protocolo (SAP). Esse processo será encaminhado para um Auditor Fiscal que fará a Lavratura do Auto de Infração, que pode ser parcelado no sistema.

Como informar crédito de período anterior SPED Contribuições?

Como lançar o crédito de PIS e COFINS no sistema?
  1. Acesse a aba Federal → Sped Contribuições → Crédito de PIS e COFINS.
  2. Informe a Empresa e Período que está gerando o Sped e clique em "Novo"
  3. Na tela a seguir no campo de Período da Apuração, informe o MÊS ANTERIOR, nesse caso 05/2019.

Qual a multa pela não entrega da ECF?

A não apresentação ou entrega em atraso da Escrituração Contábil Digital (ECD) e da ECF implica em multa equivalente a 0,25% - por mês-calendário ou fração do lucro líquido antes do IRPJ e da CSLL (limitado a 10%).

Onde consultar multa SPED Contribuições?

Permite à empresa, utilizando consulta disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - e-CAC da Receita Federal, verificar quais membros do Sped acessaram sua escrituração contábil digital. A consulta é feita com utilização de certificado digital da empresa, seu representante legal ou de seu procurador.

Como lançar nota fiscal de energia elétrica no SPED Fiscal?

  1. Para efetuar o lançamento da Nota no modelo 06, acesse o Movimento de Notas pela aba Lançamentos > Notas Fiscais > Notas Fiscais.
  2. Selecione a empresa e o período no qual deseja efetuar o Lançamento, selecione a aba Saída e clique em Novo no topo da tela.

Devem ser informados registros D500 e filhos apenas?

Para documentos fiscais emitidos com base em regime especial ou norma específica, deverão ser apresentados os registros D500 e D590, obrigatoriamente, e os demais registros "filhos", se estes forem exigidos pela legislação fiscal.

Como lançar nota de energia elétrica?

O destinatário da energia elétrica adquirida em ambiente de contratação livre, deverá escriturar ambas as notas fiscais, podendo se valer do crédito do imposto destacado na nota fiscal emitida pela empresa distribuidora, desde que respeitadas as demais normas ordinárias do direito ao crédito.

O que é o registro F100 SPED Contribuições?

Registro F100: Demais Documentos e Operações Geradoras de Contribuição e Créditos. Para o lançamento de outros documentos em geral – como receitas financeiras, aluguéis, aquisição de serviços de frete, informática, manutenção etc.

Artigo anterior
Pode levar perfume na bagagem de mão internacional?
Artigo seguinte
O que é uma cirurgia de Glenn?