O que é o PSOE ANAC?

Perguntado por: Vera Constança Reis de Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (21 avaliações)

Esses Programas de Segurança Operacional Específicos para a Agência Nacional de Aviação Civil (PSOE-ANAC), e para o Comando da Aeronáutica (PSOE-COMAER), uma vez aprovados pelas respectivas Autoridades, tornam-se parte integrante do PSO-BR.

O que é segurança operacional?

Entende-se por segurança operacional o estado no qual o risco de lesões às pessoas ou danos aos bens é reduzido ou mantido em um nível aceitável, ou abaixo do mesmo, por meio de um processo contínuo de identificação de perigos e gerenciamento dos riscos.

O que é PSO BR?

O Programa de Segurança Operacional (PSO) consiste em um sistema de gerenciamento voltado ao aprimoramento da capacidade de atuação regulatória e administrativa do Estado sobre a segurança operacional.

Quais e quantos são os PSOS existentes no Brasil?

O PSOE-ANAC e o PSOE-COMAER são partes integrantes do PSO-BR e devem ser atualizados sempre que necessário. Art. 5º A ANAC e o COMAER devem estabelecer planos periódicos definindo os seus objetivos e ações estratégicas em relação à segurança operacional da aviação civil brasileira.

Qual o objetivo da política de segurança operacional?

O Gerenciamento da Segurança Operacional é um dos principais processos em nosso modelo de negócio e tem o objetivo primordial de prevenir acidentes, promovendo o bem estar, a segurança das pessoas, do patrimônio, e a proteção do meio ambiente.

DEBATE PSOE Madrid

34 questões relacionadas encontradas

O que é risco a segurança operacional?

O Gerenciamento dos Riscos à Segurança Operacional é composto das seguintes etapas: identificação do perigo; avaliação do risco quanto à probabilidade, severidade e aceitabilidade; mitigação dos riscos; e controle dos riscos.

Quem estabelece os objetivos da segurança operacional?

No que compete à ANAC, a Diretoria Colegiada detém a responsabilidade de acompanhar a operacionalização do PSOE-ANAC, estabelecendo objetivos e metas, visando sua melhoria contínua, a fim de assegurar que os objetivos sejam alcançados.

Quem criou o SGSO?

A definição de SGSO proposta pela ANAC, em seu Guia PSOE ANAC & SGSO/SAR: Conheça mais a respeito, é: “Uma abordagem sistemática ao gerenciamento de segurança, incluindo as estruturas organizacionais necessárias, definição de responsabilidades, políticas e procedimentos” (BRASIL, [2013?], p.

O que é o SGSO?

SGSO, Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, do inglês Safety Management Systems – SMS, que é usado com o objetivo de gerenciar o risco da segurança operacional de voo (safety), da segurança aeroportuária contra atos ilícitos (security), da saúde (health), meio ambiente (environment) e da indústria ...

Qual a finalidade do SGSO?

O Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) em aeródromos se caracteriza por um conjunto de ferramentas gerenciais e métodos organizados de forma sistêmica para apoiar as decisões a serem tomadas por um provedor de serviço da aviação civil em relação ao risco de suas atividades diárias.

Qual a diferença entre perigo e risco a segurança operacional?

Qual a diferença entre Risco e Perigo? “Risco é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675). “Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p.

Quem controla os aeroportos?

Agência Nacional de Aviação Civil.

Como fazer um Relprev?

Com relação ao preenchimento, o RELPREV é simples e intuitivo. O relator deve fornecer dados como o local de ocorrência, data e hora, o tipo de pessoal envolvido e, em seguida, apresentar um breve relato da situação de risco observada. Adicionalmente, o relator pode identificar-se ou não.

Qual a função do Relprev?

O RELPREV é uma ferramenta de prevenção utilizada pelo SEGCEA (Subsistema de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo), cuja finalidade é relatar ao DECEA uma situação com potencial de risco para a segurança operacional.

O que significa reportar na aviação?

O que é um reporte? Reporte de segurança operacional é a apresentação de relatos de Eventos de Segurança Operacional e o consequente recolhimento de informações sobre reais ou potenciais deficiências do sistema em relação à segurança operacional.

O que significa elos sipaer?

Os órgãos, as entidades, as organizações e as pessoas a que se refere o caput são denominados Elos-Sipaer.

Quem controla os aeroportos no Brasil?

Os padrões de segurança nos aeroportos são definidos e fiscalizados pela ANAC, segundo critérios internacionais. O controle do espaço aéreo permanecerá sob a responsabilidade do Estado, por meio do Comando da Aeronáutica.

Quem controla o voo do avião?

Quem controla o avião, afinal? Na verdade, os dois controlam o avião, dividindo as tarefas entre si. Durante o voo, existem duas funções que podem ser alternadas entre o comandante e o primeiro oficial: as de piloto voando e piloto monitorando (do inglês 'pilot flying' e 'pilot monitoring', respectivamente).

Quem controla o tráfego aéreo brasileiro?

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é a organização responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro, provedora dos serviços de navegação aérea que viabilizam os voos e a ordenação dos fluxos de tráfego aéreo no País.

Qual a diferença entre risco e perigo de exemplos?

É a probabilidade de um evento (acidente) acontecer. Por exemplo, saindo para caminhar no meio de uma tempestade, você corre o risco de ser atingido por um raio, enquanto a chuva forte é o perigo. Perceba que se não houver aproximação de alguém, não haverá risco.

Qual a diferença entre risco e perigo nas definições da norma nr20?

Já, a nova redação da NR-01 descreve o Perigo ou fator de risco como a fonte com o potencial para causar lesão ou problemas de saúde. Portanto, o Perigo trata-se de toda fonte (atividade, ambiente, máquina rotativa, substância, etc.) com potencial de causar danos à saúde e integridade física do trabalhador.

Como identificar perigos e riscos?

Os riscos e perigos devem ser identificados de acordo com o contexto da sua organização. Bem como, os incidentes internos ou externos, incluindo emergências e atividades que causam incômodo no entorno. Podem ser, por exemplo, ruído, odor, dentre outros mais.

Qual o fundamento do gerenciamento de risco?

A gestão de risco é o conjunto de atividades coordenadas que têm o objetivo de gerenciar e controlar uma organização em relação a potenciais ameaças, seja qual for a sua manifestação. Isso implica no planejamento e uso dos recursos humanos e materiais para minimizar os riscos ou, então, tratá-los.

Quais as características do Sistema de gerenciamento de segurança operacional?

O SGSO é focado em aspectos da segurança operacional da organização. SGQ é focado nos serviços e produtos da organização. Enquanto SGQ é focado em conformidade, o SGSO é focado nos perigos. Ambos, não conformidades e perigos, podem impactar a segurança operacional.

Quais são as ferramentas mais usadas pelo método reativo de gerenciamento de segurança?

  • FMEA – Análise dos Modos de Falha e Efeitos. A FMEA objetiva identificar e analisar as possíveis falhas dentro de um processo. ...
  • APR – Análise Preliminar de Risco. ...
  • AAF – Análise de Árvore de Falhas. ...
  • AAE – Análise de Árvore de Eventos. ...
  • Checklist. ...
  • What If. ...
  • Os 5 Porquês.

Artigo anterior
Qual faixa etária usa mais a internet?
Artigo seguinte
Como ganhar no jogo Batalha naval?