O que é o Programa de Gerenciamento de Riscos?

Perguntado por: Diego Cláudio Almeida de Gomes  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), como o próprio nome sugere, é um programa adotado pelas organizações com o intuito de gerenciar os riscos existentes no local de suas atividades.

Como funciona o programa de gerenciamento de risco?

O Programa de Gerenciamento de Riscos consiste em um conjunto de ações a serem adotadas pelas organizações para gerenciar todos os riscos existentes no ambiente de trabalho, sejam eles ambientais, físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou de acidentes.

O que o PGR deve conter?

O PGR deve conter os riscos físicos, químicos e biológicos, as atmosferas explosivas, as deficiências de oxigênio, a ventilação, a proteção respiratória (conforme a Instrução Normativa nº 1 do dia 11/04/1994, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho), a investigação e a análise dos acidentes de trabalho.

Como elaborar o programa de gerenciamento de riscos?

Através da elaboração de PGR, aempresa ou o Permissionário de Lavra Garimpeira deverá apresentar:
  1. Avaliação de riscos ambientais;
  2. Avaliação de doenças ocupacionais;
  3. Identificação de riscos no ambiente de trabalho;
  4. Integridade física dos trabalhadores;
  5. Segurança da população;
  6. Segurança do meio ambiente;

Quais são os documentos exigidos pelo Programa de Gerenciamento de Riscos PGR?

Para compor o PGR, são exigidos dois documentos base: Inventário de Riscos e Plano de Ação. O Inventário de Riscos já foi abordado no último post, caso não tenha visto, clique aqui. O PGR vem para substituir o PPRA, englobando ações mais objetivas na gestão de riscos dentro das empresas.

Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR - O que é e para que serve - AULA 1

18 questões relacionadas encontradas

Como se implementa o PGR programa de gerenciamento de riscos?

Por ser um programa completo, a abordagem do PGR inclui riscos ergonômicos, físicos, químicos e biológicos. Uma forma de começar o processo é analisando acidentes anteriores ou “quase acidentes”, isto é, eventos com potencial de se tornar um. Todos esses fatores devem ser registrados no Inventário de Riscos.

Quais são as NRS que direcionam a elaboração do PGR?

Pela NR 22, a organização ou Permissionário de Lavra Garimpeira é quem deve elaborar e implementar o Programa de Gerenciamento de Riscos. Para isto, é preciso considerar os riscos do ambiente de mineração e as ações voltadas a controlar ou findar tais riscos.

Quem pode elaborar o novo PGR?

6 – Quem é o responsável pela elaboração e assinatura do PGR? A responsabilidade é da organização, que pode elaborar internamente, caso possua conhecimento técnico, ou delegar esta tarefa para um engenheiro ou técnico de segurança do trabalho de sua confiança.

Qual é o primeiro passo para implantação do PGR?

A implantação do PGR passa inicialmente pela integração da SST com a estratégia de negócio da empresa ou estabelecimento. Isto é, é necessário definir os responsáveis, os objetivos, as metas, os planos de ações e resultados esperados para um PGR durante um determinado período.

Quais são as etapas do PGR?

As Etapas do PGR
  • Antecipação e identificação de fatores de risco, com base em informações do Mapa de Risco elaborado pela CIPAMIN;
  • Avaliação dos fatores de risco e da exposição dos trabalhadores;
  • Estabelecimento de prioridades, objetivos, metas e cronograma;
  • Acompanhamento das medidas de controle implementadas;

Quais programas fazem parte do gerenciamento de emergências?

O Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, Planos de Atendimento de Emergência – PAE e Plano de Emergência Individual – PEI, justificam-se na medida em que buscam reduzir as consequências de incidentes e acidentes ocorridos nas fases de implantação e operação de um empreendimento, elevando o nível de segurança ...

Quando se aplica o PGR?

O PGR é um documento que foi criado segundo a Norma Regulamentadora NR 22, Portaria N.º 732 de 22/05/14, do Ministério do Trabalho e Emprego. Sendo assim, é obrigatório para empresas que atuem na mineração e suas subcontratadas.

Qual o objetivo do PGR NR 01?

A nova NR 01 e os Webinars sobre o PGR(O) promovidos pela Fundacentro. 1.1.1 O objetivo desta Norma é estabelecer .... as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho - SST. Foi resultado de uma negociação e decisão “tripartite”.

Quais são os principais benefícios do gerenciamento de riscos?

Abaixo, alguns benefícios a serem alcançados através das práticas de gerenciamento de riscos:
  • Aumentar a probabilidade de atingir os objetivos;
  • Encorajar uma gestão proativa;
  • Estar atento para a necessidade de identificar e tratar os riscos através de toda a organização;

Como elaborar um PGR Gro?

Elaborando o PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos

Uma vez que o gerenciamento de riscos ocupacionais está implementado, fica bem mais fácil elaborar o PGR. Basta puxar os riscos identificados e avaliados no GRO e montar o seu inventário de riscos, que é o primeiro documento base do PGR.

Quem pode elaborar o PGR NR-1?

Sobre o assunto, o item 1.5.7.2 da NR-01, que nos apresenta que: Os documentos integrantes do PGR devem ser elaborados sob a responsabilidade da organização, respeitado o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, datados e assinados. É o empregador que determina quem pode elaborar o PGR.

Quem tem que fazer PGR?

De acordo a nova redação da NR-01, o PGR deve ser elaborado e implementado pelas organizações e órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Quem pode elaborar o Gro?

Quem deve elaborar a documentação do GRO? Antes de tudo o subitem 1.5.7.2 esclarece que a responsabilidade pela elaboração dos documentos que integram o GRO é da organização, mas é permitido designar uma pessoa ou um grupo, inclusive de contratadas, para cuidar que o GRO seja implementado.

Qual NR fala sobre epis?

A Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06), conforme classificação estabelecida na Portaria SIT n° 787, de 29 de novembro de 2018, é norma especial, posto que regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas.

O que muda do PPRA para o PGR?

Isso porque o PPRA foca mais na identificação dos riscos de acidentes, principalmente em relação à exposição a agentes nocivos, sejam eles físicos, biológicos ou químicos. Já o PGR é bem mais amplo, tratando de identificar riscos eventuais à segurança dos colaboradores, que também podem ser ergonômicos e mecânicos.

O que cabe ao trabalhador Segundo a nova NR 01?

1.4.2 Cabe ao trabalhador: a) cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador; b) submeter-se aos exames médicos previstos nas NR; ... b) por meio de diálogos de segurança, documento físico ou eletrônico.

O que mudou na NR 01?

Em 09 de março de 2020, a NR 1 passou por uma nova mudança do seu texto. ... Seguindo as alterações, foi incluído na NR 1 a PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos). Essa nova alteração prevê uma melhoria de condições para a implementação de programas de saúde e segurança, principalmente para pequenas e médias empresas.

Quais os objetivos do gerenciamento de riscos ocupacionais?

O gerenciamento de riscos ocupacionais é um processo extremamente importante e de responsabilidade das empresas para evitar perigos aos trabalhadores no desenvolvimento das suas atividades. Esta gestão, inclusive, faz parte das normas regulamentadoras de segurança do trabalho.

Qual a diferença entre o PGR da NR 22 e o PGR da NR-1?

A NR 22 Segurança na atividade de mineração, até que seja também reformada, integrará o conjunto de ações do PGR NR 1, respeitadas e dentro de suas especificidades, no que se aplicar. ... Resumindo, o PGR ou o PGR da NR 22 buscam o mesmo fim: segurança e saúde dos trabalhadores.

Qual o fundamento do gerenciamento de risco?

A gestão de risco é o conjunto de atividades coordenadas que têm o objetivo de gerenciar e controlar uma organização em relação a potenciais ameaças, seja qual for a sua manifestação. Isso implica no planejamento e uso dos recursos humanos e materiais para minimizar os riscos ou, então, tratá-los.

Artigo anterior
O que é sacarose?
Artigo seguinte
O que é uma oferta publica?