O que é o processo judicial tributário?

Perguntado por: Núria Bianca Vieira Valente  |  Última atualização: 2. Februar 2025
Pontuação: 4.4/5 (72 avaliações)

Processo tributário consiste no conjunto de atos administrativos e judiciais superpostamente ordenados, com o objetivo de apurar a obrigação tributária ou descumprimento desta, tendentes a dirimir controvérsias entre fisco e contribuintes.

Como funciona o processo judicial tributário?

Trata-se de uma ação de conhecimento em que o autor exerce defesa contra uma ação da Fazenda Pública visando o cumprimento de obrigação indicada na certidão de dívida ativa. Ação que dispõe a Fazenda Pública para a cobrança de seus créditos tributários ou não. - Título executivo e extrajudicial.

Quais são as ações judiciais tributárias?

Navegue por tópicos:
  • Ação Declaratória de Inexistência de Relação Jurídico Tributária.
  • Ação de Repetição de Indébito.
  • Ação Anulatória de Débito Fiscal.
  • Mandado de Segurança.
  • Ação de Consignação em Pagamento.
  • Ação Anulatória – Negativa de Restituição.
  • Ação de Embargos à Execução Fiscal.
  • Exceção de Pré-Executividade.

Quais são os processos tributários?

Costuma-se dizer que os tipos de ação mais comuns no âmbito tributário são: (i) a ação declaratória; (ii) ação de anulação de débito fiscal; e (iii) ação de repetição de indébito.

Qual é a diferença entre o processo administrativo e o processo judicial tributário?

O processo administrativo tributário é regido por leis editadas pelo ente político constitucional competente para legislar sobre o tributo a cujo respeito versa o conflito a ser solucionado. No âmbito judicial, aplicam-se as normas de processo civil, ou aquelas constantes em legislação especial.

Prova oral MPMG da 2º colocada – Promotora de Justiça (2023) - Renata Oliveira Schlickmann

18 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de processos judiciais?

Os processos judiciais são divididos em três tipos diferentes: Processo de conhecimento; Processo cautelar; Processo de execução.

É necessário advogado em processo administrativo tributário?

O processo de defesa administrativa pode ser elaborado pelo Contador ou qualquer outro profissional, não havendo a exigência de um profissional específico.

Quem julga processo tributário?

No Brasil temos a Justiça Federal, responsável por julgar casos envolvendo a União, suas autarquias ou empresas públicas, e a Justiça Estadual, responsável por julgar os demais casos. Assim, a competência para julgar um processo tributário dependerá do tributo ou obrigação que estiver sendo discutida.

Quais são os 4 regimes tributários?

No Brasil, as empresas podem optar por quatro regimes tributários: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O enquadramento define quais obrigações deverão ser cumpridas pelas organizações, além de determinarem uma série de outras especificidades.

Quanto tempo demora um processo tributário?

A conclusão de um processo tributário no Brasil leva em média 18 anos e 11 meses, na soma das etapas administrativas e judiciais.

Quais as ações judiciais mais comuns?

Os três tipos de processos judiciais
  • Processo de Conhecimento. O processo de conhecimento é o mais conhecido entre os tipos de processos judiciais. ...
  • Processo cautelar. ...
  • Processo de execução.

O que é embargos à execução fiscal?

Os embargos à execução fiscal servem para o contribuinte contestar a execução da dívida tributária. Essa contestação pode ocorrer por diversos motivos, como questionar a existência da dívida, seu valor, a legalidade do título executivo ou a prescrição da cobrança.

Quando cabe mandado de segurança tributário?

Há dois tipos de mandado de segurança tributário para as finalidades abaixo: Ação Preventiva: quando o contribuinte ainda não foi notificado a pagar o tributo; Ação Repressiva: quando o contribuinte recebeu a notificação, mas ainda não efetuou o pagamento.

Qual o principal objetivo do Direito Tributário?

Também chamado de Direito Fiscal, o Direito Tributário é uma área do direito público que tem como objetivo determinar e fiscalizar como ocorre a cobrança e arrecadação de tributos pelo Estado de pessoas jurídicas e naturais, tais como taxas e impostos, sem influenciar no gerenciamento e na destinação desses recursos.

Qual é a finalidade do sistema tributário?

O sistema tributário brasileiro estabelece a forma como os impostos são arrecadados. É dividido em três esferas com tributos federais, estaduais e municipais. O recolhimento tem o objetivo de custear os serviços prestados à população, melhorar a infraestrutura das entidades e pagar os servidores públicos.

Como funciona o processo judicial?

De maneira geral, um processo jurídico envolve um pedido do autor para a resolução de um conflito. A partir disso o juiz determinará a apresentação de razões, a produção de provas e tomará uma decisão reconhecendo um direito de uma das partes.

Qual o regime tributário mais utilizado no Brasil?

O Simples Nacional é o mais recente entre os regimes tributários existentes no Brasil.

Qual o sistema tributário que o Brasil adota?

Diferente de outros países que adotam apenas um tributo para o consumo, o Brasil adota cinco – PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. Eles são regulados pela União, pelos 27 estados e 5.570 municípios.

Qual é o regime tributário mais vantajoso?

Podemos dizer que o Simples Nacional é o regime tributário mais vantajoso para as empresas que conseguem se enquadrar nele.

Quem responde por crime tributário?

QUEM RESPONDE? Quando da comprovação da sonegação fiscal quem responde é aquele que deu causa. O fato de a pessoa constar no contrato social, como sócio, não faz, apenas por isso, com que ela venha a responder.

Quem é o responsável tributário?

Em direito tributário, a responsabilidade tributária é daquele que, sem se revestir na qualidade de contribuinte, possui o dever legal de recolher tributos em nome deste. Assim, a obrigação é redirecionada a um terceiro que possua relação indireta com o fato gerador praticado pelo contribuinte.

Onde ajuizar ação tributária?

Ao cobrar dívida tributária, a Fazenda Pública tem assegurada a prerrogativa de, mediante juízo de conveniência e oportunidade, escolher onde ajuizar a execução fiscal: no foro de domicílio do réu, no de sua residência ou no do lugar onde for encontrado.

Quanto cobra um advogado tributário?

Valor/hora do profissional: R$ 45,00

Este é o valor que representa o custo da hora do profissional para o escritório, sem considerar os demais gastos envolvidos na atividade, como tributos, outros custos, despesas fixas e variáveis do escritório.

O que é impugnação fiscal?

A impugnação é o meio de defesa à disposição do sujeito passivo para contestar, em primeira instância administrativa, o lançamento do crédito tributário contido em Notificação de Lançamento.

Quais são as instâncias do processo administrativo tributário?

17.1.

O julgamento do Processo Administrativo Tributário compete: I - em Primeira e Segunda Instâncias, ao Conselho Municipal de Recursos Fiscais - CMRF, através das Juntas de Julgamento e do Conselho Pleno, respectivamente; II - em Instância Especial, ao Colegiado de Recurso Especial.

Artigo anterior
Quanto tempo de faculdade de administração?
Artigo seguinte
Quais foram os principais autores do humanismo?