O que é o processo de soldagem TIG?

Perguntado por: Xavier Nascimento Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (71 avaliações)

Soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) ou GTAW (Gas-Shielded Tungsten Arc Welding) é um processo que utiliza um eletrodo sólido de tungstênio não consumível. O eletrodo, o arco e a área em volta da poça de fusão da solda são protegidos por uma atmosfera protetora de gás inerte.

Quais são as principais características do processo de soldagem TIG?

Abreviatura do inglês Tungsten Inert Gas, o processo de soldagem TIG ou solda TIG caracteriza-se por um arco elétrico criado entre um eletrodo sólido de tungstênio não consumível e o material a ser soldado, protegidos do ar atmosférico por um gás inerte.

Quais tipos de solda TIG?

Em MIG/MAG os equipamentos utilizados para a realização da soldagem manual são a tocha, o motor de alimentação do arame e a fonte de energia, enquanto em TIG, a soldagem manual requer uma tocha de soldagem, com eletrodo de tungstênio, fonte de energia e gás de proteção.

O que é solda MIG e TIG?

MIG: envolve alimentação de arame conectado a um eletrodo que derrete junto com o projeto. TIG: envolve um eletrodo de Tungstênio, pelo qual passa uma corrente para os metais que você quer soldar.

Como surgiu o processo de soldagem TIG?

Solda TIG:A solda TIG foi idealizada por Charles L. Coffin, mas foi só desenvolvida e aperfeiçoada por Russell Meredith da Northrop Aircraft em 1941, ele chamou o processo de Heliarc pois ele usava Gás Hélio como proteção para o eletrodo de tungstênio, mas também é referido como Tungsten Inert Gas Welding (TIG).

Curso Básico de Solda #29 / O que é TIG?

21 questões relacionadas encontradas

O que motivou a descoberta do processo TIG?

A soldagem a arco de gás tungstênio – TIG (GTAW) surgiu de uma ideia de C.L. Coffin para soldar em uma atmosfera de gás não oxidante, que ele patenteou em 1890. O conceito foi refinado por H.M. Hobart, que usava hélio para blindagem e P.K. Devers, que usou argônio.

Quando surgiu a solda mig?

Já a primeira máquina de solda portátil foi inventada em 1911, sendo que em 1916, foi desenvolvida a primeira versão do processo de soldagem MIG (Metal Inert Gas). Durante os anos de 1930, a soldagem foi um dos fatores que contribuiu para o estabelecimento da indústria naval de estaleiros.

O que é uma solda MIG?

O processo ficou caracterizado no mercado como MIG/MAG, ou seja, MIG (metal inert gas), quando o gás de proteção utilizado para proteção da poça de fusão é inerte, ou MAG (metal active gas), quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.

Qual é a solda mais forte?

A soldagem mais resistente é o processo TIG (esse método é conhecido por criar uma solda limpa e eficaz) e o motivo dessa escolha é a alta taxa de eficiência. O processo TIG possui várias aplicações. Eles são capazes de produzir soldas com integridade em materiais de alumínios, por exemplo, peças automotivas.

Qual a diferença entre solda MMA e TIG?

Na soldagem TIG e MIG / MAG, a distância da tocha da peça de trabalho deve permanecer constante o tempo todo. Na soldagem MMA, no entanto, o porta-eletrodo deve ser continuamente trazido em direção à peça de trabalho para manter a distância entre o eletrodo e a solda fundida constante.

Qual a diferença entre TIG e eletrodo revestido?

A função do eletrodo é de conduzir a corrente elétrica para aquecer o local a ser soldado, formar a poça de fusão, fundindo a peça com a outra parte ou com o material adicionado, que pode ser uma vareta do mesmo material. O processo TIG, utiliza gás inerte na proteção da solda.

Quais são os tipos de solda?

Vamos lá ao primeiro tipo de solda.
  • Soldagem com eletrodo revestido (SMAW)
  • Soldagem MIG/MAG (GMAW)
  • Soldagem com Arame Tubular (FCAW)
  • Soldagem TIG (GTAW)
  • Soldagem por feixe de elétrons (EBW)
  • Soldagem a Hidrogênio Atômico (AHW)
  • Soldagem a arco de plasma (PAW)

Qual a solda mais resistente TIG ou MIG?

Espessura do material a ser soldado

Você consegue soldar metais grossos com maior rapidez, utilizando o processo MIG. Agora, se for o caso de estar trabalhando com metais/peças de menor espessura, utilizar o processo TIG pode ser melhor.

Quais as características do processo TIG Qual o nome do eletrodo usado no processo TIG?

TIG é o processo de soldagem ao arco elétrico com proteção gasosa que utiliza eletrodo de tungstênio, um gás inerte, para proteger a poça de fusão. Na Alemanha, o processo TIG é conhecido como WIG, sigla de Wolfranium Inert Gas. ...

Quais as principais variáveis no processo de operação TIG?

Tensão do arco elétrico

A distância entre o eletrodo e a peça; A corrente de soldagem; Tipo de gás de proteção; Afiação do eletrodo.

Qual a principal limitação do processo de soldagem TIG?

Apesar de possuir vantagens e diferenciais incríveis, o processo, assim como qualquer outro, carrega as suas limitações, como: possui possibilidade de emissão intensa de radiação ultravioleta, impossibilidade de soldagem com corrente de ar, processo com baixa taxa de deposição e possibilidade de inclusão de tungstênio ...

Qual é a diferença entre solda MIG e MAG?

A solda MIG é indicada para soldagem de materiais não ferrosos tais como alumínio e suas ligas, cobre e suas ligas, bronze entre outros. Processo solda MAG: Soldagem com arame protegido do ar atmosférico por um fluxo de gás ativo, normalmente CO² (dióxido de carbono) e ou misturas, que interage com a poça de fusão.

Qual é o melhor processo de soldagem?

Soldagem MIG/MAG

Mais eficiente e com maior produtividade que a soldagem por eletrodo revestido, o processo MIG/MAG é feito com um arame de soldagem – o que facilita o progresso da soldagem vez que não é preciso ficar parando a todo momento.

Qual a solda mais fácil?

A soldagem MIG é o processo mais simples (possuindo uma facilidade operacional). Essa forma de soldadura é frequentemente vista como mais amigável para iniciantes. Porém, lembre-se que será essencial um soldador experiente para parametrizar o equipamento, o que pode vir a ser difícil para iniciantes.

Como funciona MIG solda?

Como funciona a soldagem MIG/MAG? Introduzida na década de 1920 e viabilizada comercialmente a partir de 1948, a soldagem MIG/MAG consiste em um processo de alimentação constante de um arame consumível (polaridade +), que é direcionado a uma peça metálica (polaridade - ), sob uma atmosfera de proteção gasosa.

Para que serve MIG?

A solda MIG usa um arame de solda e este passa pela tocha para deixar o metal em estado líquido. Nessa soldagem é utilizado o curto circuito. O gás MIG, portanto, serve como uma proteção no momento da soldagem.

Qual o tipo de gás usado na solda MIG?

O gás de proteção básico para soldagem MIG/MAG é o argônio (Ar). Hélio (He) pode ser adicionado para aumentar a penetração e fluidez da poça de fusão. Argônio ou mistura argônio/hélio podem ser utilizadas para soldagem de todas as ligas.

Quais os tipos de solda MIG?

II – Soldagem MIG/MAG (GMAW)

A soldagem MIG é comumente utilizada em materiais não-ferrosos. Já a soldagem MAG é usada em materiais ferrosos, como o aço. “MIG/MAG é um processo de soldagem a arco voltaico, que utiliza um arco elétrico entre um arame alimentado continuamente e a poça de fusão.

Como surgiu a solda elétrica?

Em 1877, a soldagem por resistência foi estudada e, em 1885, foi desenvolvido a soldagem por arco elétrico, utilizando um eletrodo de grafite - que mais tarde foi substituído por um arame metálico e que décadas depois se tornaria o processo de solda mais popular entre todos até os dias de hoje.

Artigo anterior
O que é transtorno de pânico ansiedade Paroxística episódica?
Artigo seguinte
É possível renunciar à aposentadoria por invalidez?