O que é o processo de carbonatação?

Perguntado por: Benjamim Vítor Pinto Machado  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (69 avaliações)

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

Qual o processo de carbonatação?

A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).

Quais métodos são utilizados para identificação da carbonatação do concreto?

O ensaio de carbonatação com fenolftaleína é considerado um ensaio relativamente simples. Ele contribui de forma satisfatória na identificação de corrosão.

Quais as variáveis que influenciam na carbonatação?

Diversos fatores influenciam no comportamento da carbonatação, dos quais destacam-se: relação água/cimento, tipo e quantidade de cimento, adições, umidade relativa do ar e teor de CO2 no ambiente.

Qual é o pH do concreto?

O concreto no seu processo de cura varia o pH de 12 -14, ou seja, tem um grau elevado de alcalinidade. A medida que o tempo passa o pH do correto diminui devido a presença de umidade e não oferece a mesma proteção inicial a ferragem (ALMEIDA, 2005).

Carbonatação do Concreto

41 questões relacionadas encontradas

Qual é o pH da areia?

O pH da areia é próximo ao neutro, podendo variar entre 6.8 e 7.4.

O que é alcalinidade do cimento?

A alcalinidade relativa dos concretos, proporcionada pelo tratamento, é função da densidade de carga passante. No entanto, há uma tendência de atenuação dessa influência com o crescimento da carga passante.

Quais as causas da carbonatação do concreto?

Para que a carbonatação aconteça, três fatores precisam estar dentro do concreto. São eles: umidade, gás carbônico e oxigênio.

O que é eflorescência na construção civil?

As eflorescências são fenômenos de deposição de diversas formas de sais, nas mais e diversas constituições, na superfície dos materiais cerâmicos e das argamassas. Os depósitos de eflorescências são originados pela migração da água carregada de sais do interior para a superfície do material por capilaridade.

Como é feito o ensaio de carbonatação do concreto?

O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).

Como podemos determinar a espessura de carbonatação de concreto?

Na verificação da espessura de carbonatação, seguindo as recomendações da norma DIN EN 14630 (2007), utilizou-se indicador de ph, que consiste em uma mistura de 1g de fenolftaleína dissolvida em 50g álcool etílico diluídos em 50g de água, formando uma solução que quando aspergida no concreto torna-se incolor em ph ...

Como funciona o Esclerometro?

A realização do ensaio de esclerometria consiste em uma massa martelo que, impulsionada por mola, choca-se com a área a ser ensaiada. Quanto maior a dureza da superfície, menor a parcela da energia que se converte em deformação permanente, e maior deve ser o recuo ou a reflexão da massa martelo.

Como Carbonatar uma bebida?

Como a carbonatação acontece? A carbonatação é uma reação química, que acontece por causa da dissolução do dióxido de carbono (CO2) na água (H2O). Essa ação é responsável pelo borbulhamento do CO2 no líquido, que resulta no ácido carbônico (H2CO3) – uma substância que se decompõe e recupera o gás carbônico e a água.

O que é carbonatação do refrigerante?

O gás que é adicionado ao refrigerante é o gás carbônico (CO2). Quando esse gás dissolve-se na água (carbonatação), ele forma uma substância de fórmula H2CO3, o ácido carbônico. Vale ressaltar que a adição do CO2 na água ocorre com certa pressão, o que favorece sua dissolução.

Quanto gasta de CO2 para Carbonatar cerveja?

Multiplicando o volume de CO2 por 1,96, tem-se a quantidade aproximada em g/L. Usando a faixa em amarelo como exemplo temos: 0,894 x 1,96 = 1,75g/L, ou seja em uma cerveja com 0,89 volume de CO2 teremos aproximadamente 1,75g/L.

Quais as maiores causas de manifestações patológicas no Brasil?

Na maioria dos casos, as manifestações patológicas são decorrentes de falhas nas etapas de projeto e de planejamento das edificações e, ao longo do tempo, por falta de manutenção (Lima, 2009).

Quais as patologias mais comuns nas estruturas de concreto armado?

Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.

Para que serve a carbonatação da cerveja?

A carbonatação da cerveja é um processo natural — mas que também pode ser provocado pelo homem — para garantir a qualidade da bebida oferecida. Ele assegura uma quantidade específica de gás para cada estilo, proporcionando suas características. Parte do CO2 é formado durante a fermentação.

Por que o concreto é alcalino?

O composto que reage rapidamente com (H2CO3) é o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). O carbonato de cálcio não deteriora o concreto, porém durante a sua formação consome os álcalis da pasta (ex: Ca(OH)2 e C-S-H) e reduz o pH. O concreto normalmente possui pH entre 12,6 e 13,5.

O que é calcinação do concreto?

Calcinação do Concreto - concrete calcination; perda de água de hidratação de um concreto quando este é exposto a temperatura acima de 260° C por determinado período de tempo; ação de alta temperatura sobre o concreto.

O que é a lixiviação do concreto?

Primeiramente, lixiviação é quando uma substância é extraída de um meio sólido através de sua dissolução em um meio líquido. Na Engenharia Civil esse processo ocorre no concreto e é uma patologia bastante comum em edificações.

Artigo anterior
Quais os benefícios da metodologia ativa?
Artigo seguinte
Como usar banho a seco em cães?