Quais são as dores mais comuns na gravidez?

Perguntado por: Cláudio Amorim Figueiredo  |  Última atualização: 1. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

5 dores comuns durante a gravidez e como amenizá-las
  1. Cabeça. Primeiro, a boa notícia. ...
  2. Cólica. É normal sentir. ...
  3. Costas. No terceiro trimestre da gestação, a barriga aumenta consideravelmente de tamanho e peso. ...
  4. Pernas e braços. A sobrecarga também pode se refletir nos membros. ...
  5. Seios.

Que tipo de dores devo me preocupar durante a gravidez?

Assim como o sangramento vaginal, leves dores de barriga são eventos comuns e inocentes ao longo da gravidez. Porém, se algum dos sinais abaixo estiver presente, a gestante deve entrar imediatamente em contato com o obstetra: Dor abdominal intensa e persistente. Dor abdominal associada a vômitos.

Quais dores uma grávida sente?

As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga na gravidez é comum. Até a 10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero.

Que tipo de dor é normal no início da gravidez?

Logo no início da gravidez, as dores podem se tornar um pouco assombrosas. Cólicas, dores nas costas e até mesmo uma leve dor ovariana durante o período são situações comuns. O útero é um órgão super elástico, na verdade ele é um músculo. A princípio ele tem o tamanho de um punho fechado.

Estou grávida e estou com muita dor no corpo?

Durante a gestação, é normal a mulher sentir dores ou desconforto por um curto período. As inúmeras alterações causadas pelo aumento dos níveis de hormônios deixam os ligamentos do corpo elásticos e com maior mobilidade e as articulações ficam mais soltas.

Sintomas de gravidez mais comuns nas primeiras semanas

39 questões relacionadas encontradas

O que tomar para dor no corpo na gravidez?

O paracetamol (Dôrico®, Tylenol®) é o analgésico de escolha durante a gravidez, evitando-se sempre o uso de altas doses, pelo potencial hepatotóxico (1).

Como aliviar as dores nas articulações na gravidez?

Os melhores remédios para dor nas articulações durante a gravidez são calor, descanso, relaxamento e exercício físico: O calor libera a tensão e tem um efeito benéfico sobre os músculos e articulações.

Como é a dor no pé da barriga no início da gravidez?

A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.

Como é a dor do útero crescendo?

Com o crescimento do útero que naturalmente ocorre durante a gravidez, o ligamento redondo é estirado, causando um pouco de dor e desconforto. A dor do ligamento geralmente é descrita como uma dor aguda, geralmente aparecendo após a movimentação. Ela acomete desde a parte inferior do abdomen até a virilha.

Como é a dor pélvica no início da gravidez?

Muitas mulheres têm dor pélvica no início da gestação. Dor pélvica diz respeito à dor na parte mais baixa do tronco, na área abaixo do abdômen e entre os ossos do quadril (bacia). A dor pode ser aguda ou do tipo cólica (como as cólicas menstruais) e pode ficar indo e voltando.

Como é a dor abdominal na gravidez?

Durante o desenvolvimento da gestação, o desconforto abdominal está relacionado principalmente ao útero, pois é resultante das contrações e expansões uterinas. As dores abdominais podem também ser resultantes de constipações intestinais ou diarreia, devido a problemas no aparelho digestivo.

Estou grávida e sinto dor em cima da barriga?

A dor na parte de cima da barriga durante a gravidez pode ser causada devido ao estiramento e à distensão dessa parte do abdome que ocorre, principalmente, nos últimos meses de gravidez.

Quais são os sinais de alerta na gravidez?

10 sinais de alerta que você não deve ignorar na gravidez
  1. Dor de cabeça forte ou visão turva. ...
  2. Febre. ...
  3. Tontura ou desmaio. ...
  4. Inchaço exagerado no rosto ou nas mãos. ...
  5. Náusea severa e excesso de vômito. ...
  6. Dificuldade para respirar, dores no peito e/ou batimentos acelerados.
  7. Moleza e cansaço extremo. ...
  8. Dor abdominal aguda.

Quando devo me preocupar com as dores da gravidez?

Náuseas e vômitos são mais comuns no primeiro trimestre, mas algumas mulheres podem sofrer com os sintomas ao longo de toda a gravidez. Quando a situação for intensa, é preciso procurar o obstetra. Se a gestante não conseguir manter líquidos no corpo por mais de 12 horas, deve ir ao médico imediatamente.

Em qual semana da gravidez é mais perigoso?

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Como saber se meu útero está crescendo?

Como saber o volume do útero

O volume do útero é avaliado pelo ginecologista por meio de exames de imagem, como ultrassom transvaginal e abdominal, principalmente. Assim, durante a realização do exame, o médico consegue verificar, o comprimento, largura e espessura do útero, sendo então possível calcular o seu volume.

Quando o útero começa a cresce na gravidez dói?

No início da gestação, o crescimento do útero e consequente distensão dos seus ligamentos podem causar dores pélvicas. São usualmente descritas como cólicas abdominais de intensidade variável.

O que é distensão do útero?

Prolapso uterino, ou prolapso dos órgãos pélvicos, acontece quando os músculos e ligamentos do assoalho pélvico se tornam distendidos e flácidos, saindo de suas posições normais na pelve e descendo para a vagina ou região externa.

Qual a sensação na barriga no início da gravidez?

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Pode fazer compressa quente na gravidez?

Compressas de água quente são bem-vindas, mas a melhor maneira de aliviar o problema é equilibrando a postura. “Pilates e fisioterapia são ótimos, mas mesmo as caminhadas leves já ajudam”, comenta Ricardo Andrade Freire, também ginecologista e obstetra, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo.

Como aliviar neuralgia intercostal na gravidez?

Usar uma cinta durante a gravidez também ajuda a aliviar a pressão nas costelas e, por isso, pode ser utilizada com conhecimento do obstetra. Além disso, a aplicação de compressas quentes em cima das costelas também pode ajudar, uma vez que permite relaxar os músculos e evitar que pressionem os nervos intercostais.

O que podemos tomar para dor de cabeça na gravidez?

Os medicamentos contra a dor mais seguros para usar durante a gravidez são o Paracetamol e o Sumatriptano, sendo importante lembrar que esses medicamento devem sempre ser tomados apenas de acordo com a orientação do obstetra.

Qual remédio para dor grávida pode tomar?

Medicamentos Permitidos na Gravidez
  • Paracetamol (recomendado para dores de cabeça e gripes.
  • Cefalexina (antibiótico para infecções)
  • Ácido fólico.
  • Vitamina D3.
  • Buscopam (para dores abdominais em geral)
  • Metildopa ( para gestantes hipertensas)

O que fazer para aliviar dor de cabeça na gestação?

Como aliviar a dor de cabeça naturalmente
  1. Descansar em um ambiente tranquilo, bem arejado, sem ruído e com as luzes apagadas;
  2. Aplicar uma compressa de água fria na testa ou na nuca;
  3. Aplicar uma compressa de água morna em redor dos olhos e do nariz, em caso de dor de cabeça por congestão nasal;

Como saber se o bebê está bem na barriga com 5 meses?

Ele ainda tem bastante espaço para se mexer, então, não estranhe os pequenos chutes e mudanças de posição. Esses movimentos significam que você tem um bebê saudável, portanto, apesar de às vezes incomodarem (principalmente à noite, quando você está tentando dormir), os movimentos são um bom sinal.

Artigo anterior
Quantos dias após cirurgia de vesícula pode ter relação?
Artigo seguinte
Que tipo de radiação é mais perigosa?