O que é o princípio do terceiro excluído?

Perguntado por: Eduarda Branco  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (12 avaliações)

Em lógica, a lei do terceiro excluído é a terceira de três clássicas Leis do Pensamento. Ela afirma que, para qualquer proposição, ou esta proposição é verdadeira, ou sua negação é verdadeira.

Qual a diferença do princípio da contradição é do terceiro excluído?

Primeiramente tratemos do Princípio da Não Contradição que diz: “Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.” Já o segundo Princípio o do Terceiro Excluído: “Toda proposição ou é verdadeira ou é falsa, ou seja, verifica-se sempre um destes casos e nunca um terceiro.”

Quais são os três princípios da lógica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

O que é exatamente a lógica do terceiro incluído?

A lógica do Terceiro Termo Incluído permite o cruzamento de diferentes perspectivas, onde um sistema coerente e, ao mesmo tempo, aberto, é construído, permitindo uma melhor compreensão não só de fenômenos científicos, como no caso da Física Quântica, mas, também políticos e sociais.

O que diz o princípio da Não-contradição?

O Principio da Não Contradição é a segunda das Três Leis Clássicas do Pensamento, em sua formulação mais simples, determina que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto. Sob o mesmo tempo e aspecto, tais afirmações serão mutuamente excludentes.

Aula 02 - Lógica Matemática - Princípio do terceiro excluído

31 questões relacionadas encontradas

O que podemos dizer sobre o Princípio da Não Contradição de Aristóteles é o princípio da unidade dos contrários de Heráclito?

De acordo com Platão e Aristóteles, dizia-se que Heráclito negava a existência da lei da não contradição. ... Isto é o complemento lógico da princípio da não contradição. De acordo com Heráclito, mudança, e o constante conflito de opostos é o logos universal da natureza.

O que é a contradição Para Heráclito?

De acordo com o autor, para Heráclito, a harmonia nasce da própria oposição: “O divergente consigo mesmo concorda; harmonia de tensões contrárias, como de arco e lira” (HERÁCLITO apud ABRÃO, 2004, p. 31-32). A divergência e a contradição não só produzem a unidade do mundo, mas também a sua transformação.

Qual era a intenção de Aristóteles em elaborar o que conhecemos por lógica?

A lógica aristotélica tem como objetivo estudar a relação do pensamento com a verdade. Podemos defini-la como uma ferramenta para analisar se os argumentos utilizados nas premissas levam a uma conclusão coerente. Aristóteles resumiu suas conclusões sobre a lógica no livro Organum (instrumento).

O que diz a Lei de Morgan?

O que dizem as Leis de Morgan

Em linguagem simples podemos dizer o seguinte: negar duas proposições ligadas com “e” – ou seja, uma conjunção – é o mesmo que negar duas proposições e ligá-las com “ou” (ou seja, transformá-las em uma disjunção. Para ficar mais claro: Não (p e q) é igual a (não p) ou (não q).

Quais são as leis do pensamento?

Leis do pensamento
  • A lei da não-contradição,
  • A lei do terceiro excluído,
  • O princípio de razão suficiente e.
  • O princípio da identidade dos indiscerníveis.

Quais são os princípios da lógica?

Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição. O princípio da identidade é a veracidade das idéias, ou seja, aquilo é, o que é: uma cadeira é uma cadeira, um livro é um livro, a vida é a vida.

Quais as três partes da lógica formal?

A lógica formal ou menor compreende três partes, que tratam da apreensão e do termo, do juízo e da proposição, e do raciocínio e da argumentação.

Quais são os três princípios da lógica argumentativa na concepção de Aristóteles?

Para não se enganar com esse tipo de raciocínio, lembre-se que as proposições, como juízo, devem seguir algumas regras fundamentais: Princípio de Identidade: A é A; Princípio de não contradição: é impossível A ser A e não -A ao mesmo tempo; Princípio do terceiro excluído: A é y ou não-y, não há terceira possibilidade.

O que é contradição de acordo com a filosofia?

Na lógica clássica, uma contradição consiste numa incompatibilidade lógica entre duas ou mais proposições. ... Ilustrando uma tendência geral na lógica aplicada, a lei de Aristóteles da não-contradição afirma que "Não se pode dizer de algo que é e que não é no mesmo sentido e, ao mesmo tempo."

Quais são os tipos de contradição?

contradição
  1. Afirmação oposta, inversa ou contrária ao que alguma pessoa disse;
  2. Incongruência entre ações ou comentários consecutivos relativamente àquilo que se disse;
  3. Discordância de pontos de vista, perspetivas, emoções, vocábulos ou ideias;
  4. Ação ou resultado de (se) contradizer;
  5. Impugnação ou refutação.

Como identificar uma contradição?

Se na coluna do operador principal todas as linhas forem verdadeiras, diremos que a proposição composta é uma tautologia. Ao contrário, se todas forem falsas, é uma contradição. Por fim, se houver pelo menos uma verdadeira e pelo menos uma falsa, diremos que é uma contingência.

O que é é para que serve o teorema de de Morgan?

Os teoremas do matemático De Morgan são propostas de simplificação de expressões em álgebra booleana de grande contribuição. Definem regras usadas para converter operações lógicas OU em E e vice versa.

Quem criou a lei de Morgan?

Da autoria do ilustre matemático inglês Augustus De Morgan (1806-1871), podemos separá-las em Primeiras Leis de Morgan e Segundas Leis de Morgan.

Quais são os quantificadores universais?

Na matemática é comum a utilizaç ˜ao do quantificador existencial: “exis- te”, do quantificador universal: “para todo”,“para qualquer” ou “qualquer que seja” para transformar uma proposiç ˜ao aberta em uma proposiç ˜ao.

Qual é o pensamento de Aristóteles?

Aristóteles - Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.

Quais foram as principais ideias de Aristóteles?

Segundo o pensamento aristotélico, a felicidade (eudaimonia) é o único objetivo do homem. E se para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e, mais precisamente, um ser político. Com efeito, cabe ao Estado “garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados”.

Que outro nome Aristóteles dava a lógica?

Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.

Por que Heráclito é Parmênides eram contraditórios?

Duas concepções dominaram o pensamento filosófico durante bastante tempo: por um lado, as ideias de Parmênides e, por outro, o pensamento de Heráclito. Heráclito defendia a ideia de um mundo contínuo, enquanto Parmênides definia um ser único, um ser imóvel.

Por que Parmênides discorda de Heráclito?

Tais como as constantes modificações de Heráclito e o ser perfeito de Parmênides. Heráclito procura explicar o mundo pelo desenvolvimento de uma natureza comum a todas as coisas e em eterno movimento. ... Parmênides, ao contrário, diz que o ser é unidade e imobilidade e que a mutação não passa de aparência.

Quais são as principais características dos quatro grandes princípios da razão?

1- Princípio de identidade -> o que é é. 2- Princípio da não contradição -> o que é é e não pode ser outra coisa. 3- Princípio do terceiro excluído -> ou é ou não é, não há uma terceira possibilidade. 4- Princípio da razão suficiente ou da causalidade -> para tudo o que existe há uma explicação.

Artigo anterior
Qual é a melhor cobertura fracionada branca?
Artigo seguinte
Qual o bairro mais perigoso de Brasília?