O que é reformatio in pejus direta?

Perguntado por: Gil Gaspar  |  Última atualização: 7. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)

Reformatio in pejus direta: Corresponde ao agravamento da situação do réu, pelo próprio tribunal, ao julgar o recurso exclusivo da defesa. É sempre proibida, conforme se infere do art. 617, 2.

O que é o princípio da proibição da reformatio in pejus direta e indireta?

Princípio da ''Non Reformatio in Pejus'' ... A ''non reformatio in pejus'' indireta traduz que, se eventual decisão for anulada por recurso EXCLUSIVO da defesa ou por HC, a nova decisão a ser prolatada não pode ser mais gravosa que a anulada.

O que é non reformatio in pejus indireta?

O princípio da non reformatio in pejus veda que a pena do réu seja agravada em segunda instância quando for ele o único recorrente. Este se desdobra na modalidade indireta, o qual proíbe que a situação do acusado seja piorada em nova sentença, caso a anterior tenha sido anulada por recurso exclusivo dele.

O que é o princípio da proibição da reformatio in pejus explique Diferenciando-a reformatio in pejus direta da indireta?

Trata-se do princípio da proibição da reformatio in pejus, o qual significa que não pode haver reforma da decisão para pior. Em outras palavras, havendo apenas recurso da defesa, o juízo ad quem não poderá agravar a situação do réu.

Qual a diferença entre reformatio in pejus direta é reformatio in pejus indireta?

Reformatio in pejus direta: Corresponde ao agravamento da situação do réu, pelo próprio tribunal, ao julgar o recurso exclusivo da defesa. É sempre proibida, conforme se infere do art. 617, 2. ... G., fixando quinze anos de prisão), sob pena de incorrer em reformatio in pejus indireta.

O que é reformatio in pejus direta e indireta?

36 questões relacionadas encontradas

O que significa o princípio do non reformatio in pejus?

O princípio (ou regra) da non reformatio in pejus, previsto no art. 617, do CPP, veda o agravamento de pena quando somente o réu houver recorrido da sentença. Assim, em se tratando de apelação exclusiva da defesa, a lei garante ao acusado que sua condenação não seja piorada pelo Tribunal.

O que vem a ser o princípio tantum devolutum quantum Appellatum?

A extensão do efeito devolutivo determina-se pela extensão da impugnação: tantum devolutum quantum appellatum. É o que estabelece o dispositivo a ser comentado, quando defere ao tribunal “o conhecimento da matéria impugnada”. ... A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada.

Qual a diferença entre reformatio in pejus é reformatio in mellius?

O que é vedado no sistema processual penal é a reformatio in pejus, como inscrito no art. 617, do CPP, sendo admissível a reformatio in melius, o que ocorre na hipótese em que o Tribunal, ao julgar recurso da acusação, diminui a pena prevista do réu” (REsp. 437.181/SP, Rel. Min.

O que é o princípio da reformatio in melius?

Entende-se que, se o recurso for exclusivo da acusação (Ministério Público ou querelante), o tribunal pode reconhecer e aplicar ao réu reprimenda mais benéfica em relação àquela constante da sentença (diminuição da pena), na medida em que o artigo 617 só proíbe a reformatio in pejus.

O que é o princípio da voluntariedade?

No sistema brasileiro vige o princípio da voluntariedade inserto no art. 574, caput, do CPP, cuja previsão não obriga a defesa a interpor recurso de decisão desfavorável ao réu. Assim, os recursos, em regra, são voluntários, pois, recorre apenas àquele que possui interesse na reforma de uma decisão.

O que significa efeito devolutivo de recurso?

Efeito devolutivo - Novo CPC - (Lei nº 13.105/15)

O recurso, quando recebido apenas nesse efeito, gera a parte vencedora a execução da decisão provisoriamente.

O que é o princípio do favor rei?

Também conhecido como princípio do favor rei, esse princípio implica que a dúvida milita em favor do acusado, uma vez que a garantia da liberdade deve prevalecer sobre a pretensão punitiva do Estado.

O que é o princípio da conversão?

No Direito Processual Civil e no Direito Processual Penal, tal princípio tem como foco os recursos, consagrando que um recurso endereçado a Tribunal incompetente deve ser recebido, e, remetido ao Tribunal correto. ...

O que é in mellius?

Trata-se de hipótese da retroatividade da norma penal, disciplinada no art. 2º do Código Penal , in verbis: "A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado".

O que é o emendatio libelli?

Ocorre quando o juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, lhe atribui definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave (artigo 383 do CPP), sendo dispensável qualquer formalidade como aditamento da denúncia ou queixa ou nova manifestação da defesa ...

É possível que esse réu tenha a sua situação piorada em recurso exclusivo da defesa?

Claro está que a situação do réu, em recurso interposto somente pela defesa, não poderá ser piorada. ... Aqui, há de se ter redobrada atenção, pois, por óbvio, em recurso interposto pela acusação, a situação do réu pode ser piorada, caso contrário, o apelo perderia a razão de ser.

O que é o princípio da Congruencia no processo civil?

O princípio da congruência determina, em consonância com os princípios constitucionais da demanda, contraditório e dispositivo, que a sentença ou a decisão de mérito, inclusive na ação civil pública, observem os limites impostos pelos elementos que identificam a ação.

O que é efeito devolutivo em extensão?

O efeito devolutivo pode ser analisado sob dois aspectos: a) quanto a extensão refere-se aos pedidos e devolve ao tribunal apenas o conhecimento daquilo que seja objeto do recurso; b) quanto a profundidade, possibilita ao tribunal o reexame de todos os fundamentos que a parte utilizou para embasar seu pedido, inclusive ...

O que é o efeito suspensivo?

Efeito que tem certos recursos que suspende a eficácia da decisão até o seu julgamento final, impossibilitando a execução, mesmo que provisória, pela parte vencedora da decisão recorrida.

O que é o princípio da dialeticidade?

O princípio da dialeticidade recursal dispõe que a parte que apresentar algum tipo de recurso deve demonstrar de forma fundamentada, apresentando as razões de fato e de direito, seu inconformismo com a decisão recorrida.

O que é o princípio da consumação CPC?

O Código de Processo Civil é bastante claro no sentido de estabelecer a forma e o prazo para a interposição de um recurso. O atual Estatuto adotou o princípio da consumação recursal que estabelece que o recurso inadmissível não pode ser reproposto, mesmo que seja de forma distinta. ...

O que é o princípio da taxatividade no direito penal?

O princípio da taxatividade ou da determinação exige clareza quando da criação de infração penal porque a norma incriminadora deve ser de fácil entendimento por todos, ou seja, as condutas criminosas precisam ser redigidas com clareza pelo legislador para facilitar o entendimento da população em geral, portanto, não se ...

O que é o princípio de conservação de energia?

O Princípio da Conservação da Energia diz que "a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída".

O que afirma o principio da conservação de energia?

O princípio de conservação de energia nos diz que em um movimento em que só atuam forças conservativas a energia mecânica (energia cinética + energia potencial gravitacional + energia potencial elástica) permanece constante.

O que afirma o princípio de conservação da carga elétrica?

Conservação da carga elétrica é o princípio em física que estipula que a carga elétrica não pode ser criada ou destruída. A quantidade total de carga, i.e., a diferença entre o somatório das cargas positivas e o somatório das cargas negativas no universo, é sempre conservada.

Artigo anterior
Quem está com gastrite pode tomar leite?
Artigo seguinte
Quanto tempo o clindamicina faz efeito?