O que é o princípio da indelegabilidade?

Perguntado por: Wilson Jaime Lourenço Coelho Moreira  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (23 avaliações)

Princípio da indelegabilidade: significa que a competência jurisdicional é indelegável, e, portanto, o juiz não pode delegar a sua competência para outra pessoa, pois se assim o fizer, violará o princípio do juiz natural.

O que significa o princípio da indelegabilidade?

Princípio da Indelegabilidade: O juiz não pode delegar o julgamento de um processo a outra pessoa. Exceção (somente em hipóteses expressamente previstas em lei): Lei 8.038/1990 prevê a possibilidade de ministros do STJ e do STF delegarem a juízes de primeira instância atos instrutórios do processo.

O que significa indeclinabilidade da jurisdição?

Princípio da indelegabilidade

A atividade jurisdicional é indelegável, somente podendo ser exercida, pelo órgão que CF/88 estabeleceu como competente. Assim sendo após o processo ser recebido por um Juiz, ele não poderá delegar o julgamento a terceiro ou outro juiz.

Quais são os princípios fundamentais da jurisdição?

Para Cintra, Grinover e Dinamarco, a existência de uma lide, a inércia dos órgãos jurisdicionais (princípio da inércia) e a suscetibilidade de os atos jurisdicionais tornarem-se imutáveis (princípio da definitividade) são as três características básicas da jurisdição.

O que é princípio dispositivo novo CPC?

Segundo ele, o atual CPC deixa claro que o princípio dispositivo se relaciona ao desenvolvimento da demanda, em que compete às partes realizar pedidos, fazer provocações, produzir as provas e, ao juiz, apreciá-las.

Inevitabilidade, indelegabilidade e aderência ao território

41 questões relacionadas encontradas

O que é um dispositivo para o direito?

Significado de Dispositivo

[Jurídico] Parte de uma lei, sentença, documento legal, declaração etc., que apresenta o resultado de uma ação ou a decisão que dela resulta. [Jurídico] Trecho da sentença em que o juiz declara qual das partes tem razão no litígio, ou seja, a parte em que ele se mostrou favorável; decisório.

Em que artigo do CPC está insculpido princípio dispositivo?

I do art. 139 do NCPC, decorre, substancialmente, do princípio constitucional da igualdade perante a lei, insculpido no caput do art. 5º da CRFB/88.

Quais os princípios e características da jurisdição?

A jurisdição é a realização do Direito por um terceiro imparcial em uma situação concreta. Trata-se de uma das funções do Estado. São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.

Quais são os tipos de jurisdição?

A jurisdição comum divide-se em civil e penal. incluso na civil as demandas de natureza comercial, previdenciária e administrativa. A Jurisdição Comum possui âmbito de atuação nas esferas federal, estadual e distrital. A Jurisdição Especial divide-se em trabalhista, militar e eleitoral.

São princípios inerentes à jurisdição exceto?

São princípios relacionados à jurisdição, exceto: a) Princípio do juiz natural. b) Princípio da delegabilidade da jurisdição. c) Princípio da correlação.

O que se entende por equivalentes jurisdicionais?

Equivalentes jurisdicionais são técnicas de solução de conflito que não são jurisdicionais. Equivalem à jurisdição porque servem para resolver conflitos. ... b) AUTOCOMPOSIÇÃO: As partes conflitantes chegam à solução do conflito, sem imposição de uma vontade sobre a outra, podendo ocorrer extrajudicialmente ou em juízo.

Por que se diz que a jurisdição e função substitutiva?

Sobre a característica de substitutividade exercida pelo Estado, por meio da jurisdição, Marcos Destefenni, nos ensina que: “O Estado-Jurisdição substitui os envolvidos na situação conflituosa, no sentido de que atua no lugar daquele que deveria atuar, tornando desnecessária a atuação do réu”.

Quais são os limites da jurisdição?

Os limites da jurisdição nacional podem ser divididos em jurisdição concorrente e exclusiva. Em ambas, os juízes brasileiros atuam, mas no primeiro caso, se o juiz estrangeiro julgar a lide, admite-se a utilização da sentença estrangeira no Brasil. No segundo caso, a sentença estrangeira será ineficaz.

O que significa o princípio do juiz natural?

Segundo a doutrina, o princípio do juiz natural se refere à existência de juízo adequado para o julgamento de determinada demanda, conforme as regras de fixação de competência, e à proibição de juízos extraordinários ou tribunais de exceção constituídos após os fatos.

São inerentes à jurisdição os princípios do juiz natural da Improrrogabilidade e da indelegabilidade?

QUESTÃO CERTA: São inerentes à jurisdição os princípios do juiz natural, da improrrogabilidade e da indelegabilidade. ... Exceção: Os Tribunais podem delegar a execução aos juízes de 1º grau; Tribunais com mais de 25 membros podem criar órgão especial para exercer, por delegação, as funções do Plenário etc.

O que é o princípio da inafastabilidade do Poder Judiciário?

O princípio da inafastabilidade da jurisdição é a principal garantia dos direitos subjetivos. Fundamenta-se também no princípio da separação de poderes, reconhecido pela doutrina como garantia das garantias constitucionais.

Quais são os elementos da jurisdição?

A doutrina moderna entende que são elementos da jurisdição o poder de decisão, o poder de coerção e o poder de documentação, enquanto, para a concepção clássica, tais elementos são notio, vocatio, coertio, iudicium e executio.

O que é jurisdição inferior e superior?

É chamada de jurisdição inferior a que é exercida por juízes que possuem contato desde o principio do processo. Já as jurisdições superiores são aquelas que recebem recursos contra decisões proferidas pelos juízes inferiores.

Qual a diferença de jurisdição contenciosa e voluntária?

A jurisdição voluntária não apresenta conflito de interesses, não havendo uma coisa a ser julgada. Dessa forma, não existe uma sentença, mas sim um procedimento, ao contrário da jurisdição contenciosa, onde o juiz age a partir de um conflito de interesses, julgando um processo e determinando o que deve ser feito.

Quais as características da jurisdição voluntária?

A jurisdição voluntária possui como características a obrigatoriedade da intervenção judicial; sendo um sistema misto entre dispositivo e inquisitivo; a prescindibilidade da observância à legalidade estrita; além da participação do Ministério Público quando for o caso.

São princípios da jurisdição e competência processual penal?

São princípios da jurisdição criminal: indeclinabilidade (o juiz não pode se recusar a julgar os casos à ele apresentados); improrrogabilidade (mesmo que as partes entrem em acordo, não podem subtrair o conhecimento do juízo natural); indelegabilidade (o juiz não pode transmitir poder a quem não possui); unidade (a ...

Em que consiste o princípio dispositivo?

1. Conceito de princípio dispositivo. De modo geral, a denominação princípio dispositivo é utilizada para indicar que a iniciativa das alegações e das provas compete às partes, já que o juiz é um sujeito imparcial e, portanto, não pode agir de ofício.

O que é o princípio do dispositivo?

Trata-se do princípio da inércia processual, também presente no nosso direito processual civil, segundo o qual o início do processo depende sempre de iniciativa da parte, não cabendo ao juízo inicia-lo por vontade própria, visto que não é esta a função do Poder Judiciário.

O que significa a redação do artigo 490 do CPC?

490. O juiz resolverá o mérito acolhendo ou rejeitando, no todo ou em parte, os pedidos formulados pelas partes.

O que é nome do dispositivo?

Cada arquivo virtual representa um dispositivo do sistema, tal como dispositivo de armazenamento, dispositivo USB e impressora. Estes arquivos virtuais são chamados nomes de dispositivos. ... Se o nome do dispositivo for seguido de um número, este representa o número da partição.

Artigo anterior
Quantas medalhas serão distribuídas nos Jogos Olímpicos?
Artigo seguinte
Como transformar qualquer vídeo em 4K?