O que é o poder de polícia?

Perguntado por: Gustavo Esteves  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)

Poder de polícia é a faculdade que tem o Estado de limitar, condicionar o exercício dos direitos individuais, a liberdade, a propriedade, por exemplo, tendo como objetivo a instauração do bem-estar coletivo, do interesse público.

Qual o conceito de poder de polícia?

Poder de polícia é a faculdade de manter os interesses coletivos, de assegurar os direitos individuais feridos pelo exercício de direitos individuais de terceiros. O poder de polícia visa à proteção dos bens, dos direitos, da liberdade, da saúde, do bem-estar econômico.

O que é o poder de polícia na administração pública?

Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício ...

Quais as funções do poder de polícia?

O poder de polícia destina-se assegurar o bem-estar geral, impedindo, através de ordens, proibições e apreensões, o exercício antissocial dos direitos individuais, o uso abusivo da propriedade ou a prática de atividades prejudiciais à coletividade.

Quem pode ter o poder de polícia?

No âmbito do STJ, entende-se que é possível delegar as atividades de consentimento e fiscalização. Entretanto, para o STF, vigora o entendimento de que é indelegável o exercício de poder de polícia a pessoas jurídicas de direito privado, independente de fazer ou não parte da administração indireta.

AGU Explica - Poder de Polícia

42 questões relacionadas encontradas

Quem tem competência para exercer o poder de polícia?

O exercício do poder de polícia compete à entidade a quem a Carta Magna outorgar a competência para legislar.

Quem pode exercer o poder de polícia administrativo?

De forma breve, tal argumento sustenta que apenas pessoas jurídicas de direito público podem exercer atividades administrativas de polícia, pois somente a autoridade estatal é que tem legitimidade para impor restrições, limitações e condicionamentos à liberdade e à propriedade dos particulares.

O que é poder de polícia e quais são seus atributos?

Poder de polícia é a possibilidade que tem o Estado de limitar, condicionar o exercício dos direitos individuais e a liberdade, tendo como objetivo a instauração do bem-estar coletivo e do interesse público, o qual é composto por vários elementos, dentre os quais destacamos a saúde, a educação, a segurança, o meio ...

Qual a diferença entre poder da polícia e poder de polícia?

O poder de polícia é a ferramenta jurídica de trabalho do poder da polícia, na medida em que a possibilidade de atuação da polícia (poder da polícia) decorre da ordem, consentimento, fiscalização e sanção de polícia.

Quais são as fases do poder de polícia?

Nesse sentido, aduz Carvalho (2019, p. 137) que: “considerando que o poder de polícia é parcialmente delegável, alguns autores nacionais divide a atividade em quatro ciclos: 1°- ordem de polícia, 2°- consentimento de polícia, 3°- fiscalização de polícia e 4°- sanção de polícia”.

Quem é a polícia Administrativa?

A polícia administrativa é exercida por órgãos administrativos de caráter fiscalizador, já a polícia judiciária, em razão de preparar a atuação da função jurisdicional penal, é exercida pela polícia civil ou militar.

Qual o conceito de polícia Administrativa?

O poder de polícia administrativa é a competência para disciplinar/limitar o exercício da autonomia privada em prol do bem coletivo, de modo a evitar que a máxima liberdade de cada um reduza a liberdade alheia.

Qual a razão da existência do poder de polícia da administração pública?

O fundamento do poder de polícia é a supremacia do interesse público, ou seja, o interesse da coletividade. Ao exercer o poder de polícia, o Estado impõe restrições aos interesses individuais em favor do interesse público, conciliando tais interesses.

Qual a definição de poder de polícia de acordo com o Código Tributário Nacional?

78 - Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse, ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à tranqüilidade pública, ou ao respeito à ...

O que é o poder de polícia em direito Tributário?

78[4] e seu parágrafo único, do CTN. A expressão “poder de polícia” refere-se ao poder de fiscalização que a administração pública exerce sobre os seus administrados, não se confundindo com as atividades de manutenção da ordem ou segurança pública e nem com as da polícia judiciária.

Onde se encontra o conceito legal do poder de polícia?

Poder de polícia no Direito Administrativo brasileiro: breve noções. Conceito: trata-se de atividade estatal que limita o exercício dos direitos individuais em prol do interesse coletivo. Conceito legal (artigo 78, do Código Tributário Nacional):

É correto afirmar que o poder de polícia se confunde com o poder da polícia?

o poder de polícia não se confunde com segurança pública; o exercício do primeiro não é prerrogativa exclusiva das entidades policiais, a quem a Constituição outorgou, com exclusividade, no art. 144, apenas as funções de promoção da segurança pública.

Qual o poder da polícia militar?

Com a inserção das Polícias Militares em título próprio da constituição federal brasileira, título este que trata da defesa do Estado e das Instituições Democráticas, as Polícias Militares com o escopo de cumprirem suas obrigações constitucionais utilizam-se do poder de polícia como instrumento para propiciar a paz ...

É atributo tanto do poder de polícia como do ato administrativo?

>>> AMBOS se baseiam na AUTO-EXECUTORIEDADE (que se trata de um ATRIBUTO do ATO ADMINISTRATIVO exercido por meio do PODER DE POLÍCIA - VÍNCULO LEGAL GERAL do ADMINISTRADO com a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA);

Pode o poder de polícia ser delegado a particulares?

De acordo com entendimento majoritário da doutrina e jurisprudência, os atos da polícia administrativa, não podem ser delegados aos particulares, sob pena de colocar em risco o equilíbrio social (entendimento sedimentado na ADI 1717, do STF).

Quem exerce a Polícia Judiciária?

Também, o Código de Processo Penal em seu Titulo II, artigo 4.º, quando trata do Inquérito Policial, refere que: “A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria.”.

Quais são os limites do poder de polícia?

O principal limitador do poder de polícia é a lei, pois embora, como visto, seja um poder eminentemente discricionário, isto não autoriza a Administração a extrapolar aquilo que a lei autoriza e em alguns casos incorrer em excesso ou desvio de poder.

Qual a natureza jurídica do poder de polícia?

A natureza jurídica do próprio poder de polícia não é discricionária; os atos sim, que são ora discricionários, ora vinculados.

Quais são os poderes da administração pública?

A doutrina, geralmente destaca os seguintes poderes: poder vinculado; poder discricionário; poder normativo; poder hierárquico; poder disciplinar e poder de polícia.

Quais são os tipos de polícia no Brasil?

Para o cumprimento desse dever, os órgãos responsáveis, que trabalham para a garantia da Segurança Pública, são: Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; Polícias Civis; Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

Artigo anterior
O que fazer numa conexão em Istambul?
Artigo seguinte
Quem é o mais forte do clã Uzumaki?