O que é o plástico PET?

Perguntado por: Xavier Joel Monteiro  |  Última atualização: 7. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)

Polietileno tereftalato, ou PET, é um polímero termoplástico patenteado em 1941 por dois químicos britânicos, John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.

O que significa plástico PET?

O polímero PET (quimicamente conhecido como tereftalato de polietileno) é um poliéster com densidade relativamente alta fabricado pela Ensinger em semiacabados padrão para usinagem. O PET está disponível como um termoplástico amorfo ou semi-cristalino.

Quais são os plásticos PET?

Saiba mais sobre PET, PVC e sua reciclagem: 🥤 PET: Polietileno tereftalato – É encontrado em embalagens e garrafas para uso alimentício e ou hospitalar, cosméticos, bandejas para microondas e outros produtos. Muito utilizado por ser transparente, inquebrável, impermeável e muito leve.

Que tipo de material é o PET?

O Plástico PET é um material termoformado (polímero termoplástico), ou seja, extremamente moldável. Seu nome vem da palavra Poli (tereftalato de etileno), pois tecnicamente é um politereftalato de etileno.

Qual a definição de uma PET?

Em geral, os animais de estimação caem na categoria de animais de pequeno até médio porte e domésticos. Os tipos mais comuns de pets incluem cachorros, gatos, pequenos roedores, algumas espécies de aves, peixes e répteis.

Números dos Plásticos e a sua saúde: algo no qual você devia prestar mais atenção.

34 questões relacionadas encontradas

Como é feito o PET?

O PET é produzido industrialmente por duas vias químicas:

Esterificação direta do ácido tereftálico purificado (PTA) com etileno glicol (EG) Transesterificação do dimetil tereftalato (DMT) com etileno glicol (EG).

Como é feita a PET?

Resumo sobre o plástico pet

Pode ser obtido pela policondensação do ácido tereftálico com o etilenoglicol ou por meio da transesterificação do politereftalato de dimetileno com o etilenoglicol. É um plástico 100% reciclável, mas que se não for descartado corretamente pode se tornar um poluente persistente.

Qual o plástico que não faz mal à saúde?

O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.

Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

Onde o PET é utilizado?

Diante das propriedades que o PET possui, ele é tipicamente empregado em aplicações como garrafas de bebidas, filmes flexíveis para embalagens, frascos, filamentos para a indústria têxtil, tecidos e malhas, peças automotivas, chapas termoformadas e diversos produtos reciclados.

O que significa PET reciclado?

O material pode ser reutilizado porque consegue ser refundido e moldado diversas vezes, sem perder a qualidade. Portanto, o PET reciclado nada mais é do que uma garrafa PET que foi reprocessada e voltou para a cadeia produtiva.

Qual é a origem do PET?

História a garrafa PET

Patenteado em 1941 por trabalhadores da Calico Printer's Association, na cidade de Manchester, na Inglaterra, o PET foi utilizado pela primeira vez pela empresa DuPont, para fins têxteis, no início da década de 1950.

Quais são os 7 tipos de plástico?

Abaixo, conheça os 7 tipos de plástico que existem:
  • PET (Politereftalato de Etileno) ...
  • PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ...
  • PVC (Policloreto de Vinil) ...
  • PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ...
  • PP (Polipropileno) ...
  • PS (Poliestireno) ...
  • Outros.

Quando o plástico PET foi criado?

O plástico PET foi criado por dois químicos no ano de 1941, quandoWhinfield e Dickson descobriram que, com a reação do ácido tereftálico com o etileno glicol, tinha-se o PET.

Como diferenciar PP de PET?

PP (Polipropileno)

Sua estrutura é semelhante ao do polietileno, porém a diferença é que todos os outros carbonos da cadeia principal têm um grupo metil ( grupo substituinte com 1 carbono) ligado a ele.

Como saber se uma garrafa e PET?

1: Polietileno Tereftalato : PET ou PETE

O plástico com um número 1 no fundo é o mais comumente usado. Chamado tereftalato de polietileno, PET ou PETE, é usado como embalagem, garrafas de bebidas não alcoólicas e água, os recipientes de manteiga e maionese, molho de salada e garrafas de óleos vegetais.

Qual a diferença entre PEAD e PET?

Em comparação ao PEAD possui menor densidade, maior ponto de amolecimento, maior dureza superficial, maior rigidez, menor resistência ao impacto, maior sensibilidade à oxidação, melhor resistência ao stress cracking e maior fragilidade a baixas temperaturas.

Qual a importância do PET?

Aumenta a imunidade: O contato com animais de estimação pode melhorar o sistema imunológico de crianças e adultos, fortalecendo o organismo contra doenças como dor de cabeça, resfriados e alergias.

Como é feita a garrafa PET?

A garrafa PET é fabricada em dois estágios. Inicialmente uma pré-forma é feita por injeção. Essa pré-forma já pode ser usada com embalagem, por exemplo de balas e condimentos. A pré-forma é então reaquecida e soprada contra um molde para obtenção do formato final da garrafa.

O que dissolve garrafa PET?

Para passar pela reciclagem química, o plástico pode ser dissolvido com o acréscimo de outras substâncias solventes ou com a aplicação do calor. Esse tipo de reciclagem também pode ser chamado de reciclagem terciária.

Que tipo de plástico dá câncer?

O uso de recipientes plásticos com BPA é, com frequência, considerado nocivo à saúde.

Qual é o pior plástico?

As embalagens plásticas mais “perigosas” são aquelas onde encontramos o número 7 ou 3 escritos dentro do símbolo da reciclagem. Eles indicam que a embalagem contém o BPA na sua composição.

Qual tipo de plástico é tóxico?

Os plásticos contêm vários compostos químicos, dois deles de toxicidade conhecida: os fitalatos e o BPA. Em 2008, uma dessas substâncias, o Bisfenol-A (BPA), foi relacionada a problemas hormonais, diabetes e câncer.

Qual o plástico da garrafa PET?

O PET é um material termoplástico utilizado na fabricação de embalagens, especialmente falando de garrafas plásticas de refrigerantes e sucos. Apesar de causar impactos, assim como qualquer outro plástico, o PET é 100% reciclável, podendo ser transformado em outras garrafas, tecidos e outros.

Porque não usar garrafas de plástico?

Algumas garrafas de plástico podem conter substâncias químicas, como bisfenol A (BPA) e ftalatos, que podem se lixiviar na água e serem potencialmente ingeridas. Essas substâncias podem desencadear problemas de saúde a longo prazo, como câncer e distúrbios hormonais.

Qual o nome do exame que detecta câncer em qualquer parte do corpo?

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo.

Artigo anterior
O que é melhor ar condicionado ou ventilador?
Artigo seguinte
Onde mora a Loud Babi?