Quais os crimes próprios?

Perguntado por: Emanuel Morais Mendes  |  Última atualização: 12. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

Crimes próprios ou especiais são aqueles em que o tipo peal exige uma situação fática ou jurídica diferenciada por parte do sujeito ativo. Exemplos: peculato (só pode ser praticado por funcionário público) e a receptação qualificada pelo exercício de atividade comercial ou industrial, delito previsto no art.

Quais são os crimes próprios?

Crimes próprios ou especiais são aqueles em que o tipo penal exige uma situação de fato ou de direito diferenciada por parte do sujeito ativo. Apenas quem reúne as condições especiais previstas na lei pode praticá-lo. É o caso do peculato (CP, art.

O que é crime próprio ou impróprio?

Crime omissivo próprio: há somente a omissão de um dever de agir, imposto normativamente, dispensando, via de regra, a investigação sobre a relação de causalidade naturalística (são delitos de mera conduta). Crime omissivo impróprio: o dever de agir é para evitar um resultado concreto.

O que são crimes de responsabilidade próprios?

O que são crimes de responsabilidade próprios e impróprios? Crimes de responsabilidade próprios são ilícitos de caráter político-administrativas, cujas penas são a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos. A infração é de natureza administrativa e não penal.

O que é crime comum ou próprio?

Crime comum: é aquele que não exige nenhuma qualidade específica do sujeito ativo para sua prática. São exemplos os delitos de homicídio, de furto e de estupro. Crime próprio: é aquele que exige determinada qualidade do sujeito ativo para sua prática.

Crime Comum, Crime Próprio, Crime de Mão Própria - Aula de Direito Penal

31 questões relacionadas encontradas

Quando o crime é próprio?

Crime próprio é uma classificação doutrinária do Direito Penal em que o tipo penal exige condições especiais do sujeito ativo do crime, em outras palavras, somente praticará o crime o sujeito ativo que corresponder às características ou às condições pessoas exigidas na tipificação penal.

Quem pratica crime próprio?

Os crimes próprios (também chamados de especiais) são aqueles em que se exige uma qualidade ou característica especial do sujeito ativo. Dessa forma, somente aquele que possui esse elemento especial determinado em lei poderá praticar esse crime.

Onde estão os crimes de responsabilidade?

Os crimes de responsabilidade estão previstos em dois lugares na legislação brasileira. Em ordem hierárquica, na Constituição Federal e na Lei nº 1.079/1950.

O que diz o artigo 85 da Constituição Federal?

É dizer: o impeachment do presidente da República será processado e julgado pelo Senado Federal. O Senado e não mais a Câmara dos Deputados formulará a acusação (juízo de pronúncia) e proferirá o julgamento. CF/1988, art.

O que diz o artigo 86 da Constituição Federal?

Art. Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

São exemplos de crimes omissivos próprios?

Crimes Omissivos Próprios

Nos próprios, também chamados de crimes omissivos puros, o sujeito deixa de ter uma atitude cuja omissão se encontra tipificada expressamente no Código Penal. Um exemplo clássico disso é o crime de omissão de socorro, previsto no art. 135 do CP.

Quais são os crimes impróprios?

Exemplo de crime omissivo impróprio é aquele em que a genitora que, voluntária e conscientemente, deixa de amamentar o filho, mas outra pessoa intervém e impede a morte do menor, alimentando-o. Nesse caso a mãe praticou o crime de tentativa de homicídio.

O que é peculato próprio?

O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro. Está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.

Quais os 3 tipos de crime?

Classificação dos Crimes
  • Crimes Comuns: É o que pode ser praticado por qualquer pessoa (lesão corporal, estelionato, furto). É definido no Código Penal.
  • Crimes Especiais: São definidos no Direito Penal Especial. ...
  • Crimes Próprios: São aqueles que exigem ser o agente portador de uma capacidade especial.

Quais são os crimes de mão própria exemplos?

furto, latrocínio e prevaricação. estelionato, infanticídio e falso testemunho.

O que diz o artigo 227 da Constituição Federal de 88?

A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. § 2º A lei disporá sobre normas de construção dos logradouros e dos edifícios de uso público e de fabricação de veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência.

O que diz o artigo 51 da Constituição Federal?

Apresentada denúncia contra o presidente da República por crime de responsabilidade, compete à Câmara dos Deputados autorizar a instauração de processo (art. 51, I, da CF/1988). A Câmara exerce, assim, um juízo eminentemente político sobre os fatos narrados, que constitui condição para o prosseguimento da denúncia.

O que diz o artigo 91 da Constituição Federal?

§ 1° O Presidente da República poderá designar membros eventuais para as reuniões do Conselho de Defesa Nacional, conforme a matéria a ser apreciada. § 2° O Conselho de Defesa Nacional poderá contar com órgãos complementares necessários ao desempenho de sua competência constitucional.

Quem julga por crime de responsabilidade?

A competência para processar e julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade é do Senado Federal (art. 52, I, CF), após autorização da Câmara dos Deputados, por dois terços (2/3) dos seus membros (art. 51, I, CF).

O que é um crime de peculato?

Art. 312 – Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena – reclusão, de dois a doze anos, e multa.

Quem comete crime omissivo próprio?

Então, retomando o assunto e para finalizar, comete crime omissivo próprio a pessoa que o tipo penal manda agir e, mesmo tendo possibilidade de cumprir o preceito, ela se mantém inerte. De outro lado, pratica crime omissivo impróprio, o sujeito que o tipo penal impõe o dever de não agir e ele, efetivamente, não age.

Quais crimes não possuem Resultado?

Se não houver resultado jurídico não existe crime: homicídio é crime pois atinge o bem jurídico vida, roubo é crime pois atinge o bem jurídico patrimônio.

Qual a diferença de peculato próprio é impróprio?

O peculato impróprio é o também chamado de peculato furto. Há a subtração de coisa sob a guarda ou custódia da Administração. Portanto, ao contrário do peculato próprio, o agente não tem a posse do bem, mas se utiliza de facilidade que a condição de funcionário público lhe confere.

O que é um crime de prevaricação?

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Artigo anterior
Pode passar esponja de aço no granito?
Artigo seguinte
O que diz a habilidade EF04LP07?