O que é o período Pós-operatório?

Perguntado por: Tomé Diogo Pinho Figueiredo  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (10 avaliações)

Entende-se por pós-operatório o período que transita desde o momento da saída do paciente da sala de cirurgia até a sua recuperação. Pós-operatório Mediato: Entre 24 horas e 7 dias. Pós-operatório Tardio: 7 dias após a alta hospitalar.

O que quer dizer período Pós-operatório?

O pós-operatório é o período em que o paciente necessita de cuidados especiais até a sua total reabilitação.

Qual o objetivo do pós operatorio?

Pós-operatório é um período que tem como objetivo observar e assistir a recuperação de um paciente que acabou de sair de um processo cirúrgico.

Quais são os cuidados de enfermagem Pós-operatório?

Durante o período pós-operatório o enfermeiro realiza ações com o objetivo de auxiliar na recuperação anestésica e prevenir possíveis complicações, como: admissão do paciente na sala de recuperação, avaliar o nível de consciência, avaliar condição dos curativos e dos drenos, controle da dor, monitorização dos sinais ...

O que é o Pós-operatório tardio?

O pós-operatório tardio é o tempo de cicatrização e prevenção das complicações, este período pode durar semanas ou meses após cirurgia. A assistência de enfermagem durante o período pós-operatório imediato concentra-se em intervenções destinadas a prevenir ou tratar complicações.

Você sabe a diferença entres os Tempos Cirúrgicos? - Prof.ª Lorena Raizama | INTERVALO DO PLANTÃO

25 questões relacionadas encontradas

Quais complicações o paciente pode apresentar no Pós-operatório tardio?

N= 1049 pacientes As principais complicações foram: deiscência e infecção da ferida operatória (8%), hemorragia pós-operatória (3%) e complicações relacionadas ao trato cardiorrespiratório (7%).

Quais são as fases do período Pós-operatório?

O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. .

Quais os cuidados de enfermagem no Pós-operatório tardio?

Pós-operatório Tardio: 7 dias após a alta hospitalar.
  1. A importância dos cuidados de enfermagem no pós-cirúrgico. ...
  2. Administração de medicamentos. ...
  3. Acompanhamento de reações. ...
  4. Monitoramento dos sinais vitais. ...
  5. Passagem de Sondas vesicais e sondas para alimentação.

Quais os cuidados do Pré-operatório e do Pós-operatório?

Para a realização de uma cirurgia plástica com muita segurança e com rápida recuperação, manter-se bem hidratado durante o período pré-cirúrgico é fundamental. Isso porque a ingestão de líquidos deixa a pele mais elástica, o que ajuda tanto na hora do procedimento quanto no pós-operatório, agilizando a cicatrização.

Quais cuidados a equipe de enfermagem deve ter durante o Pré-operatório e Pós-operatório?

O cliente é orientado sobre o horário da cirurgia; inicio do jejum e a não ingerir líquidos horas antes do procedimento; realizar higienização com antissépticos antes da cirurgia e a não realizar tricotomia do sitio cirúrgico no ambiente domiciliar; retirar adornos e próteses dentárias e a colocar a vestimenta ...

Quais as complicações que podem ocorrer no Pós-operatório?

A complicação geral é aquela que pode acontecer com qualquer paciente independentemente do tipo de procedimento cirúrgico, sendo as mais comuns as hemorragias, a atelectasia pulmonar, doença tromboembólica e insuficiência renal aguda.

Qual a função do Técnico de enfermagem no Pós-operatório?

Um profissional de enfermagem tem a função de verificar sinais vitais, soros, sondas, e fazer a verificação da consciência do paciente e ainda de comunicar a família do sobre seu estado.

Quais são os sinais de hemorragia no Pós-operatório?

Os sintomas mais frequentes que podem estar associados a hemorragias internas em vários locais são tonturas, fraqueza normalmente num dos lados do corpo, desmaio, diminuição da pressão sanguínea, problemas de visão, dor de cabeça forte, dor abdominal, dificuldade para engolir e para respirar, dor no peito, náuseas, ...

Quais as complicações gastrointestinais no pós operatorio?

As complicações gastrointestinais podem ser de três tipos, a deiscência de anastomose, as fístulas gastrointestinais e a obstrução intestinal. A deiscência de anastomose representa uma descontinuidade parcial em algum ponto de uma anastomose em cirurgia do aparelho digestivo.

O que fazer depois de uma cirurgia?

Os principais cuidados que devem ser seguidos depois de uma cirurgia incluem:
  1. Cuidados com o curativo. ...
  2. Fazer repouso. ...
  3. Ter uma alimentação saudável. ...
  4. Levantar da cama corretamente. ...
  5. Tomar banho com cuidado. ...
  6. Tomar os remédios nos horários certos.

Quais são os cuidados pré-operatório?

Corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica.

Quais as fases do Pré-operatório?

É composto de pré-operatório (dividido em duas sub-etapas: admissão hospitalar e controle de estudos pré-operatórios); fase operatória (dividida em três sub-etapas: indução anestésica, operação e recuperação anestésica) e fase pós-operatória (dividida em duas “sub-etapas”: controle durante a hospitalização e controle ...

O que não é recomendado no Pré-operatório?

O ideal é que álcool e tabagismo seja evitado nas 8 semanas que antecedem o procedimento cirúrgico. A higiene no dia da cirurgia deve ser realizada através do banho com soluções antissépticas.

São cuidados de enfermagem no Pós-operatório exceto?

São considerados marcos principais no pós-operatório imediato, EXCETO:
  • Volume e regularidade do pulso e coloração da pele.
  • B. Nível de consciência e capacidade de responder a comandos.
  • C. Débito urinário.
  • D. Oxigenação do cliente e profundidade natureza das respirações.

Como é o Pós-operatório de colecistectomia?

Como em qualquer cirurgia, o cliente submetido a colecistectomia necessita de um tempo de repouso no pós-operatório para se recuperar do trauma cirúrgico e retomar suas atividades habituais. Esse período varia de 48 horas a 6 semanas, dependendo da recuperação individual do cliente e da técnica cirúrgica utilizada.

Como se escreve Pós-cirúrgico?

O prefixo pós- tem origem latina e exprime a ideia de ação posterior, em seguida. Quando for tônico (neste caso, com acento agudo) e autônomo, sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é pós-cirúrgico, com hífen.

Como é a recuperação da lipo de papada?

Pós-operatório e recuperação

O pós-operatório da lipo de papada pode apresentar algum inchaço, por isso recomenda-se fazer compressas frias sobre o rosto e o pescoço nas primeiras 48 horas. Pode ser necessário fazer uso de drenos, que costumam ser retirados no dia seguinte à cirurgia.

Quais as 5 principais complicações no Pós-operatório?

Dentre as principais causas dessa, tem-se: A atelectasia, que costuma ocorrer nas primeiras 24hrs; flebite, nas primeiras 48hrs; infecção do trato urinário, em até 72hrs; infecção da ferida operatória em até 5 dias após; e abcesso/coleção intracavitária com um período de até 7 dias depois.

São sinais de hemorragia no Pós-operatório exceto?

A correta monitorização do paciente no pós-operatório é fundamental para se evitar complicações como hipotensão, choque, hemorragia, hipertensão e arritmias.
...
São sinais de hemorragia no pós-operatório, EXCETO:
  • Sede.
  • Inquietação.
  • Hipertermia.
  • Taquicardia.

O que é hemorragia cirúrgica?

Como consequência, ocorre a hemorragia operatória, que não é mais do que a saída do fluxo de sangue fora do sistema vascular, seja arterial ou venoso. Se estas hemorragias superam um certo limite sem serem controladas, com a consequente hipovolémia ou hipoperfusão dos tecidos, pode atingir-se o estado de choque.

Artigo anterior
Qual é a função da memória cache?
Artigo seguinte
Como ir de madrid a toledo?