O que são os relatos orais?

Perguntado por: Dinis Matias Carvalho  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (49 avaliações)

A história oral é o trabalho de pesquisa que faz uso de fontes orais, coletadas por meio de entrevista oral gravada, em diferentes modalidades.

O que relatos orais?

A história oral é uma metodologia de pesquisa que consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea.

O que são as fontes orais?

A fonte oral, por alguns estudiosos, é mais do que história oral. Meihy (2007, p. 13) a define como o registro de qualquer recurso que guarda vestígios de manifestações da oralidade humana; entrevistas, gravações musicais, ou, de modo geral, tudo que é gravado e preservado e constitui um documento oral.

O que caracteriza a memória oral?

A memória mais diretamente ligada à oralidade, a memória oral, tem algumas especificidades diante da memória tomada em sentido amplo. A oral pode ser interpretada como aquela “história viva”, colorida, recheada de sentido grupal – um “quadro social da memória” do qual falava Halbwachs.

Qual a importância da memória oral *?

(...) a história oral pode dar grande contribuição para o resgate da memória nacional, mostrando-se um método bastante promissor para a realização de pesquisa em diferentes áreas. ... A memória de um pode ser a memória de muitos, possibilitando a evidência dos fatos coletivos (THOMPSON, 1992, p. 17) .

História- Relatos orais

23 questões relacionadas encontradas

O que são exemplos de fontes orais?

Alguns exemplos de fontes orais são:
  • Lendas.
  • Mitos.
  • Relatos.
  • Documentários.
  • Entrevistas.
  • Discursos.

O que é uma fonte imaterial?

Fontes imateriais: são uma novidade não muito nova dentro do trabalho dos historiadores, e nelas estão incluídos os relatos de pessoas que presenciaram determinado acontecimento, assim como lendas e histórias populares transmitidas pela oralidade.

O que são fontes imateriais exemplos?

Por conseguinte, temos como fontes imateriais os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore. fontes materiais: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos, etc. fontes imateriais: tradicões, costumes, ritos, lendas e folclore.

Como trabalhar com a história oral?

Trabalhando em grupos, os alunos podem escolher entre entrevistas diretivas, nas quais os entrevistadores “conduzem” as memórias dos entrevistados, ou optar pela gravação de depoimentos, nos quais o entrevistado fala livremente do tema que lhe foi proposto.

O que que é historiografia?

O que é Historiografia:

A historiografia é o estudo de como a história é escrita e como nossa compreensão histórica muda com o tempo. Esse estudo considera as abordagens usadas pelos historiadores e procura entender como e por que suas teorias e interpretações diferem.

O que são fontes históricas Cite 3 exemplos?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Quais são as 5 fontes históricas?

Os principais tipos são:
  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

Quais são exemplos de fontes visuais?

São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época.

Quais são os 4 tipos de fontes históricas?

José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

O que são fontes orais e materiais?

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes iconográficas: fotografias. Fontes orais: depoimentos orais. Fontes materiais: utensílios, objetos variados.

Quais são os tipos de fontes?

Tipos de fontes: conheça seus significados e saiba como usá-las!
  • Fonte Serifada. ...
  • Fonte não Serifada. ...
  • Fontes Serifadas Egípcias. ...
  • Fontes Caligráficas. ...
  • Fontes Decorativas.

O que que é fontes visuais?

São formas de linguagem visual que utilizam imagens para representar determinado tema, importantes como fontes informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidas.

Quais são as fontes históricas de exemplos?

Fontes históricas materiais:

- Documentos escritos (registros, contratos, diários, etc.). - Construções (palácios, casas, ruínas, castelos, pirâmides, templos, igrejas, teatros, etc.). - Registros (desenhos e símbolos) deixados em paredes de cavernas. Exemplo: pinturas rupestres.

O que são fontes históricas e quais os tipos?

Resumo sobre fontes históricas

São documentos materiais e imateriais produzidos pelos homens ao longo do tempo. São o principal objeto de estudo do historiador para produzir conhecimento histórico. Seus tipos são: documentos escritos, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.

Como são classificadas as fontes da história?

Essas fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

Qual é o principal objetivo da história?

A finalidade da História é expressa no processo de produção de conhecimento humano sob a forma de consciência histórica dos sujeitos. É voltada para a interpretação dos sentidos do pensar histórico dos mesmos, por meio da compreensão da provisoriedade deste conhecimento.

O que é um historicista?

[ Filosofia ] Doutrina que defende a importância da história para compreender a cultura e a realidade.

Quais são as três principais correntes historiográficas?

Referências às abordagens historiográficas apontam imediatamente para três correntes: o positivismo, o marxismo e a escola dos Annales. Como fruto destas, pode-se citar outros exemplos de possibilidades interpretativas como a historiografia social inglesa e a nova história.

Quais são os tipos de historiografia?

Fala-se muito em tipos de historiografia que se ajustam de acordo com a ideologia ou a nacionalidade. É o caso, por exemplo, da “historiografia marxista”, “historiografia conservadora”, ou “historiografia brasileira” e “historiografia francesa”, ou inglesa”, entre outras.

O que as correntes historiográficas explicam sobre os métodos de estudar história?

Eles pautam seus estudos na experiência do historiador, na sua dimensão social e investigativa, possibilitando novos questionamentos sobre o passado, a partir dos quais têm surgido novos métodos de pesquisa histórica.

Artigo anterior
O que os imigrantes deixaram para o Brasil?
Artigo seguinte
O que é width em HTML?