O que é o parcelamento tributário?
Perguntado por: Jéssica Cláudia Vieira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (40 avaliações)
O parcelamento é a divisão do montante do tributo devido e seus acréscimos (multas, juros, etc.) em parcelas periódicas, configurando nova oportunidade para satisfação do crédito tributário não pago à época e forma próprias.
O que é o Refis Ele é um tipo de parcelamento tributário?
O Programa de Recuperação Fiscal – Refis consiste em um regime opcional de parcelamento de débitos fiscais proposto às pessoas jurídicas com dívidas perante a Secretaria da Receita Federal – SRF, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – PGFN e o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.
O que são parcelamentos?
Parcelamento é modalidade de pagamento do crédito tributário não vencido ou vencido, em determinado número de parcelas ou prestações.
O que são débitos tributários?
Quando a sua empresa não paga um imposto ou uma contribuição apurada, ou ainda uma multa recebida, acaba com débitos tributários junto ao órgão de fiscalização responsável pela cobrança.
O que acontece com a exigibilidade do crédito tributário com o parcelamento?
Trocando em miúdos, quando o sujeito passivo da obrigação tributária, seja o contribuinte ou responsável, opta pelo parcelamento e paga mensalmente as parcelas do montante da dívida, o crédito tributário constituído fica com sua exigibilidade suspensa.
DIFERENÇA ENTRE MORATÓRIA E PARCELAMENTO | DIREITO TRIBUTÁRIO
É possível o parcelamento na execução fiscal?
916 do NCPC ao processo de execução fiscal, sendo desta feita, plenamente possível o depósito de 30% (trinta por cento) do valor do débito e o restante do pagamento de 6 (seis) parcelas iguais, com juros de 1% (um por cento) ao mês.
O que é exigibilidade do crédito tributário?
A exigibilidade obriga o sujeito passivo a cumprir com a obrigação, ou seja, liquidar o crédito tributário. Caso contrário, a Administração poderá promover os atos executivos necessários para o recebimento do crédito.
Quais são as dívidas tributárias?
Como é possível notar, a Dívida Ativa tributária carrega no nome o tipo de cobrança a que se destina: a de tributos que não foram pagos. Podem ser impostos, taxas e contribuições. Estão nessa categoria o IPTU, o ISS, o ITBI, o IPVA, o Imposto de Renda.
Quais são as certidões tributárias?
São certidões que, requeridas pelo interessado e emitidas pelo Fisco, comprovam a quitação de tributos, com todas as informações necessárias à identificação do contribuinte, do domicílio fiscal e do ramo do negócio ou atividade e indicação do período a que se refere o pedido.
Quanto tempo para prescrever uma dívida tributária?
A prescrição é o prazo de cobrança da dívida após o lançamento, procedimento de "colocar no papel" tudo que foi apurado sobre o imposto e notificar o devedor. Os prazos são de 5 anos, então temos, em regra geral: I. Decadência: 5 anos do nascimento da obrigação tributária, perda do direito de lançar.
O que é o parcelamento ordinário?
PARCELAMENTO ORDINÁRIO DE DÍVIDAS FISCAIS. O crédito tributário é a obrigação que pode ser exigida pela Fazenda Pública. A exigibilidade pode ser suspensa de algumas formas, dentre elas o parcelamento ordinário dos débitos pendentes.
Qual a diferença de moratória e parcelamento?
O parcelamento é o pagamento em parcelas que ocorre em circunstâncias de mora. O contrário ocorre na moratória, pois esta é concedida antes do devedor atrasar o pagamento; o Fisco autoriza antecipadamente à data do vencimento, a dilação do prazo para o pagamento do tributo em uma só quota ou em parcelas.
O que é o parcelamento do solo?
Art. 134. Parcelamento do solo urbano é a divisão da terra em unidades juridicamente independentes, com vistas à edificação, podendo ser realizado na forma de loteamento, desmembramento e fracionamento, sempre mediante aprovação municipal.
O que é o Refis?
O Refis é o nome popular para o Programa de Recuperação Fiscal, cujo principal objetivo é a regularização de tributos (dívidas com a União ou a Receita) que estão atrasados pelas pessoas jurídicas ou físicas.
O que são os Refis?
O que você sabe sobre o Refis? Trata-se de um Programa de Recuperação Fiscal criado pela Receita em 2000 (Lei 9.964/2000) com um único objetivo: o de regularizar débitos que as empresas e empreendimentos do Brasil têm com a União ou Receita.
O que é o Refis é como funciona?
O Refis é um programa de incentivo à regularização de débitos que permite o pagamento de dívidas de ICMS e de multas moratórias do IDAF em até 60 parcelas mensais e sucessivas ou com redução de até 100% das multas.
Quais são os tipos de certidões?
- Certidão de débitos de tributos federais e da Dívida Ativa da União Receita Federal. ...
- Certidão Negativo de Tributos Municipal. ...
- Certidão Negativa de Protesto. ...
- Certidão de Débito Estadual. ...
- Certidão Negativa da Justiça do Trabalho. ...
- Certidão de FGTS.
Quais certidões?
- Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral do CNPJ. ...
- Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. ...
- Certificado de Regularidade do FGTS – CRF. ...
- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.
Quais os tipos de certidões negativas?
- Certidão Negativa Federal – ou Certidão Negativa da Receita Federal. ...
- Certidão Negativa Estadual. ...
- Certidão Negativa Municipal. ...
- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. ...
- Certidão Negativa do FGTS. ...
- Certidão Negativa da Justiça Federal. ...
- Certidão Negativa do INSS.
Quais são os débitos não tributários?
De fato, não se questiona que a dívida ativa se dividirá em tributária e não tributária, sendo a dívida tributária aquela que se originou de um tributo, e a dívida de natureza não tributária, aquela constituída pelos demais créditos da Fazenda Pública não provenientes de tributos.
Quais os tipos de dívida ativa?
Existem dois tipos de dívida ativa: a tributária e a não tributária.
Quais débitos podem ser inscritos em dívida ativa?
Poderão ser inscritos em dívida ativa os débitos de natureza tributária e não-tributária, cuja titularidade do crédito seja da Fazenda Pública Nacional, conforme definido no art.
O que é crédito tributário com exigibilidade suspensa?
O curso natural dos créditos tributários é a sua extinção pelo pagamento. Entretanto, existem situações em que a exigibilidade do crédito tributário é suspensa por um determinado lapso temporal. Dessa forma, o sujeito ativo – Estado – fica impedido de cobrar tais créditos ao sujeito passivo – contribuinte.
O que quer dizer a palavra exigibilidade?
- EXIGIBILIDADE: ocorre quando houver precisa indicação de que a obrigação já deve ser cumprida, ou seja, se encontra vencida (atingiu a data de vencimento) ou seja porque não se submete a nenhuma condição ou termo ou estes já ocorreram. Obrigação exigível é, portanto, a que está vencida e já se pode exigir.
O que significa suspensão de exigibilidade?
A suspensão da exigibilidade é a ocorrência de fatos e normas tributárias, previstos em lei, que impedem a “cobrança” do crédito tributário, de modo que ele continua a existir, porém sua exigência não será realizada enquanto perdurar o fato suspensivo.
Quantas vacinas O cachorro pode tomar de uma vez?
O que fazer quando se tem iPad antigo?