O que é o NR 33?
Perguntado por: Tomé Fonseca Maia | Última atualização: 29. Mai 2025Pontuação: 4.6/5 (44 avaliações)
A NR-33 é uma norma para trabalhos confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação.
O que é NR-33 e para que serve?
O que é a NR33? A norma regulamentadora 33, expedida pelo Ministério do Trabalho, tem por objetivo a segurança e a redução dos riscos aos funcionários que exercem atividades em espaços confinados.
Qual é a importância da NR-33?
Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.
O que fala a norma NR-33 sobre emergência e salvamento?
33.4.1 O empregador deve elaborar e implementar procedimentos de emergência e resgate adequados aos espaços confinados incluindo, no mínimo: a) descrição dos possíveis cenários de acidentes, obtidos a partir da Análise de Riscos; b) descrição das medidas de salvamento e primeiros socorros a serem executadas em caso de ...
Qual o nome da NR-33?
NR-33 - Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.
SextouComNR – Tudo sobre a NR-33
Quais são as 3 principais funções encontradas em trabalhos em espaço confinado?
- a) Emitir a Permissão de Entrada e Trabalho antes do início das atividades;
- b) Executar os testes, conferir os equipamentos e os procedimentos contidos na Permissão de Entrada e Trabalho;
Quais os 4 riscos específico do espaço confinado?
Queda de altura; Temperaturas extremas; Choque elétrico e soterramento.
Quais são os riscos da NR 33?
Portanto, a NR 33 traz medidas para eliminar ou controlar os riscos como incêndio, explosões, asfixia, soterramentos, temperaturas extremas, entre outros perigos. Recomendando assim, a utilização pelas empresas de equipamentos de ventilação, exaustão nas áreas de risco.
Quem é o responsável técnico da NR 33?
Responsável técnico: profissional legalmente habilitado ou qualificado, em segurança do trabalho, para executar as medidas previstas no item 33.3.2 desta NR.
Quais são os exemplos de espaço confinado?
- Galerias subterrâneas;
- Tanques (de água e/ou esgoto);
- Dutos;
- Chaminés;
- Moinhos industriais;
- Reatores;
- Fossos;
- Tubulações;
Qual é o objetivo do espaço confinado?
Um espaço confinado é um ambiente ou área que não foi projetado para ocupação de pessoas de forma constante. São áreas cuja entrada e saída são limitadas e a ventilação existente não é suficiente para remover agentes contaminantes.
Qual objetivo do espaço confinado?
Espaços confinados são áreas que não foram projetadas para a ocupação humana contínua. Afinal, apresentam condições limitadas de acesso e saída, cuja ventilação é ruim ou até inexistente. Nesses locais, talvez haja falta ou excesso de oxigênio.
Quando é considerado espaço confinado?
Um espaço confinado é um ambiente com as seguintes características: Não é projetado para ocupação humana contínua. Possui meios limitados de entrada e saída. Tem ventilação insuficiente ou inexistente para remover contaminantes.
Onde se aplica o NR 33?
Dessa forma, a Norma Regulamentadora 33 se aplica muito em serviços de gás, água e esgoto, eletricidade, telefonia, construção civil, siderúrgicas, metalúrgicas, agricultura e agroindústria; principalmente no que envolve obra, reparo, manutenção, limpeza e salvamento.
Quais são os requisitos para aplicação da NR 33?
- não ser projetado para ocupação humana contínua;
- possuir meios limitados de entrada e saída;
- exista ou poder existir atmosfera perigosa.
O que é um espaço confinado?
Segundo o item 33.1.2, os espaços confinados são qualquer área ou ambiente não projetado para habitação humana contínua, com acesso e saída limitados, onde a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes, ou onde possa existir deficiência ou enriquecimento de oxigênio.
Qual o risco é responsável pela maioria das mortes em espaços confinados?
Um dos principais riscos aos quais um colaborador é exposto nesse local, sem dúvidas, é o de intoxicação e sufocamento, visto que o ambiente em questão não tem ventilação natural e há presença de gases tóxicos.
Quais são os procedimentos para trabalho em espaço confinado?
Todo trabalho em espaço confinado deverá ser planejado antes do início e possuir permissão de entrada. A Permissão será válida somente para cada entrada no espaço confinado e deverá ser no mínimo em 3 vias sendo uma arquivada pelo SESMT, uma via para o vigia e uma via para supervisor de entrada.
O que é preciso para trabalho em espaço confinado?
De acordo com a NR 33, a capacitação e treinamento dos colaboradores envolvidos é obrigatório para realizar as atividades em Espaço Confinado. É dever do empregador planejar, desenvolver e implantar a capacitação para todos os trabalhadores envolvidos, como supervisores de entrada, vigias e trabalhadores autorizados.
Qual a principal causa de acidente no espaço confinado?
A maioria dos riscos de acidentes em espaços confinados estão associados a gases, por este motivo detectores de gases são equipamentos cruciais em trabalhos dentro de espaços confinados.
Quantos são os níveis de grau de risco de espaço confinado?
Espaços Classe B - não apresentam perigo para a vida ou a saúde, mas têm o potencial para causar lesões ou doenças se medidas de proteção não forem usadas; Espaços Classe C - são aqueles onde os riscos existentes são insignificantes, não requerendo procedimentos ou práticas especiais de trabalho.
Como ocorre a asfixia em ambientes confinados?
A asfixia pode resultar da inalação de poeiras ou de gases ou do desprendimento de grãos ou de farinha e consequente soterramento.
Quem é responsável por preencher a Pet?
O preenchimento deve ser feito pelo supervisor de entrada, que tem a capacitação para emitir a PET antes do início das atividades, além de executar os testes, conferir os equipamentos e verificar os procedimentos contidos no documento.
Qual limite de CO em espaço confinado?
Qual é o limite de tolerância do Monóxido de Carbono (CO)?
Em concentrações superiores ao seu LIMITE DE TOLERÂNCIA que é de 39 ppm, poderemos ter como efeitos: DOR DE CABEÇA (200 PPM); PALPITAÇÃO (1000 - 2000 PPM);
Quem é o responsável pelos trabalhadores dentro do espaço confinado?
Todo trabalhador devidamente qualificado e que não apresente transtorno ou doença que possam ser desencadeadas ou agravadas durante a realização do trabalho em ambientes confinados.
Em que investir 30 mil reais?
Pode dissolver o comprimido na água?