O que é o mérito de uma contestação?

Perguntado por: Iris Júlia Branco Antunes Pinho  |  Última atualização: 1. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (51 avaliações)

A defesa de mérito é aquela em que o réu ataca os fatos que constituíram o direito do autor. Não diz respeito às formalidades processuais, mas ao conteúdo do direito que o autor afirma ser titular.

O que é o mérito no processo?

Mérito é a pretensão apresentada ao juiz com pedido de sua satisfação” (DINAMARCO, Cândido Rangel, Capítulos de sentença, p. 51). [3] Por pragmatismo, entende-se a “ação ou comportamento que considera a utilização prática; análise das coisas através de uma abordagem pragmática”.

Quais são as partes de uma contestação?

Partes Tratamento: autor e réu.

O que se discute no mérito da ação?

Sentença de mérito analisa e decide o cerne da questão, ou seja, o objeto efetivo da ação judicial. Difere das decisões processuais, também chamadas de “interlocutórias”, que decidem aspectos do procedimento judicial, mas não entram no objeto do conflito.

Quais são as preliminares de mérito que poderão figurar na contestação?

O que são preliminares da contestação?
  • inexistência ou nulidade da citação;
  • incompetência absoluta e relativa;
  • incorreção do valor da causa;
  • inépcia da petição inicial;
  • perempção;
  • litispendência;
  • coisa julgada;
  • conexão;

PROCESSO CIVIL I - A defesa de mérito na contestação - Lucas Alberton

18 questões relacionadas encontradas

O que são preliminares e mérito?

Preliminares são questões que devem ser resolvidas antes do exame do mérito. São aquelas que tenham a finalidade de produzir o reconhecimento de nulidades indicadas no art. 564, CPP, dentre outras relacionadas à ampla defesa como o caso de ausência de advogado em qualquer ato (Art.

Quais são as preliminares de mérito?

preliminares de mérito, indireta ou prejudicial, que englobam questões de prescrição e decadência, por exemplo; mérito em sentido estrito ou direta, que devem ser arguidas em seguida e se referem aos pedidos do autor com suas motivações e a discussão acerca da constituição dos direitos alegados na inicial.

O que é o mérito no direito?

Manifesta-se dizendo que sentença de mérito é o provimento do juiz acolhendo ou rejeitando a demanda do autor destinada a obter a declaração da existência de uma vontade de lei que lhe garanta um bem, ou da inexistência de uma vontade de lei que o garanta o réu (CHIOVENDA, 1969).

Quando o juiz julga o mérito?

Ao julgar uma ação, o juiz pode proferir dois tipos de sentença: Sentença de mérito: quando ele realmente aprecia o que o autor pediu ao propor a ação, decidindo em favor de uma das partes.

Quem faz o juízo de mérito?

Por outro lado, nessa mesma sistemática, o juízo do mérito recursal é, em regra, somente do tribunal ou órgão ad quem.

O que é mérito do processo exemplo?

Ele define o mérito como "grupo de questões relativas ao fato constitutivo do direito invocado processualmente pelo autor e à escolha e interpretação das normas jurídicas que lhe serão aplicadas".

O que não pode faltar na contestação?

A contestação, assim como a petição inicial, deverá conter os seguintes requisitos: endereçamento correto, nome e prenome das partes com suas devidas qualificações (a qualificação não será necessária, se estiver correta na inicial), fatos e fundamentos jurídicos, requerimentos de provas, documentos indispensáveis e ...

Qual a diferença entre preliminar é prejudicial de mérito?

Em outras palavras, a prejudicial determina como o mérito será julgado, enquanto a preliminar determina se o mérito será julgado.

Qual é o sinônimo de mérito?

23 sinônimos de mérito para 2 sentidos da palavra mérito: Qualidade de quem merece reconhecimento: 1 aptidão, competência, capacidade, dom, dote, engenho, excelência, idoneidade, inteligência, merecimento, saber, superioridade, talento, virtude.

O que vem depois da contestação?

A réplica, por sua vez, acontece após a contestação do réu. É tratada como se fosse a “contestação da contestação”, que é redigida pelo autor da petição inicial como forma de debater os pontos expostos pela contestação do réu. Já a impugnação pode acontecer em diferentes momentos do processo.

Quanto tempo demora para julgar o mérito?

Aprovada proposta que fixa prazo de 180 dias para STF julgar mérito após concessão de cautelar - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados.

Quando o juiz não analisa o mérito?

O art 485 do Novo CPC elenca as situações em que o Juiz não resolverá o mérito. Entre as hipóteses estão o indeferimento da petição inicial, a parada do curso do processo, a ausência de legitimidade ou de interesse processual, a morte da parte, e outras previsões legais.

O que é decisão de mérito novo CPC?

O princípio da primazia da decisão do mérito está voltado para a superação dos vícios processuais sanáveis, onde o julgador abre oportunidade para que as partes façam a sua correção, possibilitando a análise do mérito e a consequente solução do conflito por meio da decisão judicial.

Quando a liminar se confunde com o mérito?

O pedido liminar se confunde em parte com o mérito da demanda, e, sua concessão, nesta etapa, esgotaria o conteúdo da ação. 3. A decisão concessiva ou não da tutela de urgência somente deve ser reformada no juízo ad quem quando demonstrada flagrante abusividade ou ilegalidade, o que não é o caso dos autos.

O que é prejudicial do mérito?

Em síntese, as prejudiciais de mérito são as questões que afetarão e prejudicarão a análise positiva do mérito. São aquelas que, quando verificadas e acolhidas pelo julgador, resultarão na improcedência dos pedidos com a devida resolução de mérito.

O que acontece se o réu não contestar a ação?

Código de Processo Civil - Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

Pode apresentar contestação duas vezes?

Uma vez ofertada a peça de contestação, é defeso ao réu refazê-la, praticando o mesmo ato processual duas vezes, por força da preclusão consumativa.

O que analisar primeiro prejudicial ou preliminar?

A questão prejudicial é sempre urna questão prévia (ou preliminar); é questão que deve ser resolvida antes de outra questão.

Como alegar a prescrição na contestação?

205 e ss do Código Civil Independente de ser alegada na contestação, a prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição, pela parte a quem aproveita - Art. 193.

Artigo anterior
Quais são as medidas de comprimento?
Artigo seguinte
Qual melhor gravador de tela para Samsung?