O que é o laconismo espartano?

Perguntado por: Mónica Gabriela Matias  |  Última atualização: 26. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (19 avaliações)

A origem do termo laconismo remete à Lacônia, região onde se localizava Esparta. Os espartanos eram conhecidos por usar poucas palavras para se expressar. Ouça o texto abaixo! O laconismo remete à capacidade de ser breve e conciso na comunicação, usando poucas palavras para expressar as ideias ou mensagens a se expor.

O que é laconismo exemplos?

Lacônico significa breve, conciso, de poucas palavras. A educação militar e prática que recebiam os acostumava a receberem ordens; assim, não falavam muito, e isso também se estendia a suas casas e famílias.

Qual a relação entre o laconismo e a civilização espartana?

Além disso, o laconismo (hábito de se expressar com poucas palavras) praticado pelos espartanos também reforça esse tipo de julgamento. No entanto, quando discutimos o papel desempenhado pelas mulheres em cada uma destas cidades-Estado vemos que essa noção se mostra completamente falha.

Qual era a filosofia espartana?

A principal característica da sociedade espartana era a exaltação dos valores militares. Por isso, havia intensivo treinamento físico dos jovens, a fim de prepará-los para as guerras.

Em que os espartanos acreditavam?

Os espartanos acreditavam que a cidade havia sido fundada por Lacedemon, filho de Zeus. Na lenda, ele teria se casado com a filha do primeiro rei da Lacônia, um homem chamado Lélex.

Lacônico: Você sabe qual a origem desse termo?

35 questões relacionadas encontradas

Qual é a religião de Esparta?

Assim como em outras cidades da Grécia Antiga, em Esparta a religião era politeísta (acreditavam em vários deuses). Arqueólogos encontraram diversos templos nas ruínas de Esparta. Atena (deusa da sabedoria) era a mais cultuada na cidade.

Qual foi o maior guerreiro espartano?

Leónidas I ou Leônidas I (em grego clássico: Λεωνίδας – trad.: “Filho de Leão" ou "Similar a Leão”; Esparta, 540 a.C. — Termópilas, 480 a.C.) foi rei e general de Esparta de 491 a.C. até a data de sua morte em 480 a.C., durante a batalha de Termópilas.

O que é Esparta hoje?

A Esparta Moderna é a capital da unidade regional da Lacônia, na Grécia contemporânea, e um centro para produtos como frutas cítricas e azeitonas. A cidade era única na Grécia Antiga por conta de seu sistema social e constituição, que eram completamente focados no treinamento militar de excelência.

Qual é o lema dos espartanos?

Segundo o historiador grego Heródoto, o lema dos espartanos era: não fugir do campo de batalha diante de qualquer número de inimigos, mas permanecer firmes em seus postos e neles vencer ou morrer (BIASOLI).

Qual era a maior virtude de um cidadão espartano?

Enquanto os espartanos consideram a fortaleza como a virtude que define inclusive seu modo de existir no mundo, os hobbit entendem que o mundo pacato e livre de perigos é seu habitat natural.

Qual o sinônimo de laconismo?

Laconismo: 1 brevidade. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 brevidade, concisão, sobriedade.

Por que Esparta deixou de existir?

Essa decadência ocorreu porque a população de Esparta diminuiu, a mudança nos valores e a obstinada preservação do conservadorismo. Esparta finalmente rendeu sua posição como potência militar preeminente da Grécia Antiga.

O que aconteceu com os espartanos?

De acordo com Diodoro, 4 mil espartanos são mortos na batalha, enquanto os tebanos perdem apenas 300. Esparta entra em colapso depois dessa batalha. Mas a maior humilhação de Esparta ainda estava por vir, e viria parcelada em duas vezes. A primeira aconteceu logo após a batalha.

Como ficaram conhecidos os espartanos?

Os espartanos, por essa razão, ficaram conhecidos como um povo de “vocabulário curto” ou “vocabulário reduzido”. Como era da região da Lacônia, o termo lacônico passou a designar esse tipo de comportamento pouco afeito à conversa e à discussão.

O que é laconismo e xenofobia?

Xenelasia: Proibi os estrangeiros de residirem no país, sem permissão. Laconismo: É um modo de expressar-se através de poucas palavras. Explicação: Os espartanos constituíram-se em uma sociedade altamente militarizada, com uma rígida hierarquia e disciplina para manter a ordem social.

O que é prolixo e lacônico?

Antes de qualquer coisa, reconheça-se: você é prolixo (fala demais) ou lacônico (fala de menos)? A partir de então, perdoe o outro por ser “isso” ou “aquilo”.

Qual é o Deus dos espartanos?

Uma cidade onde Ares era bastante venerado era a cidade de Esparta, uma das mais poderosas da Grécia Antiga. O culto a Ares em Esparta explica-se pela cultura militarista que existia na cidade.

Quem é o Deus dos espartanos?

Enquanto Ares representava o lado violento e sanguinário da guerra, Palas Atena era a deusa da estratégia e do combate honrado. Os dois eram inimigos declarados. Por isso, não é surpresa alguma o fato de ele ser o protetor da cidade de Esparta, cuja sociedade era totalmente dedicada às artes da guerra e do combate.

O que os espartanos gritam?

O que os espartanos gritam? A-hu! A-hu! Segundo o historiador grego Heródoto, o lema dos espartanos era: n ão fugir do campo de batalha diante de qualquer número de inimigos, mas permanecer firmes em seus postos e neles vencer ou morrer (BIASOLI).

Qual o nome atual de Esparta?

Esparta (em grego Σπάρτη, Spárti) é um município da Lacônia, Grécia. A localidade está situada no mesmo território da antiga cidade-estado Esparta. Sua população em 2001 era de 35.259 habitantes.

Quem derrubou Esparta?

Em 371 a.C., os espartanos foram derrotados pelos tebanos em um novo conflito que mobilizou a Grécia.

Quem venceu Esparta?

Esparta venceu Atenas, mas não teve forças para manter seu domínio sobre a Grécia Antiga e acabou derrotada pelos macedônicos. Helenismo: cultura grega expandiu-se para outros povos e misturou-se com outras culturas.

Quem foi o último espartano?

Na mitologia grega, o último Rei de Esparta foi Tisâmeno, filho de Orestes.

Por que os espartanos eram tão fortes?

A dedicação à guerra dos esparciatas foi responsável por elevar o nome de Esparta tornando-a famosa pelos seus excelentes soldados. O corpo de elite do exército espartano era integralmente formado por esparciatas, e o treinamento deles iniciava-se ainda na infância e continuava pelo resto da vida.

Quem foi o maior rei de Esparta?

Leônidas 1º Rei e general de Esparta

Leônidas ocupou o trono de Esparta entre 491 a.C. e 480 a.C., como sucessor de seu irmão Cleômenas 1º, cuja filha se tornou sua esposa em 488 a.C.. Uma de suas ações mais importantes se deu por ocasião da invasão da Grécia pelos persas, em 481 a.C..

Artigo anterior
Por que o céu é claro de dia é escuro à noite?
Artigo seguinte
Como é composta a equipe de enfermagem na UTI?