O que é o indulto humanitário?

Perguntado por: Marcos André Oliveira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (26 avaliações)

Constituição da República, art. 5º, LXVII, 1. parte). O indulto humanitário e/ou a ordem de habeas corpus, ao beneficiarem o condenado por crime hediondo, mas portador de moléstia grave avançada, não violentariam, pois, o texto constitucional proposto à reflexão pela hipótese hiperbólica.

É possível o indulto humanitário?

Na jurisprudência, há precedentes da 2a Turma do STF no sentido de que não é possível o deferimento de indulto humanitário ao réu condenado por tráfico de drogas, ainda que tenha sido aplicada a causa de diminuição, porquanto se trata de circunstância que não altera a natureza hedionda do crime.

Quais crimes cabe indulto?

O artigo 2º, inciso I, da Lei nº 8.072/1990, por sua vez, estabelece que “Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis de anistia, graça e indulto”.

Quais os requisitos para o indulto?

Para a concessão do indulto, é preciso ter bom comportamento, sem nenhuma falta grave nos 12 meses anteriores à data de publicação do Decreto, além de ser necessário o cumprimento de parcela da pena, que varia de acordo com o regime prisional do preso e da quantidade da pena.

Quando é concedido o indulto?

Normalmente, o benefício é destinado aos detentos que cumprem requisitos como ter bom comportamento, estar preso há um determinado tempo, ser paraplégico, tetraplégico, portador de cegueira completa, ser mãe de filhos menores de 14 anos e ter cumprido pelo menos dois quintos da pena em regime fechado ou semi-aberto.

Decreto concede indulto humanitário a presos com doenças graves e terminais

26 questões relacionadas encontradas

Quando posso pedir indulto de Natal?

Não existe uma data específica para a concessão do indulto, porém – por tradição – a edição deste Decreto costuma ocorrer próximo ao Natal, razão pela qual passou a ser este instituto chamado popularmente de “indulto natalino”.

Quando começa o indulto de Natal?

O presidente Jair Bolsonaro concede indulto de Natal em 2021.

Quem tem direito ao indulto de Natal?

Têm direito ao indulto os brasileiros e estrangeiros condenados que tenham sido acometidos, após a prática do delito, por paraplegia, tetraplegia ou cegueira, por doença grave permanente que imponha severa limitação e exija cuidados contínuos que não possam se prestados no estabelecimento penal, ou por doença grave ...

Quem tem direito ao indulto de Natal 2021?

Concede indulto natalino e dá outras providências. III - por doença grave, como neoplasia maligna ou síndrome da deficiência imunológica adquirida (aids), em estágio terminal e comprovada por laudo médico oficial, ou, na sua falta, por médico designado pelo juízo da execução.

Quem autoriza o indulto de Natal?

O presidente Jair Bolsonaro concedeu nesta sexta-feira (24) o indulto de natal. A decisão contempla detentos com problemas de saúde, além de militares e agentes do Sistema de Segurança Pública que tenham cometido crimes com excesso culposo, como policiais.

O que são crimes equiparados a hediondos e quais são?

São equiparados aos crimes hediondos o tráfico de drogas, o terrorismo e a tortura. Significa dizer que a Lei 8.072/90 é aplicável a eles, exceto quanto ao que lei própria dispuser de outra forma.

São suscetíveis de anistia e indulto os crimes hediondos?

A Constituição Federal de 1988, no já estudado art. 5º, XLIII, determina que crimes hediondos e equiparados a hediondos não suscetíveis de anistia, graça e fiança. Além disso, a Lei 8072/90 proibiu também o indulto e a liberdade provisória aos indivíduos que tiverem cometidos esses crimes.

Quais são os crimes inafiançáveis e imprescritíveis?

São crimes inafiançáveis e imprescritíveis: a prática de racismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático; (artigo 5º, inciso XLIV da constituição).

Qual a diferença entre graça e indulto?

"a) A anistia exclui o crime, rescinde a condenação e extingue totalmente a punibilidade; a graça e o indulto apenas extingue a punibilidade, podendo ser parciais; b) A anistia, em regra, atinge crimes políticos; a graça e o indulto, crimes comuns; c) A anistia pode ser concedida pelo poder legislativo; a graça e o ...

O que é o indulto coletivo?

INDULTO O indulto coletivo visa beneficiar certo grupo de condenados que preencham determinados requisitos.... O indulto coletivo atinge somente o efeito penal principal da sentença (pena ou medida de segurança), não exercendo qualquer efeito sobre as consequências penais secundárias e as extrapenais....

Quais os crimes considerados hediondos?

1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. 158, § 2º), extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada (art. 159, caput e seus §§ 1º, 2º e 3º), estupro (art.

Quem tem direito a comutação de pena 2022?

O Decreto nº 9.246/17 exige, para a comutação de pena, que o condenado cumpra 1/4 (um quarto) da pena relativa ao crime comum e 2/3 (dois terços) da pena relativa ao crime hediondo. Requisito objetivo não cumprido no caso concreto.

Quantos presos saíram no indulto de Natal 2021?

No total, 522 detentos não voltaram para as prisões, 42% do total de 1.240 presos que foram liberados para passar as festas em casa. O levantamento é da Secretaria de Administração Penitenciária e o RJ2 mostrou os dados com exclusividade.

O que é indulto de Natal para presos?

O indulto é um decreto da Presidência da República que concede anualmente o direito da extinção total ou parcial da pena a presos que tenham cumprido alguns requisitos exigidos por lei como não ter cometido nenhuma falta grave durante o ano.

Quem pode conceder anistia graça e indulto?

Graça e indulto: ambos institutos são de competência do Presidente da República. Embora o artigo 84, XII da CF somente faça menção ao indulto, subentende-se ser a graça e o indulto individual.

Quando se aplica o perdão judicial?

O perdão judicial está previsto no art. 121, em seu § 5º, que assim dispõe: na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.

Que dia os presos saem para o Natal 2021?

Concedida por juiz da Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte, a Portaria nº 005/2021 autorizava saída temporária especial, das 7h do dia 24/12 deste ano às 19h do dia seguinte, a todos os presos com execução da pena tramitando na capital mineira que não tivessem cometido faltas graves nos últimos três meses.

Vai ter indulto de Natal 2020?

DECRETO Nº 10.590, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2020

Concede indulto natalino e dá outras providências.

É crime imprescritível e inafiançável?

Crimes inafiançáveis são aqueles em que não se permite o pagamento de fiança para que o acusado obtenha liberdade provisória; imprescritíveis são os que não têm prazo máximo para que o envolvido possa ser punido.

Quais são os crimes que não prescrevem?

Quais são os crimes que não prescrevem? Atualmente, não prescrevem os crimes de racismo, ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático (arts. 5º, XLII e XLIV) e os crimes de feminicídio e estupro.

Artigo anterior
Como fazer uma apresentação impactante?
Artigo seguinte
Qual é a atividade que mais polui o meio ambiente?