O que é o governo geral?

Perguntado por: Eva Érica Brito Pereira  |  Última atualização: 23. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (36 avaliações)

O Governo Geral representou uma medida político-administrativa adotada pela Coroa Portuguesa (Rei Dom João III), em 1548, a fim de centralizar, administrar, restabelecer o poder e reforçar a colonização no período do Brasil Colônia, após o fracasso das capitanias hereditárias.

O que foi o governo geral no Brasil?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado por Portugal no Brasil em 1548. O primeiro governador-geral nomeado por Portugal foi Tomé de Sousa. ... O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial.

Porque o governo geral fracassou?

O governo-geral acabou somente no ano de 1808, quando a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil. ... Desse modo, a necessidade de um governador-geral para representar o rei de Portugal deixava de ser necessária para se controlar o território do Brasil.

Quais foram as principais características do governo geral?

O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. ... Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.

Quais eram os cargos do governo geral?

Os cargos de maior destaque foram: Ouvidor-mor: responsável pelos assuntos de justiça e pela imposição das leis na colônia; Provedor-mor: responsável pela arrecadação e administração das finanças; Capitão-mor: responsável pela defesa da colônia contra invasores e contra-ataques de indígenas.

O que foi o governo geral? | História | Vídeo aula de História

45 questões relacionadas encontradas

Quem auxiliava o governador-geral?

Diversos funcionários e instituições auxiliavam o governador-geral em sua missão. Cargos como ouvidor-mor, provedor-mor e capitão-mor foram criados para administrar, respectivamente, a justiça, a arrecadação e a segurança em terras coloniais.

Quais foram os motivos para a criação do Governo geral?

O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.

Quais eram as principais obrigações dos governadores gerais?

O governador geral, indicado pelo rei, seria responsável pelo desenvolvimento econômico da colônia, desde criação de engenhos, administração e proteção de terras, inserção dos indígenas na população, dentre outros.

Quais as principais características que diferencial governo-geral de capitanias hereditárias?

As Capitanias Hereditárias foi um sistema de divisão e administração territorial que Portugal utilizou no Brasil no início da colonização. Entre os anos de 1534 e 1536, o rei de Portugal, D. João III, resolveu dividir a terra brasileira em faixas, que partiam do litoral até a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas.

Quais os principais acontecimentos do governo de Mem de Sá?

Os 14 anos de seu governo caracterizaram-se por importantes realizações, tais como a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1 de março de 1565, por seu sobrinho Estácio de Sá; a expulsão dos franceses, em 1567, com o auxílio do mesmo sobrinho, que morreu de flechada recebida na luta, e o aldeamento de ...

Quais foram os principais problemas enfrentados pelo segundo governador-geral do Brasil?

Contexto Histórico. A principal dificuldade de Duarte da Costa durante seu governo foi referente aos combates desenvolvidos pelas invasões que começavam a ocorrer na Colônia, sobretudo de franceses, ou ainda das diversas revoltas entre indígenas e colonos.

Porque criar um governo geral se já existia as capitanias hereditárias?

Resposta: Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias . Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras.

O que foram as capitanias hereditárias e o governo geral?

Capitanias hereditárias eram um sistema de administração colonial em que o Brasil foi dividido em 15 faixas de terra que eram comandadas por capitães donatários. ... Com esse objetivo, foram criadas as capitanias hereditárias e, mais tarde, o Governo-geral.

Qual é o nome do primeiro governador do Brasil?

Foi então que, em 1549, um decreto da Coroa Portuguesa nomeava Tomé de Sousa como o primeiro governador-geral do Brasil.

Qual foi o segundo governador do Brasil?

Duarte da Costa foi o segundo representante da Coroa Portuguesa que controlou politicamente o Brasil no período dos governos gerais.

Quem veio com Tomé de Souza ao Brasil?

Sem espanto, Tomé chegou ao Brasil acompanhado de cerca de 1000 homens (soldados, profissionais, funcionários públicos) e dentre eles alguns jesuítas, do qual se destaca Padre Manuel da Nóbrega, encarregados de catequizar os índios e transformá-los em Cristãos.

Quais são as características das capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias eram uma forma de administração do território colonial português na América. ... Basicamente eram formadas por faixas de terra que partiam do litoral para o interior, comandadas por donatários e cuja posse era passada de forma hereditária.

Quais as principais características das capitanias hereditárias e por que fracassaram?

Por vários motivos, as capitanias hereditárias duraram apenas 16 anos e fracassaram. O sistema de capitanias sofreu com a falta de recursos e também com o abandono por parte de seus donatários. Os ataques indígenas também colaboraram para o fracasso, por que lutaram contra a invasão de suas terras.

Quais os principais objetivos do governo com a criação dos aldeamentos?

Seu intuito era facilitar a introdução indígena na sociedade civil convertendo os mais velhos e alfabetizando as crianças, bem como garantir acesso à sua mão-de-obra para os jesuítas e colonos.

Por que a criação do Governo-Geral causou conflitos com as câmaras municipais?

O contexto era de grave crise econômica. A Coroa limitava-se a doar terras e cobrar impostos. Faltavam investimentos, infraestrutura e segurança em um sistema administrativo descentralizado, ficando os donatários e colonos isolados da metrópole e do mercado europeu.

Como foi feita a divisão dos lotes?

Sendo assim, em 1534, o rei português decidiu dividir as terras que pertenciam a Portugal pela força do Tratado de Tordesilhas. Com essa decisão, Portugal dividiu a colônia em 15 lotes de terra, que correspondiam, ao todo, a 14 capitanias, que foram entregues para a administração dos capitães-donatários.

Qual o nome do Capitão-Mor?

A criação do cargo de capitão-mor, concedido a Martim Afonso de Sousa, chefe da expedição enviada para a América em 1530, representou a primeira iniciativa da Coroa portuguesa de colonização efetiva do território descoberto três décadas antes.

Qual é a função do capitão-mor?

Cada capitania era chefiada por um oficial militar com o título de "capitão-mor". Os capitães-mores, além de funções militares, eram responsáveis por representar o governo e chefiar a administração pública na sua capitania.

Qual era a função do Governador-geral Provedor-Mor e ouvidor-mor durante a época do governo geral brasileiro?

O cargo de provedor-mor foi estabelecido pelo regimento de 17 de dezembro de 1548 para atuar como autoridade máxima da administração fazendária colonial, subordinado diretamente aos órgãos da metrópole, aos quais devia prestar contas.

Artigo anterior
Qual é a etnia do Japão?
Artigo seguinte
Quanto as pessoas tem crase?