O que é o gene HER2?

Perguntado por: Tomás António de Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (64 avaliações)

O HER-2 é um gene que pode ser encontrado em todas as células do corpo humano, e este gene tem como função ajudar a célula nos processos de divisão celular. O gene HER-2 faz com que a célula produza uma proteína chamada proteína HER-2, que fica na superfície das células.

O que é gene HER2?

HER2 é uma proteína na parte externa das células mamárias que promove o seu crescimento.. As células cancerígenas com níveis mais elevados que o normal de HER2 são denominadas HER2+.

O que significa hr2 positivo?

2) HER2-positivo (HER2+):

As células de câncer de mama com níveis mais elevados do que o normal da proteína HER2 são chamadas HER2-positivas. Esses cânceres – que correspondem a 20% dos casos – tendem a crescer e se espalhar mais rápido do que outros tipos de cânceres de mama.

O que causa HER2?

O subtipo HER2+ ocorre quando a proteína conhecida como HER2, localizada na membrana das células cancerígenas, aparece em excesso. Esse subtipo de câncer de mama é bastante invasivo, por isso as pacientes precisam ter acesso aos tratamentos mais adequados para mantê-lo sob controle.

Para que serve o exame HER2?

A pesquisa de amplificação do gene HER2 no tumor, pode auxiliar na indicação terapêutica para determinadas neoplasias, como a de mama. Não é necessário agendamento para este exame. Caso queira ser atendido mais rápido e com prioridade na unidade, antecipe o seu cadastro de exames, agende online e confira.

The HER Pathway and Cancer

28 questões relacionadas encontradas

Porque é importante saber se existe a proteína HER2 em uma biópsia de câncer de mama?

Os pesquisadores constataram que a superexpressão de HER2 contribui para o crescimento descontrolado das células, que é a principal característica do câncer. As pacientes que possuem essa condição são chamadas de HER2-positivas. O câncer de mama HER-2 positivo cresce e dissemina-se mais rapidamente.

O que significa HER2 negativo escore 0?

O diagnóstico

Se o resultado for 0 ou 1+, o câncer é HER2-. Ou seja, não apresentam excesso da proteína nas células. Quando os resultados retornam como 2+, significa que o status HER2 do tumor não está claro e será necessário realizar um novo teste.

Qual a diferença do HER2 positivo e negativo?

Existem quatro tipos de Câncer de Mama Metastático, são eles: Receptor Hormonal Positivo, HER2 Negativo: é a forma mais comum de Câncer de Mama encontrada em, aproximadamente, dois terços da população. Receptor Hormonal Negativo, HER2 Positivo: quando as células do Câncer de Mama produz muita proteína HER2.

Qual o tipo de câncer de mama mais grave?

Por ser invasivo, o câncer de mama triplo negativo é capaz de se espalhar por outras células e se dissemina rapidamente. Além disso, a sua chance de retorno após o tratamento é alta. Por isso, é um dos piores tipos.

O que é HER2 negativo tratamento?

Nos tumores com amplificação do gene HER2, as células passam a produzir muito mais proteína HER2 que o normal. Se a quantidade desta proteína está maior que um certo nível, dizemos que a paciente é HER2 positivo; se a quantidade da proteína é normal, dizemos que a paciente é HER negativo.

Qual o tratamento para câncer HER2?

O tratamento pode ser local por cirurgia e/ou radioterapia, e/ou sistêmico, com medicamentos quimioterápicos, hormonais ou com terapia-alvo, grupo que se encontra o trastuzumabe, o primeiro anticorpo monoclonal aplicado com sucesso no tratamento de mulheres com câncer de mama que superexpressam a proteína HER2 (HER2 ...

Qual quimioterapia para HER2 positivo?

O tratamento adjuvante de pacientes com câncer de mama HER2 positivo, que constitui cerca de 20% dos casos de câncer de mama, é baseado atualmente no uso de quimioterapia em esquemas variados e do anticorpo monoclonal trastuzumabe por um prazo de 12 meses.

O que é terapia alvo no câncer de mama?

A terapia alvo é um tipo de tratamento que usa drogas ou outras substâncias para identificar e atacar especificamente as células cancerígenas, provocando pouco dano às células normais.

Quais os subtipos de câncer de mama?

Isso significa que se tornou possível conhecer o “combustível” dos tumores, que atualmente são divididos em quatro subtipos principais: luminal A, luminal B, HER2+ e triplo negativo.

O que é Ki 67 positivo significado?

Esse biomarcador Ki-67 é produzido durante a fase ativa da proliferação celular, ou seja, sua presença indica que a célula está em crescimento e divisão celular ativa.

Qual tipo de câncer de mama que não tem cura?

Apesar do câncer de mama metastático não ter cura, hoje existem tratamentos modernos, como as terapias-alvo, que permitem que as mulheres vivam com mais qualidade de vida e em determinados casos posterguem o início da quimioterapia.

Quando o câncer de mama é considerado avançado?

Assim, o câncer de mama é considerado avançado quando atinge o estágio IV. Nessa fase, ele pode ter se espalhado da mama ou axila para outras áreas do corpo. É também chamado de câncer de mama metastático ou secundário.

Como o câncer de mama pode matar?

A descoberta do câncer de mama em estágio avançado traz consequências graves, aumentando as chances de metástase para o pulmão, ossos, fígado e cérebro. Esta situação acaba por dificultar o tratamento e as chances de sobrevida.

Como saber se o câncer e hormonal?

O exame imunohistoquímico é realizado nas amostras para determinar se as células cancerígenas têm receptores de estrogênio e progesterona. Os resultados do exame orientarão o médico sobre as melhores opções de tratamento para cada paciente. Câncer de mama receptor de hormônio positivo.

Como poderiam ser classificados os cânceres de mama quanto aos marcadores por re RP HER2 e Ki 67?

Dessa forma, os subtipos clínico-patológicos foram assim classificados: luminal A: RE e/ou RP positivos, HER-2 negativo e Ki-67 baixo (<14%); luminal B HER-2 negativo: RE e/ou RP positivos, HER-2 negativo e Ki-67 alto (≥14%); luminal B HER-2 positivo: RE e/ou RP positivos e HER-2 positivo; HER-2 superexpresso (não ...

O que é terapia-alvo é como funciona?

A terapia-alvo tem o foco de combater as moléculas específicas, direcionando a ação de medicamentos, exclusivamente ou quase exclusivamente, às células tumorais, reduzindo assim, suas atividades sobre as células saudáveis e os efeitos colaterais.

Como atua a terapia dirigida ao alvo?

A terapia-alvo é um tipo de tratamento do câncer que usa drogas para atacar especificamente as células cancerígenas, provocando pouco dano às células normais. As terapias-alvo visam os genes, proteínas ou o ambiente tecidual específico do tumor que contribuem para o crescimento e sobrevida do tumor.

Quais os tipos de terapia-alvo?

A terapia-alvo pode ser introduzida no corpo do paciente por via oral (comprimidos) ou injetados (intravenosa). Diferentes tipos de terapia-alvo podem ser usados para tratar o paciente de acordo com o perfil de seu tumor e suas características pessoais, sendo que o objetivo é sempre o mesmo: impedir o avanço do câncer.

Quantas sessões de quimioterapia para câncer de mama?

A quimioterapia é realizada em ciclos (de uma a três semanas), seguidos de um período de descanso para que o corpo tenha tempo de construir novas células sadias e ganhar resistência para continuar o tratamento. Com alguns medicamentos, a quimioterapia é administrada apenas no primeiro dia do ciclo.

Quantas quimioterapias são necessárias para câncer?

Alguns regimes de quimioterapia são administrados com intervalos de 21 dias, 15 dias ou 1 semana. Existem ainda aqueles que são administrados a cada 28 dias. Antes de cada ciclo o paciente deve ser examinado pelo médico que avaliará a tolerância ao tratamento, bem como sua eficácia. A quimioterapia não causa dor.

Artigo anterior
Que novela Bruna Carvalho fez?
Artigo seguinte
Como se chama açougue na Argentina?