O que é o fenómeno da exclusão digital?

Perguntado por: Fábio Davi Gomes de Amorim  |  Última atualização: 14. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (51 avaliações)

O termo exclusão digital diz respeito àqueles que estão desprovidos ou têm baixos níveis de acesso às tecnologias da informação e da comunicação, as TICs, ou aos seus benefícios.

O que significa a exclusão digital?

No Brasil, um quarto da população não tem acesso à Internet. Isso significa que 47 milhões de brasileiros estão fora da rede mundial de computadores. São os chamados excluídos digitais, dos quais 59% alegam que o alto preço do serviço é uma das barreiras de acesso à Internet.

O que é exclusão digital resposta?

Contudo, no contexto deste trabalho, a exclusão digital estará sendo conceituada como um estado no qual um indivíduo é privado da utilização das tecnologias de informação, seja pela insuficiência de meios de acesso, seja pela carência de conhecimento ou por falta de interesse.

O que significa exclusão de virtuais?

As organizações desprovidas de acesso ou com baixos níveis de acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs), ou aos benefícios dessas, são classificadas como excluídas digitais. As excluídas digitais são consideradas à parte da nova realidade mundial que é a economia da informação.

Quem sofre com a exclusão digital?

O perfil da exclusão digital é principalmente formado por pessoas idosas, pessoas negras e com baixo nível de renda e indivíduos de zonas rurais. Observe alguns desses dados: A conectividade dos domicílios é maior na área urbana, sendo 82% das residências com internet, enquanto na área rural o índice é de 68%;

Exclusão digital: periferia sofre com falta de tecnologia

39 questões relacionadas encontradas

Quais os impactos da exclusão digital na vida das pessoas?

Há uma relação intrínseca entre a exclusão social e a exclusão digital, uma vez que ambos os status acentuam ainda mais a vulnerabilidade de classes sociais menos favorecidas. Em paralelo a isso, a ausência e/ou o baixo nível de letramento digital é uma barreira imposta pelo descompasso social, econômico e tecnológico.

Como a exclusão digital se aplica no Brasil?

A exclusão digital era mais grave no pré-pandemia, quando havia 37 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade sem acesso à internet, 8,8 milhões de pessoas a mais que em 2021. Em 2019, 11,365 milhões de lares estavam desconectados da rede, 4,085 milhões a mais que em 2021.

Quais os impactos da exclusão digital no Brasil?

A exclusão digital intensifica entre as camadas excluídas os problemas vividos pela população de forma geral durante a pandemia. Ao mesmo tempo, a Covid-19 escancara o problema da desigualdade no país, seja ela social, racial, de gênero ou digital.

O que causa a inclusão digital?

Quem tinha privilégios, continuava os tendo, com relação à tecnologia. Entretanto, o próprio meio tecnológico, principalmente a Internet, é uma forma de democratizar conhecimento e oportunidades. E foi para acabar com diferença, que surgiu a inclusão digital.

Como a exclusão digital afeta o mercado de trabalho?

"O abismo digital nos impede de aproveitar a enorme oportunidade representada pelas vagas de emprego que surgem com a tecnologia e nos deixa para trás em relação ao mundo, afetando nossa economia com a atração de menos investimentos por causa dessa falta de mão de obra qualificada.

Qual a porcentagem de exclusão digital no Brasil?

Com base nos dados, 92 milhões de brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular. Segundo a pesquisa, a porcentagem é de 62% dos que utilizam apenas esse recurso para se conectar.

O que dificulta a inclusão digital?

Infraestrutura de conexão: problemas de amplitude, qualidade e distribuição do sinal e custo. Limitação de acesso a hardware: 58% dos usuários de internet possuem o celular como único meio de acesso. Deficiências do sistema educacional: a educação pode ser um caminho para a transformação digital.

Como resolver o problema da inclusão digital?

Como promover?
  1. realizar campanhas para arrecadação de celulares e campanhas para doação;
  2. facilitar o acesso aos dispositivos e às conexões com a internet;
  3. inserir a população de baixo poder aquisitivo em uma cultura mais tecnológica;
  4. tornar o ambiente online acessível para pessoas com deficiência ou alguma limitação;

Quais as consequências da inclusão digital?

Quais os impactos da inclusão digital? Abrir as janelas do conhecimento é o primeiro benefício da inclusão digital. O acesso a diferentes culturas, saberes locais dos mais remotos cantos do planeta e todo tipo de informação que se desejar a um clique precisa ser possível a muito mais pessoas.

Qual a relação entre exclusão digital e exclusão social?

As disparidades de acesso, uso e competências digitais refletem a exclusão social que golpeia os mais pobres e ameaça somar mais perdedores à revolução tecnológica na Ibero-América. A inclusão digital é proposta hoje como um direito fundamental em uma sociedade cada vez mais conectada.

Como a exclusão digital pode afetar a participação cidadã?

Entretanto, os níveis de exclusão digital são alarmantes, contribuindo para a acentuação das desigualdades sociais, que interferem diretamente no exercício pleno da cidadania, gerando consequências impactantes, nos aspectos sociais, políticos, econômicos, educacionais e outros.

O que é a desigualdade digital?

A ideia de desigualdade digital é usada para se referir à distância existente entre os grupos sociais em relação ao acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Ela pode ocorrer por questões econômicas, sociais ou geográficas, para citar algumas possibilidades.

Quais são os tipos de inclusão digital?

Existem três tipos de infocentros: os comunitários, em parceria com entidades como associações de bairro; os municipais, em parceria com prefeituras; e os postos públicos de acesso à internet, em parceria com órgãos do próprio governo estadual, em locais onde circulam muitas pessoas.

Quem criou o termo exclusão digital?

Pierre Lévy, filósofo francês, pensador da área de tecnologia e sociedade, afirmou que: “toda nova tecnologia cria seus excluídos”.

Qual a diferença entre inclusão e exclusão digital?

A exclusão digital se diz respeito as consequências sociais, econômicas e culturais da distribuição desigual do acesso a computadores e Internet. A inclusão digital é geralmente definida num país pela relação entre a porcentagem de pessoas com acesso a computador e/ou Internet no domicílio e o total da população.

O que é inclusão e exclusão digital no Brasil?

Inclusão digital e a educação

Sem um ambiente inclusivo digitalmente, a maior parte da população fica privada de se comunicar e de acessar o conhecimento. Isso sem contar que o ensino a distância já é hegemônico no Brasil, então, se existe exclusão digital, há necessariamente exclusão educacional.

Qual é o maior problema para a inclusão digital no Brasil?

Inclusão digital e educação

Apesar de especialistas apontarem desafios muito mais básicos, como dificuldade de ler e escrever, a falta de um ensino com habilidades digitais está adquirindo mais peso. Até porque a tecnologia pode ser uma ferramenta para melhorarmos nossos números atuais.

Qual seria o dever do governo para a inclusão digital?

Pela PEC, o poder público deve promover políticas para ampliar o acesso à internet em todo território nacional, como investir na infraestrutura de comunicação e criar incentivos para redução do preço das assinaturas, de computadores e de celulares. A proposta segue para a Câmara dos Deputados.

Como podemos promover a inclusão social?

O que podemos fazer para melhorar a inclusão social? – Promover campanhas de conscientização sobre respeito à igualdade e à diversidade. – Destinar cotas para as minorias em processos seletivos de universidades e empresas. – Incentivar a educação gratuita e acessível para promover a igualdade social.

Artigo anterior
O que é um número finito?
Artigo seguinte
Como abrir um arquivo MKV no Windows Media Player?